Passar para o conteúdo principal

Cadastrando uma Ordem de Produção

Nesse artigo, descubra como cadastrar, acompanhar e concluir uma Ordem de Produção no Omie.

Caio Quintal avatar
Escrito por Caio Quintal
Atualizado há mais de 2 semanas

Na produção e industrialização de produtos, a gestão eficiente do estoque, tanto sobre a produção quanto o consumo, e o controle preciso dos custos associados desempenham um papel muito importante na análise estratégica de qualquer empresário.

Uma vez estabelecida a Estrutura dos Produtos, o próximo passo consiste em iniciar a produção, permitindo assim a avaliação contínua desses indicadores de estoque e custos.

Tópicos do Artigo

🎓 Confira nosso treinamento exclusivo sobre o tema:


Cadastrando uma Ordem de Produção

Existem duas formas de criar uma Ordem de Produção (OP), e a seguir, apresentaremos ambas.

Após escolher a melhor forma de incluir uma OP, siga para o preenchimento dos dados.

  • 1ª. Incluir uma OP através menu suspenso de Compras

    No menu suspenso do Módulo de Compras, Estoque e Produção, localize o tópico "Ordem de Produção" e clique em "Incluir", conforme exemplo abaixo:

  • 2ª. Incluir uma OP através das Etapas de Produção

    No menu suspenso do Módulo de Compras, Estoque e Produção, localize o tópico "Ordem de Produção e clique em "Etapas de Produção", conforme exemplo abaixo:

    Então, clique em "+Nova Ordem de Produção":


Preenchendo os dados da Ordem de Produção

1) Após incluir uma nova Ordem de Produção (OP), é necessário preencher os dados iniciais, sendo eles:

  1. Produto. Pesquise e escolha o produto a ser produzido.

  2. Previsão de conclusão. Preencha a data estimada para a conclusão da Ordem de Produção (OP).

  3. Quantidade a produzir. Especifique a quantidade a ser produzida por meio desta OP.

2) Ao selecionar o Produto, a aba "Itens da Ordem de Produção" será preenchida automaticamente. Caso seja necessário incluir ou excluir Itens específicos da Estrutura em determinada Produção, você pode realizar essas alterações diretamente na Ordem de Produção. Com isso, a Estrutura do Produto não é alterada em seu cadastro!

Para expandir a informação, basta clicar na seta em cima da descrição do campo de interesse.

Incluir novo Item na Estrutura

1) Para incluir um novo Item na Estrutura, clique em "+", localizada na linha de informações do Item a ser produzido:


2) Selecione o Produto que deseja incluir como novo item na Estrutura:


3) E pronto! Ele foi incluído na estrutura para esta produção!


Excluir Item da Estrutura

1) Para excluir um Item da estrutura, clique no ícone de lixeira ao lado da descrição do Produto que deseja remover:


2) Confirme a exclusão do Item da estrutura dessa produção clicando em "Sim":


3) E pronto! Ele foi excluído da estrutura para esta produção!

3) Ao selecionar e dar um duplo clique em um dos itens (matérias-prima) deste produto, é possível editar os seguintes dados:

  1. Quantidade: Indique a quantidade necessária desta matéria-prima para a produção.

  2. Local de Estoque: Escolha o local de estoque de consumo deste item.

    💡 Para que um Local de Estoque esteja disponível aqui, é necessário configurá-lo com disponibilidade para Consumo de Ordem de Produção.

  3. Observações do Item: Caso necessário, inclua observações específicas para este item.

4) Na tela principal de Ordem de Produção, na aba "Informações Adicionais" você pode preencher:

  1. Data de Início da Produção: Indique a data de início da fabricação;

  2. Data de Conclusão da Produção: Especifique a data de término da produção;

    💡 As datas de início e conclusão da OP serão utilizadas no Bloco K do SPED.

  3. Local de Estoque de Entrada: Selecione, entre os seus locais de estoque, aquele destinado à entrada dos itens produzidos após a conclusão da OP;

    💡 Para que um Local de Estoque esteja disponível nesta seção, é necessário configurá-lo com disponibilidade para Entrada de Ordem de Produção:

    Se o Local de Estoque não estiver disponível para entrada, um ícone de alerta será exibido ao lado do campo na Ordem de Produção:

  4. Projeto: Associe, se necessário, a qual Projeto a OP está vinculada.

5) Por fim, na aba "Observações", é possível registrar notas específicas relacionadas a esta Ordem de Produção (OP):

💡 Para garantir o controle e registros de informações referentes a Ordem de Produção, mesmo após a conclusão da OP será possível alterar o campo de Observações adicionando, removendo ou atualizando informações.

Todas as alterações feitas serão registradas no Histórico de Alterações de sua Ordem de Produção.

6) Ao concluir todos os preenchimentos, lembre-se de clicar em "Salvar" para garantir a aplicação das alterações:

💡 Dica

Temos um artigo detalhando o processo de visualização e impressão das informações da Ordem de Produção:


Concluindo a Ordem de Produção

Existem duas maneiras de concluir uma Ordem de Produção (OP):

📣 Dicas para melhorar a sua experiência

  • Em ambas as formas, a tela de conclusão será exibida para confirmar a quantidade efetivamente produzida e, se necessário, indicar produtos ruins.

  • Clique aqui e confira como utilizar produtos disponíveis em estoque na sua OP.

  • Ao concluir a OP, todos os movimentos de estoque serão realizados automaticamente.

  • É importante ressaltar que não é possível concluir OPs com datas futuras, a conclusão só é possível com a data atual ou retroativa.

  • 1. Concluindo a Produção pela Ordem de Produção

    Acesse a Ordem de Produção de interesse, e no menu lateral esquerdo, clique em "Concluir Ordem de Produção":


    Verifique os dados e, caso estejam corretos, clique em "Concluir Agora".

  • 2. Concluir através do kanban (Etapas da Produção)

    No menu de suspenso do módulo "Compras, Estoque e Produção", acesse a "Etapas da Produção":


    ​Na coluna "A Produzir" (1), você encontrará todas as OPs pendentes. Selecione o card da Produção desejada e arraste-o para a coluna "Concluído" (2):

    ​Verifique os dados e, caso estejam corretos, clique em "Concluir Agora".


Houve um erro ao concluir minha OP

Na eventualidade de surgir algum erro durante a conclusão da sua OP, não se preocupe!

Aqui, abordaremos alguns erros comuns que podem surgi e suas respectivas correções:

Se o problema que você encontrou não estiver listado aqui, não hesite em entrar em contato com o nosso suporte. Estamos à disposição para ajudar! 🚑


1) Ops! Um dos itens da estrutura possui o CMC unitário zerado em dd/mm/aaaa, por isso não é possível gerar o movimento de estoque

  • Motivo: Esse erro indica a existência de um item na estrutura do produto com o CMC zerado. "CMC" refere-se ao custo médio dos gastos com a aquisição de cada produto.

    Ao concluir uma OP, o Omie gerará a movimentação de estoque e calculará o CMC com base nos dados atuais do produto e nos dados de produção.

  • Como corrigir: É necessário ajustar o CMC do item sinalizado na mensagem.

    Realize uma Movimentação Manual no Estoque com o tipo de movimento "Ajustar o saldo de estoque do dia", preenchendo o "Valor Unitário" com o custo do produto.

    Após o ajuste, conclua a OP novamente.


2) Ocorreu um problema ao tentar salvar as informações da produção

  • Motivo: Este erro indica que uma das informações da produção está em desacordo, frequentemente associado à Data de Conclusão da OP.

    Como orientado anteriormente neste artigo, não é possível concluir OPs com datas futuras; apenas datas atuais ou retroativas são permitidas.

  • Como corrigir: Verifique os dados da produção, com foco especial na data de conclusão da OP. Caso ela esteja configurada com uma data futura, basta alterá-la para a data atual ou uma data retroativa e tentar concluir a OP novamente.


📚 Artigos Relacionados

erro concluir op, erro op, erro ordem de produção

Respondeu à sua pergunta?