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Omie Desconto de Duplicatas
Recomendações para evitar a troca de boleto no Omie Desconto de Duplicatas
Recomendações para evitar a troca de boleto no Omie Desconto de Duplicatas

Neste artigo, descubra recomendações para evitar a troca de boleto ao realizar um Desconto de Duplicatas com a Omie.

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Escrito por Thais Oldani
Atualizado há mais de uma semana

Ele oferece uma linha de crédito que possibilita antecipar o recebimento de valores provenientes das suas vendas, te proporcionando acesso imediato a recursos que, de outra forma, só estariam disponíveis em um momento posterior.

Você está realizando a antecipação das suas duplicatas e quer saber como evitar a troca de boleto, confira as instruções abaixo.

Caso você realize o Desconto de Duplicatas na modalidade com troca de boleto, lembre-se que:

Derá gerada uma instrução de cancelamento para o boleto original, e para efetivar o cancelamento por completo você deverá importar essa instrução no seu banco.


Tópicos do Artigo


Entendendo a Substituição de Boletos

O Omie Desconto de Duplicatas oferece duas modalidades, sendo elas:

Modalidade com substituição de boletos:

Nesta modalidade, caso haja um boleto gerado antes da antecipação, este será cancelado automaticamente, e você deve enviar a instrução de cancelamento para o seu banco.

Com a antecipação, automaticamente emitiremos um novo boleto com os mesmos valores e demais condições e o enviaremos para seu cliente. No PDF haverá o mesmo Beneficiário e Pagador da operação, porém, teremos alteração na instituição financeira para o Banco Votorantim.

Isso é o que chamamos de substituição de boletos.

⚠️ Atenção!

É necessário importar essa instrução de cancelamento no seu banco para efetivar o cancelamento do boleto original!

Modalidade sem substituição de boletos (comissária):

Esta opção está disponível e pode ser aderida mediante solicitação ao nosso Suporte.

Ao aderir a esta modalidade e descontar uma duplicata, a cobrança original não será substituída.

Em vez disso, emitiremos um boleto em seu nome (cedente), então, você é responsável por liquidar esse valor junto ao Banco Votorantim.

Em outras palavras, se você emitiu uma Nota Fiscal e gerou um boleto junto com ela, e mais tarde decide optar pelo Desconto de Duplicatas com o Omie, dependendo da modalidade escolhida pela sua empresa, pode haver a substituição do boleto.

Essa substituição implica que o boleto original receberá uma instrução de cancelamento (que deve ser processada no banco para confirmar o cancelamento). Em seu lugar, um novo boleto será emitido em nome do Fundo de Investimentos. Esse novo boleto é o que seu cliente deverá pagar.

💡 Em caso de dúvidas, não deixe de conferir as Perguntas Frequentes sobre o Desconto de Duplicatas.


Como posso evitar a troca de boleto?

Agora que compreendemos o conceito de substituição de boletos, a estratégia mais eficaz para evitar essa operação na modalidade com substituição de boletos é não gerar o boleto simultaneamente durante a emissão da sua nota fiscal. A menos que você tenha a intenção de antecipar o recebimento dessa NF-e, é claro! 😉

Desta forma, além de prevenir a substituição de boleto, você também evita a incidência de possíveis taxas bancárias.

💡 É importante ressaltar que o novo boleto gerado após a operação, em nome do fundo "Banco Votorantim", será sempre encaminhado automaticamente ao seu cliente.

A seguir, você encontrará informações sobre como não gerar o boleto no momento da emissão da nota fiscal no Omie, evitando possíveis desconfortos com seus clientes devido à substituição de boletos e tarifas bancárias:


Configurando a não Emissão de Boletos durante o faturamento

No Pedido de Venda

Diretamente no seu Pedido de Venda, na aba E-mail para o Cliente, basta desmarcar o “check-box” em destaque, logo antes de faturar esse Pedido e gerar a Nota Fiscal:

No Cadastro do Cliente

Além disso, dentro do cadastro dos clientes, existe uma recomendação que padroniza se os faturamentos de NF-e gerarão também um boleto.

Caso você queira evitar a emissão automática do boleto em todos os faturamentos para um cliente em específico, acesse o cadastro de interesse, e na aba "Recomendações" desmarque a opção “Por padrão Gerar Boleto ao Emitir NF-e, NFS-e ou Recibo?”:


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