Passar para o conteúdo principal
Transferindo Categorias

Nesse artigo, descubra como transferir todos os cadastros registrados em uma categoria para outra.

Thais Oldani avatar
Escrito por Thais Oldani
Atualizado há mais de um ano

As Categorias em um sistema ERP desempenham um papel central na organização e classificação das informações financeiras, contábeis e operacionais de uma empresa.

O Omie oferece inicialmente um conjunto de categorias baseado no plano referencial divulgado pelo governo, o que o torna compatível com as exigências legais.

Além das opções pré-definidas, você tem a flexibilidade de cadastrar novas categorias conforme a demanda do seu negócio.

E se necessário, é possível transferir todos os registros associados à "Categoria A" para a "Categoria B" de forma simples e intuitiva! 😃


Transferindo Categorias

1) Acesse as configurações, clicando na engrenagem ⚙️ no canto superior direito:

2) Clique na opção "2. Categorias", conforme indicado na figura abaixo:

3) Nesta tela, você verá a lista de todas as Categorias registradas no seu sistema. Clique sobre a Categoria da qual deseja transferir os dados (1) e clique em "Transferir" (2):

4) À direita, o sistema exibirá os dados associados à categoria original que serão modificados (1). Escolha a Categoria de destino (2) e, se desejar, marque a opção para inativar o cadastro da categoria original após a transferência (3). Ao finalizar o preenchimento e conferência de todas as informações, clique em "Confirmar" (4):

⚠️ Informação Importante

  • Essa operação é irreversível! Verifique corretamente os dados nos quais deseja realizar a transferência.

  • Não é possível fazer a transferência de dados de uma categoria de despesa, para receita. Ou de uma categoria de receita para despesa.

5) O sistema exibirá uma mensagem de confirmação enfatizando que essa operação é irreversível. Para prosseguir, clique em "Sim".

6) Dessa forma, todos os registros vinculados à Categoria de Origem serão atualizados para a Categoria de Destino. O sistema enviará um e-mail para o usuário que fez a alteração, informando sobre a conclusão da modificação e os detalhes associados:

7) Caso você tenha optado pela inativação da Categoria Origem, ela estará inativa automaticamente:



📚 Artigos Relacionados

Respondeu à sua pergunta?