Na produção e industrialização de produtos, a gestão eficiente do estoque, tanto sobre a produção quanto o consumo, e o controle preciso dos custos associados desempenham um papel muito importante na análise estratégica de qualquer empresário.
Uma vez estabelecida a Estrutura dos Produtos, o próximo passo consiste em iniciar a produção, permitindo assim a avaliação contínua desses indicadores de estoque e custos.
Tópicos do Artigo
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Cadastrando uma Ordem de Produção
Existem duas formas de criar uma Ordem de Produção (OP), e a seguir, apresentaremos ambas.
Após escolher a melhor forma de incluir uma OP, siga para o preenchimento dos dados.
1ª. Incluir uma OP através menu suspenso de Compras
No menu suspenso do Módulo de Compras, Estoque e Produção, localize o tópico "Ordem de Produção" e clique em "Incluir", conforme exemplo abaixo:
2ª. Incluir uma OP através das Etapas de Produção
No menu suspenso do Módulo de Compras, Estoque e Produção, localize o tópico "Ordem de Produção e clique em "Etapas de Produção", conforme exemplo abaixo:
Então, clique em "+Nova Ordem de Produção":
Preenchendo os dados da Ordem de Produção
1) Após incluir uma nova Ordem de Produção (OP), é necessário preencher os dados iniciais, sendo eles:
Produto. Pesquise e escolha o produto a ser produzido.
Previsão de conclusão. Preencha a data estimada para a conclusão da Ordem de Produção (OP).
Quantidade a produzir. Especifique a quantidade a ser produzida por meio desta OP.
2) Ao selecionar o produto, a aba "Itens da Ordem de Produção" será preenchida automaticamente.
3) Ao selecionar e dar um duplo clique em um dos itens (matérias-prima) deste produto, é possível editar os seguintes dados:
Quantidade: Indique a quantidade necessária desta matéria-prima para a produção.
Local de Estoque: Escolha o local de estoque de consumo deste item.
Observações do Item: Caso necessário, inclua observações específicas para este item.
4) Na tela principal de Ordem de Produção, na aba "Informações Adicionais" você pode preencher:
Data de Início da Produção: Indique a data de início da fabricação;
Data de Conclusão da Produção: Especifique a data de término da produção;
💡 As datas de início e conclusão da OP serão utilizadas no Bloco K do SPED.
Local de Estoque de Entrada: Selecione, entre os seus locais de estoque, aquele destinado à entrada dos itens produzidos após a conclusão da OP;
Projeto: Associe, se necessário, a qual Projeto a OP está vinculada.
5) Por fim, na aba "Observações", é possível registrar notas específicas relacionadas a esta Ordem de Produção (OP):
6) Ao concluir todos os preenchimentos, lembre-se de clicar em "Salvar" para garantir a aplicação das alterações:
💡 Dica
Temos um artigo detalhando o processo de visualização e impressão das informações da Ordem de Produção:
Concluindo a Ordem de Produção
Existem duas maneiras de concluir uma Ordem de Produção (OP):
📣 Dicas para melhorar a sua experiência
Em ambas as formas, a tela de conclusão será exibida para confirmar a quantidade efetivamente produzida e, se necessário, indicar produtos ruins.
Clique aqui e confira como utilizar produtos disponíveis em estoque na sua OP.
Ao concluir a OP, todos os movimentos de estoque serão realizados automaticamente.
É importante ressaltar que não é possível concluir OPs com datas futuras, a conclusão só é possível com a data atual ou retroativa.
1. Concluindo a Produção pela Ordem de Produção
Acesse a Ordem de Produção de interesse, e no menu lateral esquerdo, clique em "Concluir Ordem de Produção":
Verifique os dados e, caso estejam corretos, clique em "Concluir Agora".
2. Concluir através do kanban (Etapas da Produção)
No menu de suspenso do módulo "Compras, Estoque e Produção", acesse a "Etapas da Produção":
Na coluna "A Produzir" (1), você encontrará todas as OPs pendentes. Selecione o card da Produção desejada e arraste-o para a coluna "Concluído" (2):Verifique os dados e, caso estejam corretos, clique em "Concluir Agora".
Houve um erro ao concluir minha OP
Na eventualidade de surgir algum erro durante a conclusão da sua OP, não se preocupe!
Aqui, abordaremos alguns erros comuns que podem surgi e suas respectivas correções:
Se o problema que você encontrou não estiver listado aqui, não hesite em entrar em contato com o nosso suporte. Estamos à disposição para ajudar! 🚑
1) Ops! Um dos itens da estrutura possui o CMC unitário zerado em dd/mm/aaaa, por isso não é possível gerar o movimento de estoque
Motivo: Esse erro indica a existência de um item na estrutura do produto com o CMC zerado. "CMC" refere-se ao custo médio dos gastos com a aquisição de cada produto.
Ao concluir uma OP, o Omie gerará a movimentação de estoque e calculará o CMC com base nos dados atuais do produto e nos dados de produção.
Como corrigir: É necessário ajustar o CMC do item sinalizado na mensagem.
Realize uma Movimentação Manual no Estoque com o tipo de movimento "Ajustar o saldo de estoque do dia", preenchendo o "Valor Unitário" com o custo do produto.
Após o ajuste, conclua a OP novamente.
2) Ocorreu um problema ao tentar salvar as informações da produção
Motivo: Este erro indica que uma das informações da produção está em desacordo, frequentemente associado à Data de Conclusão da OP.
Como orientado anteriormente neste artigo, não é possível concluir OPs com datas futuras; apenas datas atuais ou retroativas são permitidas.
Como corrigir: Verifique os dados da produção, com foco especial na data de conclusão da OP. Caso ela esteja configurada com uma data futura, basta alterá-la para a data atual ou uma data retroativa e tentar concluir a OP novamente.
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