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Gerenciando a conta a pagar da Devolução de Venda
Gerenciando a conta a pagar da Devolução de Venda

Neste artigo, descubra como gerenciar a conta a pagar gerada automaticamente por uma Devolução de Venda

Thais Oldani avatar
Escrito por Thais Oldani
Atualizado há mais de uma semana

No Omie, ao faturar uma devolução para o seu cliente, automaticamente o sistema gerará uma conta a pagar com o valor devolvido, abatendo dessa forma o valor recebido na venda

Ou seja, se você fez uma venda de R$ 100,00 e devolveu um produto de R$ 25,00, a conta a receber não será modificada, o sistema gerará uma conta a pagar de R$ 25,00 referente a devolução

E no extrato final, os valores serão apresentados da seguinte forma:

  • Conta a Receber da Venda: + R$ 100,00

  • Conta a Pagar da Devolução: - R$ 25,00

  • Total: + R$ 75,00

Isso acontece porque o sistema não assume qual será o acordo financeiro entre você e o seu cliente, logo, se há uma conta a receber sobre o valor da venda, na existência de uma devolução dos produtos será preciso também devolver os valores recebidos


Gerenciando a Conta a Pagar de Devolução

Considerando a Conta a Pagar

Se no seu processo o valor recebido será estornado ao cliente, basta realizar a baixa da Conta a Pagar de devolução na data em que o pagamento for realizado

Desconsiderando a Conta a Pagar

Se você precisar desconsiderar a Conta a Pagar de devolução, basta seguir os passos abaixo:

Mas caso você queira liquidar essa despesa sem gerar um impacto no seu DRE ou nos Lançamentos Contábeis, basta seguir esses passos:

📌 Em caso de dúvidas sobre as regras a serem aplicadas para o seu processo, consulte seu contador


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