Para que você obtenha o tão esperado ganho de produtividade através da Integração Contábil, é necessário importar para a Omie o Plano de Contas utilizado no seu Sistema Contábil. Para isso, basta seguir os passos apresentados neste artigo.

Após acessar o Painel do Contador, selecione o passo 2:

No seu primeiro acesso, ainda não tendo um plano de contas importado no sistema, será apresentada a tela a seguir, contendo os 3 caminhos possíveis para importar o Plano de Contas:

1 – Importar uma Planilha: Através dessa opção, você poderá utilizar a planilha modelo da Omie (faça o download clicando no link em destaque) para preencher o plano de contas e importar para o sistema. O processo consistirá basicamente em exportar o plano de contas do seu Sistema Contábil, preencher a planilha modelo da Omie e importar clicando na caixa azul Planilha;

Preenchendo a planilha

É necessário preencher todos os campos que constam como obrigatórios para que o sistema consiga importar corretamente o seu plano de contas.

2 – Importar o plano de Outro Cliente: Caso possua outros clientes que já utilizem o Omie e você já tenha feito a importação do plano de contas, é possível copiar esse plano de contas para outros clientes através dessa opção (esse passo é executado no cliente que vai receber o plano de contas), além disso, junto do plano de contas é possível copiar outras configurações da Integração, desde que o cliente que vai receber o plano de contas ainda não tenha movimentações no sistema;

Selecionando o aplicativo que será copiado

Após selecionar na lista o aplicativo que terá o plano de contas copiado, a opção de copiar outras configurações será exibida como “importar também as categorias do aplicativo do cliente”.

Obs: fazendo uso dessa opção, o plano de categorias do cliente atual será substituído pelo plano de categorias do cliente que será copiado.

3 – Importar a partir do SPED: A partir dessa opção, em caso de a situação se aplicar ao seu cliente, basta selecionar um arquivo do SPED para que a Omie faça a leitura do registro 0500 e importe o plano de contas. No entanto, existem detalhes importantes nessa opção que possam impedir o seu uso: Não há código de conta reduzido no arquivo do SPED, somente classificação (Dependendo do Layout do seu sistema Contábil é utilizado o código reduzido para contabilizar, impossibilitando a integração caso tenha importado através dessa opção) e não traz o plano de contas completo, somente as contas com lançamentos no período.

Selecionando o arquivo do SPED

Após selecionar essa opção, basta buscar o arquivo do SPED nos arquivos para que a Omie efetue a leitura e importação das informações.

Pronto! Agora que sabemos como importar, caso precise efetuar alguma atualização ou modificar o plano de contas, visite o próximo artigo clicando aqui.

No passo 3 - Integração Contábil, iremos iniciar a configuração do "De x Para", clique aqui para saber como. 😉

Encontrou sua resposta?