Passar para o conteúdo principal
Todas as coleçõesProduçãoProdução: Operações com Ordem de Produção
Utilizando os produtos disponíveis em estoque em uma Ordem de Produção (OP)
Utilizando os produtos disponíveis em estoque em uma Ordem de Produção (OP)

Nesse artigo, descubra como concluir uma OP e utilizar os produtos que já estão prontos no estoque.

Thais Oldani avatar
Escrito por Thais Oldani
Atualizado há mais de 2 meses

No Omie, gerenciar as suas produções é simples e intuitivo!

Você cadastra o seu produto acabado ou em processo e define a sua Estrutura, especificando os itens necessários para a sua produção. Em seguida, você acompanha e controla a execução dessas produções por meio de Ordens de Produção (OP).

Neste processo, é muito importante manter o controle minucioso do estoque, tanto dos produtos finais quanto dos componentes utilizados.

Pensando nisso, o Omie oferece um recurso para você escolher como os produtos utilizados em uma Ordem de Produção (OP) afetam o estoque: você pode decidir se os produtos utilizados na OP devem primeiro gerar uma entrada no estoque e, em seguida, ser consumidos, ou se devem ser apenas consumidos diretamente dele.

Neste artigo, vamos aprofundar a compreensão sobre como os produtos são gerenciados no estoque ao concluir uma Ordem de Produção (OP), além de explicar como utilizar os produtos diretamente do estoque sem a obrigação de registrar uma entrada prévia.


Tópicos do Artigo


Entendendo a gestão dos produtos da OP

💭 Para elucidar com clareza, vamos considerar uma OP para produzir um macarrão, composta pelos seguintes elementos:

  • Macarrão: Produto Acabado

  • Molho de Tomate: Produto em Processo

    • Sal: Matéria Prima

    • Tomate Italiano: Matéria Prima

  • Alho: Matéria Prima​

1) Por padrão, ao concluir uma Ordem de Produção, o Omie realizará as seguintes ações automaticamente para a gestão do estoque:

  1. O produto produzido, no exemplo, o macarrão, recebe uma entrada no seu estoque:

  2. A matéria prima do produto produzido, no exemplo, o alho, será consumida e gerará uma saída do estoque.

  3. E quando há um componente do produto produzido que também é um Produto Acabado ou em Processo, no nosso exemplo, o Molho de Tomate, o registro no estoque é um pouco mais complexo:

    Inicialmente, é feito o registro de uma entrada no estoque, pois ele item está sendo produzido para ser posteriormente utilizado na montagem do produto final.

    Na sequência, ocorre o registro de uma saída no estoque, indicando que este componente foi consumido na Ordem de Produção:


    💡 Esse tipo de gestão de estoque pode ser útil para simplificar seu processo de gestão quando um dos componentes do seu produto final também é produzido por você. Então, por meio de uma única Ordem de Produção, é possível registrar e controlar tanto a produção do componente intermediário quanto a do produto final.

2) Entretanto, para todos os itens da estrutura do seu produto final, com exceção dos produtos com o Tipo "01 - Matéria Prima", você pode realizar uma configuração para o sistema utilizar os produtos já existentes no estoque.

Dessa forma, não é necessário gerar uma entrada para, em seguida, gerar uma saída.

Com essa configuração, o Omie realizará as seguintes ações automaticamente para a gestão do estoque:

  1. O produto produzido, no exemplo, o macarrão, recebe uma entrada no seu estoque:

  2. A matéria prima do produto produzido, no exemplo, o alho, será consumida e gerará uma saída do estoque.

  3. Quando um componente do produto final já está disponível no estoque, como é o caso do Molho de Tomate, e está configurado para ser utilizado do estoque existente, ao concluir a Ordem de Produção, apenas é registrada uma saída do estoque, indicando o uso desse componente.

    Logo, não é necessário registrar uma entrada prévia para este item, que já está disponível.

    💡 Esse recurso pode ser útil em cenários onde você já possui produtos semiacabados ou acabados em estoque, os quais podem ser utilizados na produção de novos itens.

    Isso elimina a necessidade de consumir mais matérias-primas, otimizando a utilização dos seus recursos disponíveis e a sua gestão do estoque.


Configurando a utilização do item disponível no Estoque

1) Acesse o cadastro do Produto Acabado, ou seja, o que será Produzido:

2) No menu lateral esquerdo, clique em "Estrutura do Produto":

3) Dê um duplo clique no componente do produto em que você deseja utilizar o estoque já existente:

4) E por fim, marque a opção "Quero utilizar os itens que já estão prontos no estoque desse produto":

5) Não esqueça de salvar as alterações. 😉


📚 Artigos Relacionados

Respondeu à sua pergunta?