1. Quem são os parceiros que estão apoiando a Omie nessa solução?

A ergoncredit é uma fintech com larga experiência na área.

2. Como é feito o processo de antecipação das duplicatas?

O processo é feito por dentro do ERP Omie de ponta a ponta, desde o compartilhamento das primeiras informações para análise de crédito da ergoncredit até efetivamente as solicitações de antecipação.

3. Qual é a taxa média dos Descontos de Duplicatas?

Atualmente as taxas estão entre 1,5% a.m. e 2,0% a.m, podem variar dependendo da análise de crédito que é atualizada constantemente junto ao nosso parceiro ergoncredit.

4. Conheço um cliente interessado em Descontar as Duplicatas, como ele pode ter acesso?

Importante o cliente ter o nosso ERP Omie ativo, e após isso acessar o modulo Finanças dentro do seu ERP Omie. Seguir o passo a passo no botão desconto de duplicatas e com isso passará pelo fluxo de aprovação.

5. Quais os tipos de notas fiscais podemos descontar?

Nesse momento é possível descontar apenas Notas Fiscais de Produto (NF-e).

6. Qual é o limite financeiro total disponível para descontar ou antecipar?

O limite disponibilizado depende da análise de crédito e avaliação que nosso parceiro ergoncredit realiza de cada cliente. Esse limite também poderá ser reavaliado conforme forem realizados os descontos e performance de pagamento.

7. Posso descontar qualquer Nota Fiscal de qualquer cliente?

Não. O nosso parceiro ergoncredit faz uma análise de cada um dos seus clientes que tenham uma nota fiscal de produto emitida pela sua empresa. Dependendo da análise de crédito da ergoncredit o seu cliente pode ser aprovado ou rejeitado e as taxas de desconto dos clientes também podem variar.

8. Qual horário (janela) é possível realizar a operação?

Somente em dias úteis das 9:00 às 15:30. Após esse horário a operação não será concluída.

9. Como ficam os meus boletos após o Desconto?

Caso você tenha configurado a integração automática bancária no seu aplicativo Omie, nós iremos automaticamente cancelar o seu boleto anterior e criaremos um novo boleto em nome do Fundo de Investimento (Nome do Fundo: RIO NILO FUNDO DE INVESTIMENTO EM DIREITOS CREDITÓRIOS ) que também é parceiro da Omie.

Os valores e demais condições do novo boleto são idênticos, porém teremos alteração na instituição financeira para o banco Bradesco.

10. Posso continuar emitindo boletos pelo banco que estou acostumado?

Sim

11. O novo boleto gerado após o desconto sairá em meu nome ou no nome da financeira?

O novo boleto sairá no nome do fundo RIO NILO FUNDO DE INVESTIMENTO EM DIREITOS CREDITÓRIOS. Após a liquidação do valor do boleto é direcionado automaticamente ao fundo.

12. Eu preciso enviar o novo boleto para os meus clientes?

A Omie enviará automaticamente um e-mail para os seus clientes com o novo boleto em nome do Fundo RIO NILO FUNDO DE INVESTIMENTO EM DIREITOS CREDITÓRIOS.

Caso seja necessário, o novo boleto também ficará disponível para você na respectiva Conta a Receber, dentro do seu ERP Omie e no painel da NF-e.

13. Consigo cancelar um boleto depois de descontar?

Não, após feito a operação o seu boleto será cancelado automaticamente e será emitido um novo boleto em nome do Fundo RIO NILO FUNDO DE INVESTIMENTO EM DIREITOS CREDITÓRIOS. A partir desse momento não é possível realizar alteração de valor ou data.

14. Caso o meu cliente realize o pagamento para minha empresa via transferência ou outro meio além do boleto, como isso será liquidado?

Como o contrato de desconto de duplicatas exige coobrigação, você, cliente da Omie que antecipou o título será responsável por pagar o boleto emitido em nome do Fundo RIO NILO FUNDO DE INVESTIMENTO EM DIREITOS CREDITÓRIOS.

15. Após o desconto das duplicatas, posso cobrar meus clientes e depois repassar para a financeira?

Não. Mas no futuro devemos lançar a operação comissária de desconto, onde o cliente que desconta o título pode continuar cobrando normalmente seus clientes e depois repassando os valores para o Fundo RIO NILO FUNDO DE INVESTIMENTO EM DIREITOS CREDITÓRIOS.

16. Nos casos que meu cliente realizou uma devolução parcial da mercadoria comprada, como acertamos os valores após feita o Desconto?

Como o contrato de desconto exige coobrigação, você, cliente da Omie que antecipou o título será responsável por pagar o boleto emitido em nome do Fundo RIO NILO FUNDO DE INVESTIMENTO EM DIREITOS CREDITÓRIOS para executar a recompra.

17. Consigo saber se meu cliente efetivamente pagou o novo boleto na data de vencimento?

Sim! Você pode checar pela própria conta a receber original que foi descontada, caso ela esteja com o status de “Recebida” quer dizer que o seu cliente pagou o novo boleto que foi emitido em nome do Fundo RIO NILO FUNDO DE INVESTIMENTO EM DIREITOS CREDITÓRIOS.

18. Notei que alguns dos meus clientes apresentam muitas notas, porém não aparecem no sistema para descontar. Quais são os motivos para isso acontecer?

Os motivos podem ser:

  • As notas que o seu cliente tem são Notas Fiscais de Serviços. Neste momento disponibilizamos antecipação apenas de Nota de Produtos.

  • Vencimento das NF´s dos seus clientes estão com prazo de vencimento muito curto (abaixo de 10 dias), diante disso nosso parceiro não libera o desconto.

  • O limite disponível de desconto da sua empresa excedeu o valor liberado pelo parceiro ergoncredit.

  • A análise de crédito do sacado (o seu cliente) não foi aprovada.

19. Existe a possibilidade de escolher as notas com menores taxas ou prazo?

Sim, no sistema da Omie é possível classificar/filtrar as notas por taxas e datas.

20. Qual é o SLA para a ergoncredit aprovar meu cadastro inicial?

O SLA é 1 dia útil após o preenchimento das informações no sistema da Omie.

Após a pré-aprovação será necessário a inclusão dos documentos no sistema conforme o passo a passo do sistema.

21. Qual é o SLA da ergoncredit para liberar a tela de Desconto de duplicatas no meu ERP Omie?

O SLA é de até 2 dias úteis após a assinatura do contrato.

22. Quais são as informações que serão alteradas no novo boleto?

Alteração ocorre apenas no nome do beneficiário, passando para o fundo RIO NILO FUNDO DE INVESTIMENTO EM DIREITOS CREDITÓRIOS e o novo banco emissor será o Bradesco.

Demais informações se mantém.

23. Quais são os documentos para liberarem a opção de desconto de duplicatas?

  • Um breve cadastro no ERP da Omie (caminho: finanças/desconto de duplicatas).

  • Inclusão do contrato social.

  • Inclusão dos dados dos sócios.

  • Assinatura de contrato.

  • Após a aprovação da ergoncredit a funcionalidade estará disponível no seu ERP.

24. Onde eu consigo verificar que o valor antecipado foi creditado na minha conta?

No banco a qual solicitou o crédito após as devidas aprovações.

25. Existe a possibilidade de negociar a taxa disponibilizada?

Sim, você deverá contatar seu consultor de negócio via chat ou e-mail ou nosso suporte Omie (ajuda@omie.com.br)

26. É necessário importar os documentos (RG/CPF e comprovante de endereço) de todos os sócios da empresa?

Não, apenas do sócio com plenos poderes para assinar em nome da empresa. Caso o contrato social da sua empresa exija a assinatura de dois ou mais sócios em conjunto, será necessário importar os respectivos documentos de todos esses sócios."

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