Passar para o conteúdo principal
Todas as coleçõesConfigurações BásicasCategorias
Cadastrando um novo Grupo de Receita e Despesa para as Categorias
Cadastrando um novo Grupo de Receita e Despesa para as Categorias

Neste artigo, descubra como criar um novo grupo de Receita e Despesa para as suas categorias no Omie.

Thais Oldani avatar
Escrito por Thais Oldani
Atualizado há mais de uma semana

As Categorias em um sistema ERP desempenham um papel central na organização e classificação das informações financeiras, contábeis e operacionais de uma empresa.

O Omie oferece inicialmente um conjunto de categorias baseado no plano referencial divulgado pelo governo, o que o torna compatível com as exigências legais.


No Omie, as Categorias são organizadas em Grupos de Receita e Despesa, apresentados em negrito (1). Dentro de cada grupo, é possível definir as categorias que o compõem (2):


Além dos grupos predefinidos, você pode criar novos grupos conforme as necessidades do seu negócio, a qualquer momento. 🚀

Neste artigo, temos os seguintes tópicos:


Cadastrando um novo Grupo de Receita

1) Acesse as configurações do sistema, clicando na engrenagem, no canto superior direito:

2) Clique na opção "2. Categorias":

3) É aqui que a magia acontece! Aqui, você pode criar um novo grupo e definir sua descrição, seguindo estas etapas:

  • Todas as Categorias de Receita são marcadas com a cor azul. Ao final da lista de Categorias de Receita, clique na opção "<Incluir novo grupo de Receita" (1) e, em seguida, selecione "Quero incluir um novo grupo" (2):


  • Insira a Descrição do Grupo de Receita (1), se necessário, preencha o campo de Observações (2) e, por fim, clique em "☁️ Salvar alterações" (3):

  • Seu novo Grupo de Receita foi criado com sucesso e ele será demonstrado na sua listagem de categorias. Agora, você poderá cadastrar as Categorias que irão compor esse Grupo de Receita.


Cadastrando um novo Grupo de Despesa

1) Acesse as configurações do sistema, clicando na engrenagem, no canto superior direito:

2) Clique na opção "2. Categorias":

3) É aqui que a magia acontece! Aqui, você pode criar um novo grupo e definir sua descrição, seguindo estas etapas:

  • Todas as Categorias de Despesa são marcadas com a cor vermelha. Ao final da lista de Categorias de Despesa, clique na opção "<Incluir novo grupo de Despesa" (1) e, em seguida, selecione "Quero incluir um novo grupo" (2):


  • Insira a Descrição do Grupo de Despesa (1), se necessário, preencha o campo de Observações (2) e, por fim, clique em "☁️ Salvar alterações" (3):

  • Seu novo Grupo de Despesa foi criado com sucesso e ele será demonstrado na sua listagem de categorias. Agora, você poderá cadastrar as Categorias que irão compor esse Grupo de Receita.


📚 Artigos Relacionados

Grupo de categoria, novo grupo, despesa, receita
Respondeu à sua pergunta?