O Cupom Fiscal é um documento emitido no momento da venda para registrar a transação e garantir a legalidade da operação.
No entanto, em algumas situações, pode ser necessário realizar a devolução da mercadoria, seja por algum erro na venda, troca ou desistência do cliente. Para esses casos, é importante seguir o procedimento correto para garantir o cancelamento ou estorno adequado.
Se você emitiu um Cupom Fiscal em um de nossos PDVs parceiros e precisa fazer a devolução, veja abaixo como realizar o processo no Omie de forma simples e rápida. 😉
Tópicos do Artigo
Criando a Devolução de Cupom Fiscal
1) Após logar no Omie, acesse o Módulo de Vendas e NF-e:
2) Clique no ícone do Módulo de Vendas e NF-e para acessar o menu suspenso e, posteriormente, clique no Painel de NFC-e, CF-e-SAT e Cupom Fiscal ECF:
3) O sistema te direcionará a uma tela em que você poderá aplicar alguns filtros para que os Cupons de interesse sejam demonstrados:
4) Ao realizar a filtragem desejada, selecione o Cupom de Interesse (1) e clique em "Devolver" (2) no menu lateral esquerdo:
5) Uma mensagem de confirmação será apresentada. Para prosseguir com a devolução, clique em "Sim":
6) Agora, será necessário preencher as informações da sua Devolução. Para isso, acesse o próximo tópico deste artigo.
Preenchendo as Informações da Devolução
1) Agora, vamos preencher as informações da Devolução! Ao confirmar a geração do Pedido de Devolução, será apresentada a seguinte tela:
(1) Motivo da Devolução: Preencha o motivo pela desistência da venda. Já existem alguns motivos cadastrados, mas você pode incluir um novo no próprio campo.
O "Motivo da Devolução" informado é destacado nos "Dados adicionais" do DANFE.
(2) Itens da Devolução: O sistema puxará os itens do Cupom para compor sua Nota.
2) Para acessar as informações do seu Produto, selecione o item e clique no botão "Editar Item":
3) Para realizar a devolução total do pedido, basta informar as seguintes informações:
(1) Quantidade: Informe a quantidade de Produto que está sendo devolvida.
Se a devolução for parcial, isto é, uma quantidade inferior ao que foi vendido, basta alterar o preenchimento desse campo.
💡Dica: Caso você precise devolver apenas um dos itens do Cupom, basta selecionar o item que não será devolvido e clicar no botão "Excluir" :
(2) CFOP: o CFOP é a sigla de Código Fiscal de Operações e Prestações, das entradas e saídas de mercadorias, intermunicipal e interestadual. É um código numérico que identifica a natureza de circulação da mercadoria, ou seja, indica qual operação você fazendo
Converse com sua Contabilidade para entender quais CFOP's você deve utilizar.
4) Ainda na tela de "Item da Devolução de Venda", você pode conferir os impostos envolvidos na Devolução:
📌 As informações podem variar conforme o enquadramento legal da sua empresa, o produto devolvido e o tipo de operação realizada. Sua contabilidade pode ser um grande apoio nesse processo, pois é a mais indicada para orientar sobre o preenchimento correto de cada campo.
Conferindo e Concluindo a Devolução
1) Após preencher todos os campos e revisar os dados da devolução, clique no botão "Conferir":
2) Se tudo estiver correto, você pode clicar em "Veja como vai ficar o DANFE (pré-nota)":
3) Abaixo, demonstramos um exemplo de Pré-Nota:
4) Se todas as informações estiverem corretas após a revisão, clique no botão "Concluir Agora" para finalizar o processo de devolução:
⚠️ Devolução Rejeitada pela SEFAZ
Quando uma solicitação de emissão de Nota Fiscal é rejeitada pela SEFAZ, isso pode ocorrer por duas principais razões:
Problemas com o Sistema da SEFAZ: Às vezes, a SEFAZ pode estar fora do ar. Nesses casos, o Omie identifica que o sistema está indisponível e reenvia automaticamente a solicitação periodicamente até que a SEFAZ volte ao funcionamento normal.
Informações Incorretas na Devolução: Se houver alguma informação errada na Devolução, a SEFAZ pode rejeitar a emissão da NF-e. Para ajudar a resolver esse problema, disponibilizamos um artigo detalhado sobre as possíveis causas de rejeição e como corrigi-las. 😉