As Categorias em um sistema ERP desempenham um papel central na organização e classificação das informações financeiras, contábeis e operacionais de uma empresa.
O Omie oferece inicialmente um conjunto de categorias baseado no plano referencial divulgado pelo governo, o que o torna compatível com as exigências legais.
Além das opções pré-definidas, você tem a flexibilidade de cadastrar novas categorias conforme a demanda do seu negócio.
E se necessário, é possível transferir todos os registros associados à "Categoria A" para a "Categoria B" de forma simples e intuitiva! 😃
Transferindo Categorias
1) Acesse as configurações, clicando na engrenagem ⚙️ no canto superior direito:
2) Clique na opção "2. Categorias", conforme indicado na figura abaixo:
3) Nesta tela, você verá a lista de todas as Categorias registradas no seu sistema. Clique sobre a Categoria da qual deseja transferir os dados (1) e clique em "Transferir" (2):
4) À direita, o sistema exibirá os dados associados à categoria original que serão modificados (1). Escolha a Categoria de destino (2) e, se desejar, marque a opção para inativar o cadastro da categoria original após a transferência (3). Ao finalizar o preenchimento e conferência de todas as informações, clique em "Confirmar" (4):
⚠️ Informação Importante
Essa operação é irreversível! Verifique corretamente os dados nos quais deseja realizar a transferência.
Não é possível fazer a transferência de dados de uma categoria de despesa, para receita. Ou de uma categoria de receita para despesa.
5) O sistema exibirá uma mensagem de confirmação enfatizando que essa operação é irreversível. Para prosseguir, clique em "Sim".
6) Dessa forma, todos os registros vinculados à Categoria de Origem serão atualizados para a Categoria de Destino. O sistema enviará um e-mail para o usuário que fez a alteração, informando sobre a conclusão da modificação e os detalhes associados:
7) Caso você tenha optado pela inativação da Categoria Origem, ela estará inativa automaticamente:
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