Após ter feito a importação do plano de contas usando uma das opções apresentadas no artigo anterior, surgindo a necessidade de modificar uma conta, criar uma nova ou até mesmo substituir ou atualizar em massa o plano de contas, basta considerar as opções apresentadas a seguir:

Atualizando o plano de Contas

1 – Incluir uma nova conta contábil: Para incluir uma nova conta contábil manualmente, basta selecionar essa opção e preencher os campos em tela.

2 – Alterar a conta contábil selecionada: Para modificar alguma informação da conta contábil selecionada, utilize essa opção.

3 – Importar um plano de contas agora mesmo: Com essa opção, será possível substituir ou atualizar o plano de contas em massa, o sistema apresentará novamente as opções de importar o Plano de Contas: Através de uma Planilha, Importar de Outro Cliente ou Importar a partir do SPED. Porém, nesse momento ao tentar reimportar o plano de contas, será apresentado 3 opções:

Excluir tudo: Substitui o plano de contas atual (Cuidado, isso apagará também as configurações de Integração);

Só atualizar: Mantém as configurações e o plano de contas atual, mas atualiza com as novas contas encontradas no arquivo, comparando a Classificação e Cód. Reduzido;

Decidir depois: O sistema não executa nenhuma das rotinas anteriores.

Alterar ou excluir contas em massa

Para alterar ou excluir contas contábeis em massa, basta selecionar as contas clicando no checkbox no lado esquerdo de cada conta, e na sequência escolher uma das opções de edição:

1 – Alterar Contas Selecionadas: Ao selecionar essa opção, o sistema apresentará a tela a seguir com duas opções:

Integrar os rateios dos Lançamentos de Centros de Custo: Caso o Layout do seu sistema contábil permita, marque essa opção para que o Omie considere que as contas selecionadas precisam integrar também os rateios dos Centros de Custo.

Enviar o CNPJ/CPF do cliente ou fornecedor no lançamento contábil: Caso o Layout do seu sistema contábil permita, marque essa opção para que o Omie envie também o código de participante no lançamento contábil.

2 – Excluir Contas Selecionadas: Utilize essa opção para excluir ao mesmo tempo todas as contas que foram selecionadas. Quando confirmar a exclusão das contas, o sistema fará a validação para identificar se alguma delas já está sendo utilizada nas configurações do Painel do Contador, caso sim, o alerta a seguir será apresentado:

Pronto! Agora sabemos como atualizar e modificar o plano de contas. 😉

Encontrou sua resposta?