📌 Antes de seguir a configuração do Passo 4, você já configurou os passos anteriores?
Passo 4 - Integração Fiscal
1) Após acessar o Painel do Contador, selecione a opção "Passo 4 - Integração Fiscal":
2) Clique na Etapa C - CFOP:
3) Aqui, o sistema mostrará uma lista com todos os CFOPs disponíveis.
Esta etapa tem por objetivo permitir a parametrização no Omie de qual o CFOP deve ser utilizado automaticamente ao realizar uma devolução ou importação de NF-e, a partir de um determinado CFOP.
💭 Por exemplo: Ao utilizar essa configuração, você pode escolher um CFOP, vamos utilizar como exemplo o CFOP 5.102, e determinar que, ao receber uma nota fiscal com um item marcado com esse CFOP, o Omie realizará o recebimento desse item com um CFOP específico.
Da mesma maneira, ao gerar uma devolução originada de uma NF-e com o CFOP 5.102, será atribuído determinado CFOP.
4) Na listagem, encontre o CFOP de interesse ou, se preferir, utilize a barra de pesquisa (1) para localizar a opção com agilidade. Em seguida, clique duas vezes sobre o CFOP para acessar as configurações (2):
5) No exemplo abaixo, utilizaremos o CFOP 5.102. Ao abrir sua configuração, é possível definir as seguintes opções:
(1) CFOP de Entrada.
Defina qual CFOP deverá ser atribuído automaticamente na importação de uma NF-e ou CT-e em que os itens da nota/cupom possuam CFOP referência (no exemplo, CFOP 5.102).
(2) CFOP de Devolução.
Defina qual CFOP deverá ser atribuído automaticamente ao emitir uma Devolução de Venda em que os itens da nota de venda possuam CFOP referência (no exemplo, CFOP 5.102).
(3) Considerar este CFOP de entrada e ignorar o configurado no fornecedor.
Ao ativar esta opção, o sistema utilizará automaticamente o CFOP configurado aqui no Painel do Contador, ignorando o CFOP configurado no cadastro do produto para o fornecedor associado.
Ou seja, ao ativar esta opção, se você configurar o CFOP de entrada tanto no Painel do Contador quanto no Cadastro do Produto, o sistema utilizará automaticamente o CFOP configurado aqui no Painel do Contador. Essa opção é especialmente útil quando você recebe o mesmo produto do fornecedor com CFOPs diferentes.
Se você desmarcar esta opção, o sistema considerará o CFOP estabelecido no cadastro do produto para o fornecedor associado.💡 Dica Omie
No cadastro dos produtos no Omie, é possível vincular um fornecedor e configurar informações de compra, simplificando a rotina de entrada de notas fiscais.
Entre essas configurações do fornecedor, é possível determinar o CFOP de entrada do produto. Assim, ao receber uma nota de compra desse fornecedor, o sistema aplicará automaticamente o CFOP de entrada configurado:
Além disso, o sistema possui uma funcionalidade de aprendizado que, a cada vez que uma nota fiscal é recebida, os dados do recebimento são atualizados automaticamente no cadastro do fornecedor do produto, refletindo nas configurações as práticas mais recentes da sua operação.
6) Após o preenchimento, clique em "Confirmar" para salvar as alterações:
7) Configuração concluída! Agora, você só precisa configurar os CFOP que julgar necessário e pronto! 🥳
👣 Próximos Passos
Para seguir com a parametrização do Painel do Contador, ainda no Passo 4 - Integração Fiscal e SPED, vamos agora para a opção "D - Nota Fiscal Eletrônica (NF-e)"