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Cadastrando e Faturando um Pedido de Venda Parcial
Cadastrando e Faturando um Pedido de Venda Parcial

Nesse artigo, descubra como realizar o cadastro de um Pedido de Venda parcial no Omie.

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Escrito por Caio Quintal
Atualizado há mais de um mês

No Omie, você pode realizar faturamentos parciais aos seus Pedidos de Vendas de forma prática e rápida. Veja abaixo, como deverá ser realizado o processo no sistema.

Tópicos do Artigo:


Acessando o Pedido de Venda

1) Na tela inicial do seu Aplicativo Omie, clique para acessar o módulo de Vendas e NF-e:

2) Clique no menu suspenso de Vendas e NF-e (1) e clique em “Exibir todas” no grupo "Venda de Produto" (2):

3) Cadastre um Pedido de Venda ou localize o pedido já cadastrado em que deseja faturar parcialmente, e dê um duplo clique sobre ele:


Cadastrando e faturando o Pedido Parcial

1) Com o Pedido de Venda aberto, confirme os dados do cliente e da venda (1). No menu ao lado esquerdo, clique em "Pedido Parcial"(2):

💡 Caso o Pedido de Venda esteja como Orçamento, a opção não irá aparecer. É preciso clicar em "Orçamento de Venda", para conseguir visualizar o botão de "Pedido Parcial":

2) Nesta tela, serão demonstradas as informações para criação do Pedido Parcial, como, por exemplo, itens que serão faturados parcialmente, quantidade e previsão de faturamento:

  • 1) Selecione os produtos que deseja faturar parcialmente.

  • 2) Informe a quantidade que será faturada.

  • 3) Informe uma nova previsão de faturamento, caso necessário.

  • 4) Clique aqui para gerar o novo Pedido Parcial.

3) Será apresentada uma mensagem de confirmação, clique em "Sim", para ser criado o Pedido de Venda Parcial:

4) Irá aparecer uma nova mensagem na tela, confirmando que o Pedido de Venda Parcial foi criado com sucesso:

⚠️ Informações importantes

  • Todos os Pedidos Parciais seguirão o mesmo padrão: será o número do pedido origem/sequência do Pedido Parcial, por exemplo:

    • Pedido Origem: 78

    • Pedido Parcial: 78/1

  • Referente ao Frete (Desconto, Seguro e Outras Despesas Acessórias):

    • Fazemos uma proporção do valor original do pedido, conforme os itens selecionados para o Pedido Parcial. Porém, se houver mais de um pedido parcial, será necessário atualizar o frete no pedido original. Justamente para o próximo cálculo ser com 100% do valor frete da origem (restante).

      Ex.:

      • Pedido Origem: R$ 300,00 de Frete

      • Pedido Parcial 1: R$ 100,00 de Frete


      Para gerar o Pedido Parcial 2 com o valor correto de frete, será necessário acessar o Pedido Origem e atualizar o frete para R$ 200,00 (valor restante).

    • Caso você prefira, é possível não tratar Frete (Desconto, Seguro e Outras despesas acessórias) no Pedido Origem, e sempre discriminar manualmente em cada pedido parcial quando o criar.

  • Ao faturar parcialmente um pedido, o pedido original ainda deve conter pelo menos uma quantidade de todos os produtos, pois não é possível faturar posteriormente com a quantidade zerada.

  • Uma vez que um adiantamento estiver registrado, não será possível gerar Pedidos de Venda Parciais. Por isso, certifique-se de marcar o pedido como parcial e, posteriormente, registre o adiantamento. Caso contrário, o erro abaixo será exibido:

    • "Este pedido já possui adiantamentos gerados e por isso não é possível gerar pedidos parciais"

5) Ao acessar a listagem de Pedidos de Venda, será exibida as informações atualizadas com valores e quantidades conforme os criou:

6) Acessando o Pedido de Venda Parcial, é possível visualizar a origem dele:

7) Após a criação do Pedido Parcial, é preciso realizar o processo de faturamento. Para isso, no menu esquerdo, clique em "Conferir":

8) A próxima tela fará a validação dos dados principais do seu Pedido de Venda com base nos critérios da SEFAZ para emissão da NF-e, e após a aprovação, será possível gerar o PDF da sua pré-nota (1), estando tudo certo, clique em "Faturar Agora" (2):

9) Após o faturamento da nota ser efetivado, a Conta a Receber vinculada ao Pedido de Venda será criada automaticamente no valor do Pedido Parcial:


Faturando o Pedido Origem

1) Ao acessar o Pedido de Venda Origem, é possível verificar quantos Pedidos Parciais foram gerados e o quanto eles correspondem do valor total do pedido:

2) Para faturar o Pedido Origem, no menu esquerdo, clique em "Conferir", assim, irá ocorrer todo o processo de validação do Pedido de Venda para efetivar a emissão da Nota Fiscal.

3) O sistema irá gerar um último pedido parcial com todas as quantidades restantes e encerrar o pedido origem automaticamente, conforme instrução da mensagem que irá aparecer em tela. Para continuar a operação, clique em "Sim":

4) O sistema confirmará o encerramento do Pedido Origem, e um novo pedido será gerado para concluir o faturamento:

5) Ao faturar, será gerada a Nota Fiscal, e uma Conta a Receber é automaticamente criada com o valor do pedido.

📌 Informações Importante

  • Caso você não efetue o faturamento do Pedido de Venda origem, este não será encerrado automaticamente, sendo necessário encerrá-lo manualmente, clicando na opção "Encerrar" no menu do lado esquerdo.


Visualizando os Pedidos Parciais

1) Ao acessar a listagem dos seus Pedidos de Venda, você poderá visualizar toda a operação dos seus Pedidos Parciais. O Pedido de Venda origem foi encerrado e se encontra com o valor zerado, isso porque ele foi faturado em outros dois pedidos: 44/1 e 44/2. Cada um com seus respectivos valores e quantidades informadas:

2) Através das movimentações em estoque, é possível verificar todas as ações realizadas ao item em seus respectivos Pedidos Parciais:

Para consultar o estoque do Produto, confira o artigo abaixo:


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