Ter uma gestão financeira saudável é muito importante para o sucesso de qualquer negócio, garantir que todas as suas Contas a Receber estejam lançadas no seu ERP é uma das coisas mais importantes para alcançar isso.

Por isso, é possível cadastrar Contas a Receber que não sejam oriundas dos outros módulos diretamente no Finanças.

Acessando o passo 3 – Cadastrar Contas a Receber

Você tem 3 possibilidades de inclusão dessa conta, sendo:

1. Nota Fiscal Eletrônica – O sistema permite que você importe o XML da sua NF-e (caso não tenha sido tratada no módulo de vendas) e consequentemente é possível gerar a movimentação de estoque de produtos contidos nessa nota, além dessa nota ficar disponível dentro do Painel de NF-e.

2. Código de barras – Possibilidade de ler/digitar o código de barras da sua conta ou importar o boleto bancário, dessa forma otimizando o preenchimento de alguns dados.

3. Inserção Manual – Aqui todas as informações devem ser preenchidas manualmente.

Para salvar a nova conta, temos alguns campos de preenchimento obrigatório, que são:

1. Cliente - A empresa que você comercializou o produto / serviço. Caso seja um cliente novo, você pode incluí-lo diretamente daqui, basta clicar no símbolo em destaque e a inclusão do cliente será acionada. Confira também o artigo Como cadastro meus clientes e fornecedores?

2. Vencimento - Data que define o vencimento do título.

3. Valor da Conta - Valor da parcela.

4. Categoria - Classificação da receita. Confira também os artigos O que é uma Categoria?, Preciso de uma nova Categoria. E agora? e Informando mais de uma Categoria ao cadastrar Contas a Receber.

5. Previsão de Recebimento - Data negociada com o cliente que define o recebimento.

6. Conta Corrente - Conta Corrente que será feito o recebimento. Confira também o artigo Como cadastro minhas contas correntes?.

Obs: Além dos campos obrigatórios citados acima a Omie disponibiliza diversas formas de controle e inserção de dados para uma melhor gestão das suas contas a receber, nas seguintes abas podemos inserir:

Detalhes – Podemos destacar o número de Nota Fiscal, data de emissão, projeto, vendedor e observações pertinentes a conta.

Impostos Retidos – Campos disponíveis para destacar os impostos retidos relacionados ao serviço prestado.

Departamentos – Possibilita o rateio de uma receita entre os departamentos envolvidos nessa “venda”, caso sua contabilidade no momento da integração for utilizar rateio por Centro de Custos, é a partir do departamento que alimentamos essa informação.

Repetição – Para otimizar a inclusão de uma conta que ocorre com recorrência, por exemplo o aluguel que é cobrado de um cliente, você pode usar essa função e já considerar todos os dados preenchidos anteriormente para as “novas” contas.

Recebimentos – Uma das formas de baixar a sua conta a receber, além de visualizar se foi recebida parcialmente ou em mais de um banco.

Diversos – Informações adicionais da sua conta, como número do pedido, tipo de documento, código de barras, data de registro, entre outros.

🚀🎯

Encontrou sua resposta?