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Cadastrando uma Ordem de Serviço via API
Cadastrando uma Ordem de Serviço via API

Nesse artigo, descubra como cadastrar uma Ordem de Serviço no Omie ERP via API.

Thais Oldani avatar
Escrito por Thais Oldani
Atualizado há mais de 2 meses

As APIs do Omie foram desenvolvidas para oferecer flexibilidade e eficiência na integração de sistemas e automatização de processos, permitindo que você conecte suas soluções diretamente ao Omie.

Aqui, vamos te mostrar o passo a passo para cadastrar as suas Ordens de Serviço através das nossas APIs.

Preparado para simplificar sua gestão e otimizar seu tempo? Então, vamos lá! 🚀

Tópicos do Artigo


Informações Importantes sobre as APIs Omie

Antes de iniciar seus testes com a nossa API, é fundamental conhecer alguns processos básicos:

  • Acessando a documentação: Consulte nossa documentação oficial para entender os endpoints disponíveis e seus respectivos parâmetros.

  • ⚙️ Características e Recomendações: Fique por dentro das melhores práticas para otimizar sua experiência com a API da Omie

  • 🔐 Login no Portal: Para testar suas requisições no Portal do Desenvolvedor é necessário fazer login na plataforma com o mesmo e-mail e senha que você já usa no ERP. Fácil, né? 😉

  • 🧪 Aplicativo Teste: Aprenda a criar um Aplicativo Teste gratuito e descubra, na prática, como utilizar nossas APIs e aproveitar ao máximo os nosso recursos.

💡 Dica Omie: Você pode testar nossas APIs diretamente no nosso Portal do Desenvolvedor. Além disso, ferramentas como Postman, Insomnia e ThunderClient (extensão do VS Code) também são ótimas opções para realizar testes.


Cadastrando uma OS via API

1) Antes de cadastrar uma Ordem de Serviço via API, é importante já ter em mãos alguns dados necessário para enviar como parâmetros na requisição.

Você precisará do:

2) Com esses dados em mãos, identifique em qual dos três cenários abaixo você se encaixa.

Em seguida, clique no cenário correspondente para visualizar o passo a passo do cadastro da OS.

Incluindo uma OS com um Serviço não cadastrado

💡 Neste exemplo, a requisição é utilizada quando o serviço ainda não está cadastrado no sistema Omie e você deseja incluí-lo diretamente ao criar a OS.

Para isso, é necessário fornecer todas as informações referentes ao serviço, incluindo:

  • Detalhes do serviço (descrição, unidade de medida, entre outros)

  • Códigos específicos de cada município, conforme exigido pela legislação local.

  • Dados tributários (impostos aplicáveis, alíquotas e retenções).

1) No Portal do Desenvolvedor, acesse a lista de APIs:

2) No tópico "Serviços e NFS-e", selecione a opção "Ordens de Serviço":

3) Para cadastrar Clientes ou Fornecedores, é preciso utilizar o método IncluirOS:

4) Após selecionar o método IncluirOS, você poderá consultar todos os parâmetros disponíveis (1).

Para realizar um teste rápido com os parâmetros básicos, basta clicar em "Teste agora mesmo" (2).


💡 Entendendo os parâmetros

Por aqui, você encontrará uma lista dos parâmetros disponíveis para sua requisição, incluindo:

  • Nome – Identifica a variável dentro da API.

  • Tipo de dado – Indica o formato esperado (integer, string, decimal, etc.)

  • Descrição – Explica a finalidade do parâmetro e como utilizá-lo.

Para obter mais detalhes sobre um parâmetro específico, basta passar o mouse sobre o ícone ➕, e uma explicação detalhada será exibida.


5) Para realizar um teste pelo Developer - Portal do Desenvolvedor, é preciso realizar o login no Omie:

6) Após realizar o login, na tela de testes do Developer, onde poderá configurar e enviar requisições para a API. Veja como cada campo funciona:

  • (1) Endpoint:O Omie preencherá automaticamente este campo com:

    🔗 https://app.omie.com.br/api/v1/servicos/os/

  • (2) Aplicativo ou Chave de Acesso: Aqui, você verá uma lista dos aplicativos aos quais seu e-mail tem acesso. Basta selecionar o desejado, e os campos App Key e App Secret serão preenchidos automaticamente.

    Caso precise testar um aplicativo que não aparece na lista, selecione "O aplicativo que eu quero não está na lista" e insira manualmente suas credenciais.

  • (3) Call: O Omie definirá automaticamente o tipo de chamada como IncluirOS.

  • (4) Conteúdo – Este é o campo onde você configurará sua requisição, inserindo os dados necessários para cadastrar sua Ordem de Serviço.

7) A seguir, demonstramos um exemplo de requisição para cadastro de Ordem de Serviço informando os dados do Serviço prestado:

{
"Cabecalho": {
"cCodIntOS": "xxxOsApi",
"cCodParc": "999",
"cEtapa": "10",
"dDtPrevisao": "27/02/2025",
"nCodCli": 3795260786,
"nQtdeParc": 3
},
"Departamentos": [],
"Email": {
"cEnvBoleto": "N",
"cEnvLink": "N",
"cEnviarPara": "api@omie.com.br"
},
"InformacoesAdicionais": {
"cCidPrestServ": "SAO PAULO (SP)",
"cCodCateg": "1.01.02",
"cDadosAdicNF": "OS incluída via API",
"nCodCC": 3731356020
},
"ServicosPrestados": [
{
"cCodServLC116": "7.07",
"cCodServMun": "01015",
"cDadosAdicItem": "Serviços prestados (API)",
"cDescServ": "Serviço prestado 001 (API)",
"cRetemISS": "N",
"cTribServ": "01",
"impostos": {
"cRetemIRRF": "S",
"cRetemPIS": "S",
"nAliqCOFINS": 0,
"nAliqCSLL": 0,
"nAliqIRRF": 15,
"nAliqISS": 3,
"nAliqPIS": 4.5
},
"nQtde": 3,
"nValUnit": 1000
}
]
}

8) Ao executar a requisição com todos os parâmetros devidamente preenchidos, você receberá uma resposta positiva contendo o código da OS cadastrada.

Esse identificador, retornado nas tag "nCodOS", serve como referência para consultas e operações futuras via API.

{
"cCodIntOS": "xxxOsApi",
"nCodOS": 3847270140,
"cNumOS": "000000000000016",
"cCodStatus": "0",
"cDescStatus": "Ordem de Serviço adicionada com sucesso!"
}

9) No Omie ERP, a Ordem de Serviço estará cadastrada:

Incluindo uma OS com um Serviço já cadastrado

💡 Neste exemplo, a requisição é utilizada quando o serviço já cadastrado no sistema Omie .

Para isso, é necessário fornecer apenas o Código do Serviço "nCodServico" e a quantidade "nQtde", e todas as informações referentes ao serviço serão preenchidas automaticamente, incluindo:

  • Detalhes do serviço (descrição, unidade de medida, entre outros);

  • Códigos específicos de cada município, conforme exigido pela legislação local;

  • Dados tributários (impostos aplicáveis, alíquotas e retenções).

1) No Portal do Desenvolvedor, acesse a lista de APIs:

2) No tópico "Serviços e NFS-e", selecione a opção "Ordens de Serviço":

3) Para cadastrar Clientes ou Fornecedores, é preciso utilizar o método IncluirOS:

4) Após selecionar o método IncluirOS, você poderá consultar todos os parâmetros disponíveis (1).

Para realizar um teste rápido com os parâmetros básicos, basta clicar em "Teste agora mesmo" (2).


💡 Entendendo os parâmetros

Por aqui, você encontrará uma lista dos parâmetros disponíveis para sua requisição, incluindo:

  • Nome – Identifica a variável dentro da API.

  • Tipo de dado – Indica o formato esperado (integer, string, decimal, etc.)

  • Descrição – Explica a finalidade do parâmetro e como utilizá-lo.

Para obter mais detalhes sobre um parâmetro específico, basta passar o mouse sobre o ícone ➕, e uma explicação detalhada será exibida.


5) Para realizar um teste pelo Developer - Portal do Desenvolvedor, é preciso realizar o login no Omie:

6) Após realizar o login, na tela de testes do Developer, onde poderá configurar e enviar requisições para a API. Veja como cada campo funciona:

  • (1) Endpoint:O Omie preencherá automaticamente este campo com:

    🔗 https://app.omie.com.br/api/v1/servicos/os/

  • (2) Aplicativo ou Chave de Acesso: Aqui, você verá uma lista dos aplicativos aos quais seu e-mail tem acesso. Basta selecionar o desejado, e os campos App Key e App Secret serão preenchidos automaticamente.

    Caso precise testar um aplicativo que não aparece na lista, selecione "O aplicativo que eu quero não está na lista" e insira manualmente suas credenciais.

  • (3) Call: O Omie definirá automaticamente o tipo de chamada como IncluirOS.

  • (4) Conteúdo – Este é o campo onde você configurará sua requisição, inserindo os dados necessários para cadastrar sua Ordem de Serviço.

7) A seguir, demonstramos um exemplo de requisição para cadastro de Ordem de Serviço informando os dados do Serviço já cadastrado no Omie:

{
"Cabecalho": {
"cCodIntOS": "16736292",
"cCodParc": "999",
"cEtapa": "10",
"dDtPrevisao": "27/02/2025",
"nCodCli": 3795260786,
"nQtdeParc": 1
},
"Departamentos": [],
"Email": {
"cEnvBoleto": "N",
"cEnvLink": "N",
"cEnviarPara": "api@omie.com.br"
},
"InformacoesAdicionais": {
"cCidPrestServ": "SAO PAULO (SP)",
"cCodCateg": "1.01.02",
"cDadosAdicNF": "OS incluída via API",
"nCodCC": 3731356020
},
"ServicosPrestados": [
{
"cCodServLC116": "7.07",
"cCodServMun": "01015",
"cDescServ": "Manutenção de Computadores",
"cRetemISS": "N",
"cTribServ": "01",
"nQtde": 3,
"nValUnit": 1000
}
]
}

📣 Importante

  • Ao informar o serviço, você pode utilizar o código do serviço nCodServico, o código de integração cCodIntServico ou a sua descrição cDescServ.

  • O parâmetro "cCodIntServico" é utilizado exclusivamente para integrações via API, por isso, ele não será demonstrado no ERP.

8) Ao executar a requisição com todos os parâmetros devidamente preenchidos, você receberá uma resposta positiva contendo o código da OS cadastrada.

Esse identificador, retornado nas tag "nCodOS", serve como referência para consultas e operações futuras via API.

{
"cCodIntOS": "16736292",
"nCodOS": 3847448488,
"cNumOS": "000000000000018",
"cCodStatus": "0",
"cDescStatus": "Ordem de Serviço adicionada com sucesso!"
}

9) No Omie ERP, a Ordem de Serviço estará cadastrada:

Incluindo uma OS com um Serviço já cadastrado e outro não cadastrado

💡 Neste exemplo, a requisição é utilizada quando você terá dois serviços na OS, mas apenas um deles já está cadastrado no Omie.

Para o serviço cadastrado, é necessário fornecer apenas o Código do Serviço "nCodServico" e a quantidade "nQtde", e todas as informações relacionadas serão preenchidas automaticamente.

Para o serviço não cadastrado, todos os dados deverão ser informados manualmente, incluindo:

  • Detalhes do serviço (descrição, unidade de medida, entre outros);

  • Códigos específicos de cada município, conforme exigido pela legislação local;

  • Dados tributários (impostos aplicáveis, alíquotas e retenções).

1) No Portal do Desenvolvedor, acesse a lista de APIs:

2) No tópico "Serviços e NFS-e", selecione a opção "Ordens de Serviço":

3) Para cadastrar Clientes ou Fornecedores, é preciso utilizar o método IncluirOS:

4) Após selecionar o método IncluirOS, você poderá consultar todos os parâmetros disponíveis (1).

Para realizar um teste rápido com os parâmetros básicos, basta clicar em "Teste agora mesmo" (2).


💡 Entendendo os parâmetros

Por aqui, você encontrará uma lista dos parâmetros disponíveis para sua requisição, incluindo:

  • Nome – Identifica a variável dentro da API.

  • Tipo de dado – Indica o formato esperado (integer, string, decimal, etc.)

  • Descrição – Explica a finalidade do parâmetro e como utilizá-lo.

Para obter mais detalhes sobre um parâmetro específico, basta passar o mouse sobre o ícone ➕, e uma explicação detalhada será exibida.


5) Para realizar um teste pelo Developer - Portal do Desenvolvedor, é preciso realizar o login no Omie:

6) Após realizar o login, na tela de testes do Developer, onde poderá configurar e enviar requisições para a API. Veja como cada campo funciona:

  • (1) Endpoint:O Omie preencherá automaticamente este campo com:

    🔗 https://app.omie.com.br/api/v1/servicos/os/

  • (2) Aplicativo ou Chave de Acesso: Aqui, você verá uma lista dos aplicativos aos quais seu e-mail tem acesso. Basta selecionar o desejado, e os campos App Key e App Secret serão preenchidos automaticamente.

    Caso precise testar um aplicativo que não aparece na lista, selecione "O aplicativo que eu quero não está na lista" e insira manualmente suas credenciais.

  • (3) Call: O Omie definirá automaticamente o tipo de chamada como IncluirOS.

  • (4) Conteúdo – Este é o campo onde você configurará sua requisição, inserindo os dados necessários para cadastrar sua Ordem de Serviço.

7) A seguir, apresentamos um exemplo de requisição para o cadastro de uma Ordem de Serviço contendo dois serviços: um já registrado no Omie e outro ainda não cadastrado.

{
"Cabecalho": {
"cCodIntOS": "16735292",
"cCodParc": "999",
"cEtapa": "10",
"dDtPrevisao": "27/02/2025",
"nCodCli": 3795260786,
"nQtdeParc": 1
},
"Departamentos": [],
"Email": {
"cEnvBoleto": "N",
"cEnvLink": "N",
"cEnviarPara": "api@omie.com.br"
},
"InformacoesAdicionais": {
"cCidPrestServ": "SAO PAULO (SP)",
"cCodCateg": "1.01.02",
"cDadosAdicNF": "OS incluida via API com dois serviços",
"nCodCC": 3731356020
},
"ServicosPrestados": [
{
"cCodServLC116": "7.07",
"cCodServMun": "01015",
"cDadosAdicItem": "Serviços prestados",
"cDescServ": "Serviço prestado 001",
"cRetemISS": "N",
"cTribServ": "01",
"impostos": {
"cRetemIRRF": "S",
"cRetemPIS": "S",
"nAliqCOFINS": 0,
"nAliqCSLL": 0,
"nAliqIRRF": 15,
"nAliqISS": 3,
"nAliqPIS": 4.5
},
"nQtde": 2,
"nValUnit": 1000
},
{
"nCodServico": 3846592864,
"nQtde": 1,
"nValUnit": 1000
}
]
}

📣 Importante

  • Ao informar o serviço, você pode utilizar o código do serviço nCodServico, o código de integração cCodIntServico ou a sua descrição cDescServ.

  • O parâmetro "cCodIntServico" é utilizado exclusivamente para integrações via API, por isso, ele não será demonstrado no ERP.

8) Ao executar a requisição com todos os parâmetros devidamente preenchidos, você receberá uma resposta positiva contendo o código da OS cadastrada.

Esse identificador, retornado nas tag "nCodOS", serve como referência para consultas e operações futuras via API.

{
"cCodIntOS": "16735292",
"nCodOS": 3847459786,
"cNumOS": "000000000000019",
"cCodStatus": "0",
"cDescStatus": "Ordem de Serviço adicionada com sucesso!"
}

9) No Omie ERP, a Ordem de Serviço estará cadastrada:


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