No Omie, ao faturar uma devolução para o seu cliente, automaticamente o sistema gerará uma conta a pagar com o valor devolvido, abatendo dessa forma o valor recebido na venda
Ou seja, se você fez uma venda de R$ 100,00 e devolveu um produto de R$ 25,00, a conta a receber não será modificada, o sistema gerará uma conta a pagar de R$ 25,00 referente a devolução
E no extrato final, os valores serão apresentados da seguinte forma:
Conta a Receber da Venda: + R$ 100,00
Conta a Pagar da Devolução: - R$ 25,00
Total: + R$ 75,00
Isso acontece porque o sistema não assume qual será o acordo financeiro entre você e o seu cliente, logo, se há uma conta a receber sobre o valor da venda, na existência de uma devolução dos produtos será preciso também devolver os valores recebidos
Gerenciando a Conta a Pagar de Devolução
Considerando a Conta a Pagar
Se no seu processo o valor recebido será estornado ao cliente, basta realizar a baixa da Conta a Pagar de devolução na data em que o pagamento for realizado
Desconsiderando a Conta a Pagar
Se você precisar desconsiderar a Conta a Pagar de devolução, basta seguir os passos abaixo:
Mas caso você queira liquidar essa despesa sem gerar um impacto no seu DRE ou nos Lançamentos Contábeis, basta seguir esses passos:
📌 Em caso de dúvidas sobre as regras a serem aplicadas para o seu processo, consulte seu contador |