Muitas vezes é preciso "inativar" o cadastro dos clientes/fornecedores
Há situações em que excluir o cadastro do cliente não é uma boa opção, isso porque você só consegue excluir um cliente que não tenha informações relacionadas a ele. Se você já gerou um "Pedido de Venda" ou NF-e com ele, não será possível fazer a exclusão
A forma de manter o histórico de tudo que foi realizado e desabilitar o uso do cliente/fornecedor é muito simples, basta inativá-lo, seguindo esses passos
Inativando o cadastro de um cliente
📌 Esses processo pode ser realizados pelos seguintes módulos: "Vendas e NF-e"; "Serviços e NFS-e"; "Compras, Estoque e Produção"; "Finanças" |
Acesse o menu suspenso do módulo que tem acesso;
Localize a opção "Clientes" ou "Fornecedores" e clique em "Exibir todos";
Será demonstrado a lista com todos os seus clientes/fornecedores, você poderá localizar o cliente de interesse e basta dar um duplo clique sobre ele;
Agora é só clicar em "Ativo", desta maneira, o cliente será alterado para "Inativo"
Prontinho, cliente inativo! Com o cadastro inativo seu histórico é mantido e este cliente não estará mais disponível para ser selecionado
⚠️ Se quiser reativar o cadastro, é só seguir os mesmos passos e clicar em "Inativo", desta maneira, o cadastro será alterado para "ativo" |
Inativando os cadastros em massa
Você pode realizar essa alteração de status em massa, trazendo mais agilidade e controle com cada cliente. Veja como é intuitivo! 🤓
Acesse o menu que possui acesso;
Localize a opção "Clientes" ou "Fornecedores" e clique em "Exibir todos";
Será demonstrado a lista com todos os seus clientes/fornecedores, você poderá localizar os clientes de interesse e basta selecioná-los;
Agora é só clicar em "Ativo", desta maneira, o cliente será alterado para "Inativo"
⚠️ Se quiser reativar o cadastro, é só seguir os mesmos passos e clicar em "Inativo", desta maneira, o cadastro será alterado para "ativo" |