A baixa parcial de títulos é um recurso que permite que você registre recebimentos parciais em uma conta de forma precisa. Este processo é fundamental quando um pagamento é feito em parcelas pelo cliente ou há uma redução no valor original da conta.
Trata-se de uma opção muito utilizada quando você não receberá o valor total dessa receita.
Se você recebeu parte de um valor de uma Conta a Receber e deseja refletir essa transação no Omie, este passo a passo lhe ajudará a registrar a baixa parcial corretamente! 😃
🎓 Confira o nosso treinamento exclusivo sobre o tema
Realizando a Baixa Parcial em uma Conta a Receber
1) Você precisará realizar o login no Omie antes de tudo, e posteriormente poderá acessar o Módulo de Finanças:
2) Em seguida, passe o cursor do seu mouse sobre o módulo "Finanças" para liberar o menu suspenso:
3) No menu suspenso do módulo de Finanças, localize tópico "Contas a Receber" e clique em "Exibir Todas":
4) O sistema te direcionará a uma lista com todas as suas Contas a Receber cadastradas.
Dê um duplo clique sobre a Conta desejada para acessá-la:
5) Ao acessar a sua Conta a Receber cadastrada, o sistema te levará a uma tela em que você poderá visualizar as informações do registro e, também, realizar algumas alterações.
Para realizar uma baixa parcial na sua Conta a Receber, acesse a aba "Recebimentos" (1) e clique em "Registrar Recebimento" (2):
6) Ao clicar em Registrar Recebimento, siga os passos abaixo:
(1) Valor do Recebimento: Preencha o campo com o valor do Pagamento Parcial;
💡 Dessa forma, o sistema calculará automaticamente o valor residual da Conta a Pagar.
(2) Observação: Se necessário, adicione observações sobre este Pagamento, o Fornecedor e a Conta a Pagar;
(3) Confirmar Recebimento: Clique para registrar a baixa na Conta a Pagar.
7) Prontinho! Sua baixa Parcial foi registrada e será demonstrada no campo "Total Já Pago da Conta" e o valor em aberto será demonstrado em "A Receber da Conta":
📚 Artigos Relacionados: