Importando Contas a Receber por Planilha

Neste artigo, saiba como importar em lote as suas Contas a Receber no Omie utilizando uma planilha.

Hugo Alves avatar
Escrito por Hugo Alves
Atualizado há mais de uma semana

Uma das chaves para o sucesso de qualquer empresa é ter uma gestão financeira saudável. Centralizar todas as contas a Receber no seu ERP é fundamental para alcançar esse objetivo.

E também, você pode agilizar esse processo cadastrando todas as Contas da sua empresa de uma vez, por meio de uma planilha. 🚀

Tópicos do Artigo


⚠️ Orientações Importantes

Antes de iniciar o processo de cadastro das Contas via Planilha, recomendamos que você confira algumas informações importantes sobre este processo;

  • Atualização de Contas via Planilha

    Se você estiver atualizando os registros do sistema por meio de uma planilha, é necessário preenchê-la por completo.

    Se uma coluna ou campo na planilha estiver em branco, o Omie interpretará que a informação correspondente no cadastro atual deve ser apagada.

    Para evitar a exclusão acidental de dados importantes durante o processo de atualização, antes de importar a planilha, verifique quais informações estão preenchidas no cadastro atual e devem ser mantidas, para garantir que todas elas sejam incluídas na planilha de atualização.

  • Campos validadores de unicidade de cadastro

    Os campos validadores, também conhecidos como "primary keys", são as colunas em uma planilha que são usadas para validar se um registro já existe no sistema ou para diferenciar registros na própria planilha.


    Para as planilhas de Contas a Receber, os campos validadores são:

    • Categoria

    • Nota Fiscal

    • Cliente/Fornecedor

    • Valor

    • Parcela

    • Vencimento

      💭 Entendendo em um exemplo prático:

      Imagine que você precise importar uma planilha com várias Contas a Receber para o mesmo cliente, todas com o mesmo valor e categoria.

      Se todos os campos validadores forem idênticos em todas as linhas da planilha, o sistema interpretará que se trata apenas de uma Conta sendo importada.

      Neste cenário, é necessário que haja distinção em pelo menos um dos outros campos validadores, como por exemplo, incluir um número de Parcela, Data de Vencimento ou Nota Fiscal distinto.


Cadastrando Contas a Receber em Lote

1) Após realizar o login no Omie, acesse o Módulo de Finanças:

2) Clique no ícone do Módulo de Finanças para abrir o menu suspenso e acessar outras opções disponíveis:

3) No menu suspenso, clique em "Importar Planilha" no grupo Contas a Receber:

4) Clique no Passo 1 para fazer o download da versão mais atualizada da Planilha Padrão para importação de Contas a Receber no Omie:

💡 Dicas Omie

  • No Omie, a importação de dados só é possível por meio da Planilha Padrão e em sua versão mais recente.

  • Qualquer outra planilha pessoal que você tenha precisa ter seus dados copiados para a Planilha Padrão antes de ser importada.

  • Todas as planilhas são protegidas com senha para preservar sua estrutura, especialmente devido à vinculação com nosso banco de dados. Por isso, não é possível mover, excluir ou incluir colunas nas planilhas.

5) Após baixar a Planilha Padrão, você deve realizar o Passo 2, onde é necessário preencher todos os dados que serão importados no Omie.

Para começar, abra a Planilha Padrão e habilite a edição:

6) Agora, basta preencher na Planilha os dados de interesse. Nesta etapa, gostaríamos de compartilhar algumas dicas importantes para você.

Na Planilha Padrão existem dois tipos de colunas:

  • Opcional. As colunas marcadas como "Opcionais" são campos na Planilha que não precisam ser preenchidos obrigatoriamente para que a importação seja bem-sucedida. Você tem a flexibilidade de decidir se deseja preencher esses campos ou não.

  • Obrigatório. Estas colunas devem ser preenchidas obrigatoriamente. Se deixadas em branco, haverão erros durante a importação da planilha.

As colunas obrigatórias são:

Cliente (Razão Social, Nome Fantasia, CNPJ ou CPF)

Essa coluna deve ser preenchida com uma das opções mencionadas: Razão Social, Nome Fantasia, CNPJ ou CPF. Ou seja, o cliente já deve estar cadastrado previamente no sistema para que você possa informar um desses dados.

Na planilha, ao preencher a coluna da Razão Social ou Nome Fantasia, insira a descrição exata conforme cadastrada no Omie. Ou, se preferir, é possível preencher o CNPJ/CPF com ou sem pontuação, conforme preferir.

Categoria

Essa coluna deve ser preenchida com a descrição exata da categoria, conforme ela está registrada no sistema.

Conta Corrente

Essa coluna deve ser preenchida com a descrição exata do "Nome da Conta", conforme o cadastro no Omie, conforme demonstrado abaixo:

Valor da Conta

Essa coluna deve ser preenchida com o valor pelo qual a Conta a Receber será cadastrada.

É importante ressaltar que esse valor corresponde ao valor bruto da Conta, sem levar em consideração descontos ou retenções.

Além disso, as casas decimais devem ser separadas por vírgula:

Data de Registro

Essa coluna deve ser preenchida com a data em que a Conta a Receber deve ter de registro aqui no Omie.

Lembrando que essa informação influencia diretamente na geração dos arquivos contábeis.

Data de vencimento

Essa coluna deve ser preenchida com a data de vencimento da Conta.

💭 Abaixo, separamos um exemplo de Planilha preenchida com dados mínimos:

7) Após preencher todas as informações na Planilha Padrão, avance para o Passo 3. Clique sobre ele e selecione o arquivo do seu dispositivo:

8) Com isso, o Omie analisará as informações da Planilha Padrão importada.

Caso ocorra algum erro durante a importação, você receberá instruções por e-mail, que explicarão o motivo do erro e possíveis correções a serem feitas.

9) Basta corrigir os erros apontados e importar a Planilha Padrão novamente.

10) Caso não ocorra nenhum erro, você será notificado em tela que a importação foi concluída e quantas linhas fora importadas com sucesso:

11) Tudo pronto! Suas contas foram registradas com sucesso! 😊


📚 Artigos Relacionados

Respondeu à sua pergunta?