Passar para o conteúdo principal
Todas as coleçõesOneFlowFiscal
Como configurar o OneFlow para enviar também o extrato, o recibo e a declaração do Simples Nacional ao cliente?
Como configurar o OneFlow para enviar também o extrato, o recibo e a declaração do Simples Nacional ao cliente?

No OneFlow, o processo de envio dos comprovantes de entrega aos clientes pode ser 100% automatizado

Heverton Gentilim avatar
Escrito por Heverton Gentilim
Atualizado há mais de 3 anos

Ao fechar a apuração do Simples Nacional, o OneFlow pode ser configurado para automaticamente enviar ao cliente juntamente com a guia de pagamento do DAS, o recibo de entrega da declaração, o extrato e a cópia da declaração.

O que o OneFlow captura do PGDAS?

A partir da implementação dessa melhoria, em todos os fechamentos do Simples Nacional o sistema sempre capturará e armazenará os 3 documentos (recibo, extrato e declaração) que poderá ser acessado pelo painel "Etapas" (dentro da competência fiscal da empresa desejada):

O sistema abrirá os detalhes da declaração do DAS. Note que na aba "Documentos e Comprovantes", estarão armazenados os 3 arquivos que sempre estarão disponíveis no OneFlow (isso não precisa ser configurado):

Mas como eu configuro para enviar automaticamente ao cliente?

Sabemos que o OneFlow envia ao cliente a guia do DAS e a memória de cálculo após o fechamento da apuração e entrega da declaração. Para configurar o envio dos demais documentos, acesse a opção "Configurações" no canto superior esquerdo do sistema:

O sistema abrirá a tela de configurações da empresa. Acesse as definições das obrigações do módulo Fiscal:

Na listagem das obrigações fiscais da empresa, acesse a opção "DAS - Guia" para configurar o envio:

Na configuração da guia do DAS, existem 3 opções na aba "Configuração da Guia" para que você configure o que mais deseja enviar ao cliente junto com a guia de pagamento:

Uma vez configurado, é só clicar em Salvar.

Mas eu preciso configurar cada uma dessas opções empresa-por-empresa?

Não. Ao fechar a apuração do Simples Nacional da empresa, o sistema irá verificar se a configuração indicada acima foi feita. Se não tiver sido definida ainda, o sistema exibirá a seguinte mensagem:

O sistema então armazenará a opção indicada e irá aplicar automaticamente às próximas apurações.

Mas e se a empresa não possuir guia?

Não se preocupe. Quando a empresa não possuir guia (em função do valor apurado ser inferior ao mínimo), o OneFlow mesmo assim enviará um e-mail ao cliente contendo os arquivos configurados anexados. Nesse caso, apenas a guia e a memória de cálculo não serão enviadas.

E se eu tiver configurado a guia para não enviar ao cliente?

Nesse caso, nenhum e-mail será enviado (nem com a guia e nem com os documentos da entrega) porém os arquivos estarão armazenados dentro do OneFlow conforme ilustrado acima.

Respondeu à sua pergunta?