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Recomendações para evitar a troca de boleto no Omie Desconto de Duplicatas
Recomendações para evitar a troca de boleto no Omie Desconto de Duplicatas

Neste artigo, descubra recomendações para evitar a troca de boleto ao realizar um Desconto de Duplicatas com a Omie.

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Escrito por Thais Oldani
Atualizado há mais de uma semana

O Omie Desconto de Duplicatas é um recurso que oferece uma linha de crédito que possibilita antecipar o recebimento de valores provenientes das suas vendas, te proporcionando acesso imediato a recursos que, de outra forma, só estariam disponíveis em um momento posterior.

Você está realizando a antecipação das suas duplicatas e quer saber como evitar a troca de boleto, confira as instruções abaixo.

Caso você realize o Desconto de Duplicatas na modalidade com troca de boleto, lembre-se que:

Será gerada uma instrução de cancelamento para o boleto original, e para efetivar o cancelamento por completo você deverá importar essa instrução no seu banco.


Tópicos do Artigo


Entendendo a Substituição de Boletos

O Omie Desconto de Duplicatas oferece duas modalidades, sendo elas:

Modalidade com substituição de boletos:

Nesta modalidade, se houver um boleto gerado antes da antecipação, ele será cancelado automaticamente. Você deve enviar a instrução de cancelamento ao seu banco.

Com a antecipação, emitiremos automaticamente um novo boleto com os mesmos valores e condições e o enviaremos para seu cliente.

No novo boleto em PDF, o Beneficiário e o Pagador permanecerão os mesmos, mas a instituição financeira será alterada para o Banco Votorantim ou Banco Itaú.

Esse processo é conhecido como substituição de boletos.

⚠️ Atenção!

É necessário importar essa instrução de cancelamento no seu banco para efetivar o cancelamento do boleto original!

Modalidade sem substituição de boletos (comissária):

Esta opção está disponível e pode ser aderida mediante solicitação ao nosso Suporte.

Ao aderir a esta modalidade e descontar uma duplicata, a cobrança original não será substituída.

Em vez disso, emitiremos um boleto em seu nome (cedente), então, você será responsável por liquidar esse valor junto ao Banco Votorantim ou Banco Itaú.

Ou seja, se você emitiu uma Nota Fiscal e gerou um boleto junto com ela, e mais tarde decide optar pelo Desconto de Duplicatas com o Omie, dependendo da modalidade escolhida pela sua empresa, pode ocorrer a substituição do boleto.

Essa substituição implica que o boleto original receberá uma instrução de cancelamento, que deve ser processada pelo banco para confirmar o cancelamento. No lugar do boleto anterior, será emitido um novo boleto em nome do Fundo de Investimentos. Esse novo boleto deverá ser pago pelo seu cliente.

💡 Em caso de dúvidas, não deixe de conferir as Perguntas Frequentes sobre o Desconto de Duplicatas.


Como posso evitar a troca de boleto?

Para evitar a substituição de boletos, você pode adotar uma destas estratégias:

  1. Aderir à modalidade sem substituição de boletos (comissária):

    Nesta modalidade, o boleto gerado durante a venda não será substituído mesmo que ocorra antecipação do recebimento.

    Em vez disso, emitiremos um boleto em seu nome (cedente), então, você será responsável por liquidar esse valor junto ao Banco Votorantim ou Banco Itaú.


    Esta opção está disponível e pode ser aderida mediante solicitação ao nosso Suporte.

  2. Não emitir um boleto junto ao faturamento:

    Para esta modalidade, a estratégia mais eficaz é não gerar o boleto junto com a emissão da Nota Fiscal eletrônica (NF-e).

    A menos que você não tenha planos imediatos de antecipar o recebimento da receita, é claro. 😉

    Quando você gera um boleto simultaneamente com a emissão da NF-e e decide antecipar o recebimento, o boleto original precisa ser cancelado e substituído por um novo, emitido pelo Fundo de Investimentos.

    Portanto, se você pretende antecipar o recebimento, sugerimos que você emita a Nota Fiscal sem gerar o boleto inicialmente. Em seguida, antecipe essa duplicata. Assim, o Omie enviará o boleto de pagamento diretamente para o seu cliente.

    Dessa forma, você evita a necessidade de substituição de boletos e as possíveis taxas bancárias associadas ao cancelamento e reemissão de boletos.

    💡 É importante ressaltar que o novo boleto gerado após a operação, em nome do fundo Banco Votorantim ou Banco Itaú, será sempre encaminhado automaticamente ao seu cliente.

    A seguir, você encontrará informações sobre como não gerar o boleto no momento da emissão da nota fiscal no Omie, evitando possíveis desconfortos com seus clientes devido à substituição de boletos e tarifas bancárias.


Configurando a não Emissão de Boletos durante o faturamento

No Pedido de Venda

Diretamente no seu Pedido de Venda, na aba E-mail para o Cliente, basta desmarcar o “check-box” em destaque, logo antes de faturar esse Pedido e gerar a Nota Fiscal:

No Cadastro do Cliente

Além disso, dentro do cadastro dos clientes, existe uma recomendação que padroniza se os faturamentos de NF-e gerarão também um boleto.

Caso você queira evitar a emissão automática do boleto em todos os faturamentos para um cliente em específico, acesse o cadastro de interesse, e na aba "Recomendações" desmarque a opção “Por padrão Gerar Boleto ao Emitir NF-e, NFS-e ou Recibo?”:


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