Passar para o conteúdo principal

Cadastrando e Faturando um Pedido de Venda Parcial

Nesse artigo, descubra como realizar o cadastro de um Pedido de Venda parcial no Omie.

Diego Pancera avatar
Escrito por Diego Pancera
Atualizado há mais de 2 meses

No Omie, você pode realizar faturamentos parciais aos seus Pedidos de Vendas de forma prática e rápida. Veja abaixo, como deverá ser realizado o processo no sistema.

Tópicos do Artigo:


Informações Importantes

  • Todos os Pedidos Parciais seguirão o mesmo padrão: será o número do pedido origem/sequência do Pedido Parcial, por exemplo:

    • Pedido Origem: 78

    • Pedido Parcial: 78/1

  • Referente ao Frete (Desconto, Seguro e Outras Despesas Acessórias): Realizamos uma proporção do valor original do Pedido, com base nos itens selecionados para o Pedido Parcial. Desta forma, o valor do Frete será ajustado proporcionalmente ao Pedido Parcial, enquanto o valor correspondente no Pedido de Origem será subtraído, garantindo o controle correto de valores.

    Caso você prefira, é possível não tratar Frete (Desconto, Seguro e Outras despesas acessórias) no Pedido Origem, e sempre discriminar manualmente em cada pedido parcial quando o criar.

  • Após o faturamento completo de todos os itens, o Pedido de Origem deve ser encerrado.
    É importante que todos os itens sejam faturados por meio de Pedidos Parciais, pois o sistema não permite o faturamento direto pelo Pedido de Origem.
    Caso seja feita uma tentativa de conferência diretamente no Pedido de Origem, sem utilizar Pedidos Parciais, será exibida a seguinte mensagem de erro:

    • "O produto precisa ser preenchido com quantidade maior que zero."

  • Uma vez que um adiantamento estiver registrado, não será possível gerar Pedidos de Venda Parciais. Por isso, certifique-se de marcar o Pedido como parcial e, posteriormente, registre o adiantamento. Caso contrário, o erro abaixo será exibido:

    • "Este pedido já possui adiantamentos gerados e por isso não é possível gerar pedidos parciais".


Acessando o Pedido de Venda

1) Na tela inicial do seu Aplicativo Omie, clique para acessar o módulo de Vendas e NF-e:

2) Acesse o menu suspenso de Vendas e NF-e (1) e clique em “Exibir todas” no grupo "Venda de Produto" (2):

3) Cadastre um Pedido de Venda ou localize o pedido já cadastrado em que deseja faturar parcialmente, e dê um duplo clique sobre ele:


Cadastrando e faturando o Pedido Parcial

1) Com o Pedido de Venda aberto, confirme os dados do cliente e da venda (1). No menu ao lado direito, clique em "Pedido Parcial"(2):

💡 Caso o Pedido de Venda esteja configurado como Orçamento, a opção não vai aparecer. É preciso desmarcar a opção para conseguir visualizar o botão de "Pedido Parcial":

2) Nesta tela, serão demonstradas as informações para criação do Pedido Parcial, como, por exemplo, itens que serão faturados parcialmente, quantidade e previsão de faturamento:

  • 1) Selecione os produtos que deseja faturar parcialmente.

  • 2) Informe a quantidade que será faturada.

  • 3) Informe uma nova previsão de faturamento, caso necessário.

  • 4) Clique aqui para gerar o novo Pedido Parcial.

3) Será apresentada uma mensagem de confirmação, clique em "Sim", para ser criado o Pedido de Venda Parcial:

4) Uma nova mensagem será demonstrada na tela, confirmando que o Pedido de Venda Parcial foi criado com sucesso:

5) Ao acessar a listagem de Pedidos de Venda, será exibida as informações atualizadas com valores e quantidades conforme os criou:

6) Após a criação do Pedido Parcial, é preciso realizar o processo de faturamento. Para isso, no menu direito, clique em "Conferir":

💡 Acessando o Pedido de Venda Parcial, é possível visualizar a origem dele:

7) A próxima tela fará a validação dos dados principais do seu Pedido de Venda com base nos critérios da SEFAZ para emissão da NF-e, e após a aprovação, será possível gerar o PDF da sua pré-nota e XML (1), estando tudo certo, clique em "Faturar Agora" (2):

8) Após o faturamento da nota ser efetivado, a Conta a Receber vinculada ao Pedido de Venda será criada automaticamente no valor do Pedido Parcial.


Encerrando o Pedido Origem

1) Ao acessar o Pedido de Venda Origem, é possível verificar quantos Pedidos Parciais foram gerados e o quanto eles correspondem do valor total do Pedido:

2) Para encerrar o Pedido Origem no menu direito, clique em "Encerrar":


Visualizando os Pedidos Parciais

1) Ao acessar a listagem dos seus Pedidos de Venda, você poderá visualizar toda a operação dos seus Pedidos Parciais.

Neste exemplo, o Pedido de Venda origem foi encerrado e se encontra com o valor zerado, isso porque ele foi faturado em outros dois Pedidos, cada um com seus respectivos valores e quantidades informadas:

2) Através das movimentações em estoque, é possível verificar todas as ações realizadas ao item em seus respectivos Pedidos Parciais:

Para consultar o estoque do Produto, confira o artigo abaixo:


📚 Artigos Relacionados

Respondeu à sua pergunta?