Passar para o conteúdo principal
Todas as coleçõesOmie.PDVComo utilizar o Omie.PDV
Gerando uma Devolução de Cupom Fiscal
Gerando uma Devolução de Cupom Fiscal

Neste artigo, descubra como criar e emitir uma Nota de Devolução de Cupom Fiscal.

Sara Celis avatar
Escrito por Sara Celis
Atualizado há mais de 2 meses

O Cupom Fiscal é um documento emitido no momento da venda para registrar a transação e garantir a legalidade da operação.

No entanto, em algumas situações, pode ser necessário realizar a devolução da mercadoria, seja por algum erro na venda, troca ou desistência do cliente. Para esses casos, é importante seguir o procedimento correto para garantir o cancelamento ou estorno adequado.

Se você emitiu um Cupom Fiscal em um de nossos PDVs parceiros e precisa fazer a devolução, veja abaixo como realizar o processo no Omie de forma simples e rápida. 😉

Tópicos do Artigo


Criando a Devolução de Cupom Fiscal

1) Após logar no Omie, acesse o Módulo de Vendas e NF-e:

Tela inicial módulos - Vendas e NF-e

2) Clique no ícone do Módulo de Vendas e NF-e para acessar o menu suspenso e, posteriormente, clique no Painel de NFC-e, CF-e-SAT e Cupom Fiscal ECF:

3) O sistema te direcionará a uma tela em que você poderá aplicar alguns filtros para que os Cupons de interesse sejam demonstrados:

4) Ao realizar a filtragem desejada, selecione o Cupom de Interesse (1) e clique em "Devolver" (2) no menu lateral esquerdo:

5) Uma mensagem de confirmação será apresentada. Para prosseguir com a devolução, clique em "Sim":

6) Agora, será necessário preencher as informações da sua Devolução. Para isso, acesse o próximo tópico deste artigo.


Preenchendo as Informações da Devolução

1) Agora, vamos preencher as informações da Devolução! Ao confirmar a geração do Pedido de Devolução, será apresentada a seguinte tela:

  • (1) Motivo da Devolução: Preencha o motivo pela desistência da venda. Já existem alguns motivos cadastrados, mas você pode incluir um novo no próprio campo.

    • O "Motivo da Devolução" informado é destacado nos "Dados adicionais" do DANFE.

  • (2) Itens da Devolução: O sistema puxará os itens do Cupom para compor sua Nota.

2) Para acessar as informações do seu Produto, selecione o item e clique no botão "Editar Item":

3) Para realizar a devolução total do pedido, basta informar as seguintes informações:

  • (1) Quantidade: Informe a quantidade de Produto que está sendo devolvida.

    • Se a devolução for parcial, isto é, uma quantidade inferior ao que foi vendido, basta alterar o preenchimento desse campo.

💡Dica: Caso você precise devolver apenas um dos itens do Cupom, basta selecionar o item que não será devolvido e clicar no botão "Excluir" :

  • (2) CFOP: o CFOP é a sigla de Código Fiscal de Operações e Prestações, das entradas e saídas de mercadorias, intermunicipal e interestadual. É um código numérico que identifica a natureza de circulação da mercadoria, ou seja, indica qual operação você fazendo

    • Converse com sua Contabilidade para entender quais CFOP's você deve utilizar.

4) Ainda na tela de "Item da Devolução de Venda", você pode conferir os impostos envolvidos na Devolução:

📌 As informações podem variar conforme o enquadramento legal da sua empresa, o produto devolvido e o tipo de operação realizada. Sua contabilidade pode ser um grande apoio nesse processo, pois é a mais indicada para orientar sobre o preenchimento correto de cada campo.


Conferindo e Concluindo a Devolução

1) Após preencher todos os campos e revisar os dados da devolução, clique no botão "Conferir":

2) Se tudo estiver correto, você pode clicar em "Veja como vai ficar o DANFE (pré-nota)":

3) Abaixo, demonstramos um exemplo de Pré-Nota:

4) Se todas as informações estiverem corretas após a revisão, clique no botão "Concluir Agora" para finalizar o processo de devolução:

⚠️ Devolução Rejeitada pela SEFAZ

Quando uma solicitação de emissão de Nota Fiscal é rejeitada pela SEFAZ, isso pode ocorrer por duas principais razões:

  1. Problemas com o Sistema da SEFAZ: Às vezes, a SEFAZ pode estar fora do ar. Nesses casos, o Omie identifica que o sistema está indisponível e reenvia automaticamente a solicitação periodicamente até que a SEFAZ volte ao funcionamento normal.

  2. Informações Incorretas na Devolução: Se houver alguma informação errada na Devolução, a SEFAZ pode rejeitar a emissão da NF-e. Para ajudar a resolver esse problema, disponibilizamos um artigo detalhado sobre as possíveis causas de rejeição e como corrigi-las. 😉


Respondeu à sua pergunta?