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Omie Desconto de Duplicatas
Perguntas Frequentes: Omie Desconto de Duplicatas
Perguntas Frequentes: Omie Desconto de Duplicatas

FAQ Omie Desconto de Duplicatas

Thais Oldani avatar
Escrito por Thais Oldani
Atualizado essa semana

Preparamos uma lista de perguntas frequentes sobre o Omie Desconto de Duplicatas, divididas por temas para facilitar sua busca!

Basta clicar na pergunta para ver sua respectiva resposta. 😄


​FAQ Desconto de Duplicatas

Sobre o Omie Desconto de Duplicatas


Sobre a Ativação

Central de Ajuda



A Omie responde 😉

Sobre o Omie Desconto de Duplicatas


1. O que é o Omie Desconto de Duplicatas?

O Omie Desconto de Duplicatas é uma funcionalidade exclusiva da Omie.CASH Conta Completa, que disponibiliza uma linha de crédito para antecipar o recebimento de valores provenientes das suas vendas, te proporcionando acesso imediato a recursos que, de outra forma, só estariam disponíveis em um momento posterior.

Com ele, você conta com uma solução confiável para manter o capital de giro em constante movimento, assegurar a saúde financeira da sua empresa e estará sempre pronto para enfrentar desafios e capitalizar oportunidades.


2. Como é feito o processo de Antecipação das Duplicatas?

O processo é feito integralmente dentro do ERP Omie, desde a ativação dessa funcionalidade até a efetivação das solicitações de antecipação e recebimento dos valores.

Para saber mais, clique aqui:



3. Qual é o horário disponível para realizar a operação?

A operação está disponível apenas nos dias úteis, das 9h00 às 15h00.

Após esse horário, a operação não será concluída.



4. Quais os tipos de Notas Fiscais posso descontar?

É possível descontar Notas Fiscais de Produto (NF-e) e Notas Fiscais de Serviço (NFS-e).


5. Posso descontar a Nota Fiscal de qualquer cliente?

Não. O Omie realiza uma análise individual de cada cliente que tenha uma Nota Fiscal de Produto ou Serviço emitida pela sua empresa. Esta análise considera diversos critérios, incluindo histórico de pagamento, volume de transações e outras informações relevantes.

Dependendo do resultado dessa análise de crédito, o seu cliente pode ser aprovado ou rejeitado para a antecipação de valores. Além disso, as taxas de desconto aplicadas aos clientes também podem variar de acordo com os resultados dessa avaliação e outras variáveis pertinentes.

Consulte as notas elegíveis para antecipação no Painel de Desconto de Duplicatas.


6. Qual é a taxa média dos Descontos de Duplicatas?

Atualmente, as taxas de juros (CET) para Descontos de Duplicatas iniciam a partir de 1,60% ao mês, acrescidas de IOF.

Entretanto, é importante ressaltar que essas taxas estão sujeitas a variações de acordo com a política de crédito vigente.


7. Existe a possibilidade de negociar a taxa disponibilizada?

Sim! Para isso, entre em contato com seu consultor de negócios ou com o nosso suporte Omie através do e-mail ajuda@omie.com.br.

Estamos à disposição para ajudar!


8. Quais são os valores mínimos e máximos para descontar ou antecipar?

  • O limite mínimo por operação é de R$ 1.000,00.

  • O limite máximo disponibilizado depende da análise de crédito realizada individualmente para cada cliente. Além disso, esse limite poderá ser reavaliado com base nos descontos realizados e na performance de pagamento ao longo do tempo.


9. Existe a possibilidade de escolher as notas com menores taxas ou prazo?

Sim, no Painel de Desconto de Duplicatas do Omie você pode classificar/filtrar as notas por taxas e datas.


Sobre a Ativação

10. Como um cliente interessado pode acessar o serviço de Desconto de Duplicatas?

É preciso que o cliente tenha ativado o nosso ERP Omie. Então, basta acessar o módulo Finanças e iniciar a ativação do Omie Desconto de Duplicatas.


11. Quais são os documentos necessários para ativar o Omie Desconto de Duplicatas?

  • Um breve cadastro no ERP da Omie.

  • Inclusão do Contrato Social.

  • Inclusão dos Dados dos Sócios.

  • Após a aprovação, a funcionalidade será disponibilizada no seu ERP.


12. É necessário importar os documentos (RG/CPF e comprovante de endereço) de todos os sócios da empresa?

Não, apenas do sócio com plenos poderes para assinar em nome da empresa.

Caso o contrato social da sua empresa exija a assinatura de dois ou mais sócios em conjunto, será necessário importar os respectivos documentos de todos esses sócios.


13. Qual é o SLA para a aprovação do meu cadastro?

Após você e os outros sócios realizem o cadastro, os dados passarão por uma análise e a resposta para a solicitação de abertura da Omie.CASH Conta Completa será enviada por e-mail em até dois dias úteis.


14. Qual é o SLA para a liberação da tela de Desconto de duplicatas no meu ERP Omie?

Uma vez que a Omie.CASH Conta Completa estiver aberta, a linha de crédito será analisada e a opção do Omie Desconto de Duplicatas será disponibilizada em seu aplicativo em até 15 dias úteis.


Central de Ajuda

15. Posso continuar emitindo boletos pelo banco que estou acostumado?

Sim.


16. Como ficam os meus boletos após o Desconto?

  • Na modalidade com substituição de boletos:

    Nesta modalidade, caso haja um boleto gerado antes da antecipação, este será cancelado automaticamente, e você deve enviar a instrução de cancelamento para o seu banco.

    Com a antecipação, automaticamente emitiremos um novo boleto com os mesmos valores e demais condições e o enviaremos para seu cliente. No PDF haverá o mesmo Beneficiário e Pagador da operação, porém, teremos alteração na instituição financeira para o Banco Votorantim.

    Quando o pagador escanear o boleto para pagamento, o beneficiário exibido será o fundo de investimento:

    • Razão Social: Banco BV SA Omie

    • Banco: 655 - Banco Votorantim S.A

    ⚠️ Atenção!

    É necessário importar essa instrução de cancelamento no seu banco, para efetivar o cancelamento do boleto original!

  • Na Modalidade sem substituição de boletos (comissária):

    Esta opção está disponível e pode ser aderida mediante solicitação ao nosso Suporte.

    Ao aderir a esta modalidade e descontar uma duplicata, a cobrança original não será substituída.

    Em vez disso, emitiremos um boleto em seu nome (cedente), então, você é responsável por liquidar esse valor junto ao Banco Votorantim.


17. O novo boleto gerado para o cliente final após o desconto será emitido em meu nome ou em nome da financeira?

Na modalidade com substituição de boletos, um novo boleto será gerado para o sacado, contendo o mesmo Beneficiário e Pagador da operação, porém, haverá a alteração na instituição financeira para o Banco Votorantim.

Quando o cliente final escanear o boleto para pagamento, serão demonstrados os seguintes dados:

  • Razão Social: Banco BV SA Omie

  • Banco: 655 - Bco Votorantim S.A

Após a liquidação, o valor do boleto será automaticamente direcionado ao fundo de investimento.


18. Quais informações serão alteradas no novo boleto?

Na modalidade com substituição de boletos, o boleto sofrerá uma alteração na Instituição Financeira, passando a ser do Banco Votorantim.

Além disso, ao escanear o boleto para efetuar o pagamento, o beneficiário exibido será o fundo de investimento denominado:

  • Razão Social: Banco BV SA Omie

  • Banco: 655 - Bco Votorantim S.A


19. Eu preciso enviar o novo boleto para os meus clientes?

  • Na modalidade com troca de boletos, o Omie enviará automaticamente um e-mail para os seus clientes com o novo boleto.

    Quando o pagador escanear o boleto para pagamento, o beneficiário exibido será o fundo de investimento:

    • Razão Social: Banco BV SA Omie

    • Banco: 655 - Bco Votorantim S.A

    O novo boleto também ficará disponível para você na respectiva Conta a Receber, dentro do seu ERP Omie e no painel da NF-e.

  • Na modalidade sem troca de boletos, também conhecida como comissária, o novo boleto emitido não deverá ser enviado diretamente ao cliente final.

    Em vez disso, você, como cedente e cliente Omie, será responsável por pagá-lo assim que receber o pagamento do cliente final.


20. Consigo cancelar um boleto depois de descontar?

Na modalidade com substituição de boleto, após a conclusão da operação, o boleto original (se houver) receberá automaticamente uma instrução de cancelamento e será emitido um novo boleto para o sacado, o qual não poderá ser cancelado.

A partir desse momento, não será possível efetuar alterações no valor ou na data do boleto.

Lembrando que é necessário importar essa instrução de cancelamento no seu banco para efetivar o cancelamento do boleto do título original!


21. Caso o meu cliente realize o pagamento para minha empresa via transferência ou outro meio além do boleto, como haverá a liquidação?

Como o contrato de desconto de duplicatas exige coobrigação, você, cliente da Omie que antecipou o título será responsável por pagar o boleto emitido em nome do Fundo Banco Votorantim.


22. Após o Desconto das Duplicatas, posso cobrar meus clientes e depois repassar para a financeira?

Certamente! Caso você opte por essa abordagem, é possível adotar o Desconto de Duplicadas no modelo sem substituição de boleto.

Nesta operação, após realizar o desconto no título, sua cobrança original será mantida, e emitiremos um boleto para você, em nome do Banco Votorantim. Você mantém a autonomia para cobrar seus clientes conforme o habitual, e efetua posteriormente o repasse dos valores ao Fundo Banco Votorantim.

💡 Para aderir ao modelo de operação sem troca de boleto, entre em contato com o Suporte Omie.


23. Nos casos que meu cliente realizou uma devolução parcial da mercadoria comprada, como acertamos os valores após feito o Desconto de Duplicatas?

Como o contrato de desconto exige coobrigação, você, cliente da Omie que antecipou o título será responsável por pagar o boleto emitido em nome do Fundo Banco Votorantim, para executar a recompra.


24. Consigo saber se meu cliente efetivamente pagou o novo boleto na data de vencimento?

Sim! Você pode checar pela própria Conta a Receber original que foi descontada.

Caso ela esteja com o status de “Recebida”, quer dizer que o seu cliente pagou o novo boleto que foi emitido em nome do Fundo Banco Votorantim.


25. Notei que alguns dos meus clientes possuem muitas notas, porém algumas não aparecem no sistema para descontar. Quais são os motivos para isso acontecer?

Os motivos podem ser:

  • Vencimento das Notas dos seus clientes estão com prazo de vencimento muito curto (abaixo de 10 dias).

  • O limite disponível de desconto da sua empresa excedeu o valor liberado.

  • A análise de crédito do sacado (o seu cliente) não foi aprovada.


26. Onde eu consigo verificar que o valor antecipado foi creditado na minha conta?

Para contas antigas, você poderá consultar o valor creditado através do extrato da Conta Corrente a qual você solicitou o crédito.

Para as novas contas, o valor antecipado será creditado na Omie.CASH Conta Completa e você poderá consultá-lo através do seu extrato.

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