Passo 2 - Plano de Contas

Neste artigo, descubra mais sobre o Passo 2 - Plano de Contas

Thais Oldani avatar
Escrito por Thais Oldani
Atualizado há mais de uma semana

O Painel do Contador é um módulo inteiramente dedicado ao uso da Contabilidade.

Para conquistar o esperado ganho de produtividade com a Integração Contábil, é necessário importar o Plano de Contas do seu Sistema Contábil para a Omie.

O Plano de contas é o conjunto de Contas Contábeis que representam os eventos e movimentações financeiras que acontecem durante as atividades e operações de uma empresa.

Temos um treinamento específico sobre esse assunto! Para assistir, clique no vídeo abaixo:

Neste artigo, temos os seguintes tópicos:


Passo 2 - Importando o Plano de Contas

💡 Antes de prosseguir com a configuração do Passo 2, certifique-se de que você concluiu o preenchimento da identificação do seu contador no Passo 1:

Para realizar essa importação de maneira simples, siga os passos abaixo! 😉

1) Após acessar o Painel do Contador, selecione o Passo 2 - Plano de Contas:

2) No momento do seu primeiro acesso, caso ainda não tenha importado um Plano de Contas no sistema, a tela a seguir será exibida, mostrando os três caminhos possíveis para realizar essa importação, sendo eles:


  • (1) Importar uma Planilha:

    Com esta opção, você pode cadastrar seu Plano de Contas utilizando a planilha modelo da Omie. Para baixar a planilha a ser preenchida e importada, clique em "Então clique aqui e faça o download".

    O processo envolve exportar o Plano de Contas do seu Sistema Contábil, preencher os dados na planilha padrão fornecida pela Omie e importá-la clicando na caixa azul "Importar uma Planilha".

    💡 Dicas sobre o preenchendo a planilha

    • É necessário preencher todos os campos que constam como obrigatórios para que o sistema consiga importar corretamente o seu plano de contas:

    • Somente as planilhas padrões do sistema, como a que acabou de baixar, são aceitas para importação. Caso você tenha outras planilhas personalizadas, os dados precisam ser copiados para uma planilha fornecida por nós para realizar a importação.

    • Todas as planilhas são protegidas com senha, para manter a estrutura que vai ser lida devido à vinculação com nosso banco de dados. Por isso não é possível mover, excluir ou incluir colunas.


  • (2) Importar o Plano de outro cliente.

    Se você, como contador, já importou o Plano de Contas para outros clientes que utilizam o Omie, é possível copiar esse Plano de Contas para novos clientes através dessa opção (esse passo é executado no cliente que receberá o plano de contas).

    Além disso, com o Plano de Contas, é possível copiar outras configurações da integração, desde que o cliente não tenha efetuado movimentações no sistema.

    • Selecionando o aplicativo que será copiado

      Ao clicar nessa opção, uma lista será apresentada com todos os aplicativos que seu endereço de e-mail possui acesso e que possuem Plano de Contas preenchido. Nela, selecione o aplicativo que terá o Plano de Contas copiado (1):


      Se preferir, você terá a opção para copiar também as categorias do aplicativo origem (2):

      ⚠️ Atenção!

      • Fazendo uso dessa opção, o Plano de Categorias do cliente atual (destino) será substituído pelo Plano de Categorias do cliente origem.

      • Só é possível importar as categorias de outro aplicativo (origem) desde que o aplicativo atual (destino) não possua registros com as categorias atuais.



  • 3. Importar a partir do SPED.

    A partir dessa opção, caso essa situação se aplique ao seu cliente, é necessário selecionar um arquivo do SPED para que a Omie possa ler o registro 0500 e importar o Plano de Contas.

    💡 Entretanto, há detalhes importantes a considerar que podem limitar o uso dessa opção:

    • O arquivo do SPED pode não conter o código de conta reduzido, mas apenas a classificação. Dependendo do Layout do seu sistema Contábil, o código reduzido é usado para contabilizar, o que pode impossibilitar a integração se você tiver importado seu Plano através dessa opção.

    • Além disso, o Plano de Contas completo não é importado, mas apenas as Contas com lançamentos no período.

    • Selecionando o arquivo do SPED

      Ao escolher esta opção, basta localizar o arquivo do SPED nos seus documentos salvos. A Omie realizará a leitura e importará automaticamente as informações contidas no arquivo, simplificando o processo para você:

3) Tudo pronto! Seu Plano de Contas foi cadastrado com sucesso!

Agora, para continuar com a configuração do Painel do Contador, avance para o Passo 3 - Integração Contábil, onde iniciaremos a configuração do "De x Para":


Atualizando ou Modificando o Plano de Contas

Agora que aprendemos a importar um novo Plano de Contas, se precisar fazer alguma atualização ou modificação nele, confira o artigo abaixo:


📚 Artigos Relacionados

Respondeu à sua pergunta?