Todas as coleções
Produção
Produção: Operações com Ordem de Produção
Indicando Produtos Ruins em uma Ordem de Produção
Indicando Produtos Ruins em uma Ordem de Produção

Nesse artigo, descubra como informar a quantidade de produtos ruins em uma Ordem de Produção.

Hugo Alves avatar
Escrito por Hugo Alves
Atualizado há mais de uma semana

No Omie, gerenciar as suas produções é simples e intuitivo!

Você cadastra o seu produto acabado ou em processo e define a sua Estrutura, especificando os itens necessários para a sua produção. Em seguida, você acompanha e controla a execução dessas produções por meio de Ordens de Produção (OP).

No processo produtivo, o termo "produto ruim" refere-se a itens ou componentes que não atendem aos padrões de qualidade ou especificações exigidos, que podem ser resultado de falhas no processo de produção, defeitos nos materiais utilizados, erros de montagem ou outras questões relacionadas.

Neste cenário, é muito importante registrar essa informação para manter o controle do seu estoque e da qualidade dos produtos.

💭 Por exemplo

Você solicitou a produção de um lote com 50 cadeiras. No entanto, apenas 46 foram produzidas devido a problemas como quebra ou qualidade inferior dos materiais.


1) Acesse a Ordem de Produção de interesse:

2) Então, clique em "Concluir a Ordem de Produção":

3) Nesta tela, você poderá informar a quantidade total do produto que foi efetivamente produzida. Se o valor informado for inferior à quantidade planejada para produção, a diferença será registrada como produtos ruins.

💭 Isso significa que se, por exemplo, você planejou produzir 15 unidades de um produto, mas apenas 12 foram realmente produzidas, as 3 unidades restantes serão consideradas como produtos ruins.

4) Após a conclusão da OP, apenas os produtos produzidos serão registradas como entrada no estoque. No exemplo mencionado, serão registradas apenas 12 unidades:

5) Você poderá acompanhar a quantidade de produtos ruins através de um relatório.

Esse relatório demonstrará as quantidades ruins por produção, permitindo que você identifique padrões de problemas recorrentes no processo.


📚 Artigos Relacionados

erro concluir op, erro op, erro ordem de produção
Respondeu à sua pergunta?