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Desconto de Duplicatas - Ergoncredit
Perguntas Frequentes: Desconto de Duplicatas (Ergoncredit)
Perguntas Frequentes: Desconto de Duplicatas (Ergoncredit)

FAQ Desconto de Duplicatas (Ergoncredit)

Thais Oldani avatar
Escrito por Thais Oldani
Atualizado essa semana

Preparamos uma lista de perguntas frequentes, divididas por temas para facilitar sua busca!

Basta clicar na pergunta para ver sua respectiva resposta. 😄

​FAQ Desconto de Duplicatas

Sobre o Desconto de Duplicatas com a Ergoncredit


Sobre o cadastro

Central de Ajuda


A Omie responde 😉

Sobre o Desconto de Duplicatas com a Ergoncredit


1. Quem são os parceiros que estão apoiando a Omie nessa solução?

A Ergoncredit, uma Fintech com larga experiência na área.


2. Como é feito o processo de Antecipação das Duplicatas?

O processo é feito por dentro do ERP Omie de ponta a ponta, desde o compartilhamento das primeiras informações para análise de crédito da ergoncredit até efetivamente as solicitações de antecipação.

Para saber mais, clique aqui:



3. Qual é o horário disponível para realizar a operação?

A operação está disponível apenas nos dias úteis, das 9h00 às 15h00.

Após esse horário, a operação não será concluída.



4. Quais os tipos de notas fiscais podemos descontar?

É possível descontar Notas Fiscais de Produto (NF-e) e Notas Fiscais de Serviço (NFS-e).


5. Posso descontar qualquer Nota Fiscal de qualquer cliente?

Não. O nosso parceiro Ergoncredit faz uma análise de cada um dos seus clientes que tenham uma nota fiscal de produto ou serviço emitida pela sua empresa.

Dependendo da análise de crédito da Ergoncredit, o seu cliente pode ser aprovado ou rejeitado e as taxas de desconto dos clientes também podem variar.


6. Qual é a taxa média dos Descontos de Duplicatas?

Atualmente, as taxas de juros (CET) para Descontos de Duplicatas iniciam a partir de 1,80% ao mês, acrescidas de IOF.

No entanto, é importante ressaltar que essas taxas podem variar conforme a política de crédito vigente.


7. Existe a possibilidade de negociar a taxa disponibilizada?

Sim, para isso, entre em contato com seu consultor de negócios.

Você também pode entrar em contato com o nosso suporte Omie através do e-mail ajuda@omie.com.br.

Estamos à disposição para ajudar!


8. Quais são os valores mínimos e máximos para descontar ou antecipar?

  • O limite mínimo por operação é de R$ 1.000,00.

  • O limite máximo disponibilizado depende da análise de crédito e avaliação que nosso parceiro Ergoncredit realiza de cada cliente. Esse limite também poderá ser reavaliado conforme forem realizados os descontos e performance de pagamento.


9. Existe a possibilidade de escolher as notas com menores taxas ou prazo?

Sim, no sistema da Omie é possível classificar/filtrar as notas por taxas e datas.


Sobre o cadastro

10. Conheço um cliente interessado em Descontar as Duplicatas, como ele pode ter acesso?

É importante que o cliente tenha o nosso ERP Omie ativo, então, é preciso apenas que ele acesse o modulo Finanças e siga o passo a passo abaixo, com isso, ele passará pelo fluxo de aprovação.


11. Quais são os documentos para liberarem a opção de desconto de duplicatas?

  • Um breve cadastro no ERP da Omie (caminho: finanças/desconto de duplicatas).

  • Inclusão do contrato social.

  • Inclusão dos dados dos sócios.

  • Após a aprovação da ergoncredit a funcionalidade estará disponível no seu ERP.


12. É necessário importar os documentos (RG/CPF e comprovante de endereço) de todos os sócios da empresa?

Não, apenas do sócio com plenos poderes para assinar em nome da empresa.

Caso o contrato social da sua empresa exija a assinatura de dois ou mais sócios em conjunto, será necessário importar os respectivos documentos de todos esses sócios.


13. Qual é o SLA para a Ergoncredit aprovar meu cadastro inicial?

O prazo é de 1 dia útil após o preenchimento das informações no sistema da Omie.

Após a pré-aprovação será necessário a inclusão dos documentos no sistema conforme o passo a passo do sistema.


14. Qual é o SLA da Ergoncredit para liberar a tela de Desconto de duplicatas no meu ERP Omie?

O prazo é de até 3 dias úteis após a subida dos documentos corretamente.


Central de Ajuda

15. Posso continuar emitindo boletos pelo banco que estou acostumado?

Sim.


16. Como ficam os meus boletos após o Desconto?

  • Modalidade com substituição de boletos:

    Caso você tenha configurado a integração automática bancária no seu aplicativo Omie, nós iremos automaticamente gerar uma instrução de cancelamento para o seu boleto anterior.

    Com a antecipação, automaticamente criaremos um novo boleto com os mesmos valores e demais condições. No PDF haverá o mesmo Beneficiário e Pagador da operação, porém, teremos alteração na instituição financeira para o Banco Votorantim.

    Quando o pagador escanear o boleto para pagamento, o beneficiário exibido será o fundo de investimento:

    • Razão Social: Banco BV SA Omie

    • Banco: 655 - Banco Votorantim S.A

⚠️ Lembrando que é necessário importar essa instrução de cancelamento no seu banco, para efetivar o cancelamento do boleto!

  • Modalidade sem substituição de boletos (comissária):

    Esta opção está disponível e pode ser aderida mediante solicitação ao nosso Suporte.

    Ao aderir a esta modalidade, ao descontar uma duplicata, a cobrança original não será substituída.

    Em vez disso, a Ergon emitirá um boleto em nome do nosso cliente Omie (cedente), então, ele é responsável por liquidar esse valor junto ao Banco Votorantim.


17. O novo boleto gerado para o cliente final após o desconto sairá em meu nome ou no nome da financeira?

Na modalidade com substituição de boletos, um novo boleto será gerado para sacado. Ele saíra com o mesmo Beneficiário e Pagador da operação, porém, teremos alteração na instituição financeira para o Banco Votorantim.

Quando o cliente final escanear o boleto para pagamento, serão demonstrados os seguintes dados:

  • Razão Social: Banco BV SA Omie

  • Banco: 655 - Bco Votorantim S.A

Após a liquidação, o valor do boleto será automaticamente direcionado ao fundo de investimento.


18. Quais são as informações que serão alteradas no novo boleto?

Na modalidade com substituição de boletos, o boleto sofrerá uma alteração na Instituição Financeira, passando a ser do Banco Votorantim.

Além disso, ao escanear o boleto para efetuar o pagamento, o beneficiário exibido será o fundo de investimento denominado:

  • Razão Social: Banco BV SA Omie

  • Banco: 655 - Bco Votorantim S.A


19. Eu preciso enviar o novo boleto para os meus clientes?

Na modalidade com substituição de boletos, o Omie enviará automaticamente um e-mail para os seus clientes com o novo boleto.

Quando o pagador escanear o boleto para pagamento, o beneficiário exibido será o fundo de investimento:

  • Razão Social: Banco BV SA Omie

  • Banco: 655 - Bco Votorantim S.A

O novo boleto também ficará disponível para você na respectiva Conta a Receber, dentro do seu ERP Omie e no painel da NF-e.

Na modalidade sem substituição de boletos, também conhecida como comissária, o novo boleto emitido não deverá ser enviado diretamente ao cliente final. Em vez disso, você, como cedente e cliente Omie, será responsável por pagá-lo assim que receber o pagamento do cliente final.


20. Consigo cancelar um boleto depois de descontar?

Após a conclusão da operação, o seu boleto original (se houver) receberá automaticamente uma instrução de cancelamento e será emitido um novo boleto, o qual não poderá ser cancelado.

A partir desse momento, não será possível efetuar alterações no valor ou na data do boleto.

Lembrando que é necessário importar essa instrução de cancelamento no seu banco, para efetivar o cancelamento do boleto!


21. Caso o meu cliente realize o pagamento para minha empresa via transferência ou outro meio além do boleto, como isso será liquidado?

Como o contrato de desconto de duplicatas exige coobrigação, você, cliente da Omie que antecipou o título será responsável por pagar o boleto emitido em nome do Fundo Banco Votorantim.


22. Após o Desconto das Duplicatas, posso cobrar meus clientes e depois repassar para a financeira?

Certamente! Caso você opte por essa abordagem, é possível adotar o Desconto de Duplicadas no modelo sem troca de boleto.

Nesta operação, após realizar o desconto no título, sua cobrança original será mantida, e a Ergon emitirá um boleto para você, em nome do Banco Votorantim. Você mantém a autonomia para cobrar seus clientes conforme o habitual, efetuando posteriormente o repasse dos valores ao Fundo Banco Votorantim.

💡 Para aderir ao modelo de operação sem troca de boleto, entre em contato com o Suporte Omie.


23. Nos casos que meu cliente realizou uma devolução parcial da mercadoria comprada, como acertamos os valores após feito o Desconto de Duplicatas?

Como o contrato de desconto exige coobrigação, você, cliente da Omie que antecipou o título será responsável por pagar o boleto emitido em nome do Fundo Banco Votorantim, para executar a recompra.


24. Consigo saber se meu cliente efetivamente pagou o novo boleto na data de vencimento?

Sim! Você pode checar pela própria Conta a Receber original que foi descontada.

Caso ela esteja com o status de “Recebida”, quer dizer que o seu cliente pagou o novo boleto que foi emitido em nome do Fundo Banco Votorantim.


25. Notei que alguns dos meus clientes apresentam muitas notas, porém não aparecem no sistema para descontar. Quais são os motivos para isso acontecer?

Os motivos podem ser:

  • Vencimento das Notas dos seus clientes estão com prazo de vencimento muito curto (abaixo de 10 dias), diante disso nosso parceiro não libera o desconto.

  • O limite disponível de desconto da sua empresa excedeu o valor liberado pelo parceiro Ergoncredit.

  • A análise de crédito do sacado (o seu cliente) não foi aprovada.


26. Onde eu consigo verificar que o valor antecipado foi creditado na minha conta?

No extrato da Conta Corrente a qual você solicitou o crédito após as devidas aprovações.

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