Agora é possível realizar integração (via API) com o Banco Sicredi para geração de boletos diretamente do seu sistema Omie, de forma totalmente automatizada, sem geração e envio dos arquivos de remessa!
Neste artigo, temos os seguintes tópicos:
Ativando a Integração API para geração de boletos
1) Na Omie, acesse o cadastro da Conta Corrente Sicredi.
2) Acesse a aba "Boletos de Cobrança Bancária" e marque a opção "Desejo emitir boletos de cobrança bancária utilizando essa conta corrente" (1), preencha a Carteira (2), o Posto de Cooperativa (3), conforme orientação do seu gerente, e por fim, clique em "Salvar" (4):
3) Clique na aba "Integração com o Banco (API)" (1), em seguida, clique na opção: "Registrar automaticamente os Boletos de Cobrança gerados" (2). Então, clique na opção para preencher as credenciais de acesso (3):
4) Nesta tela, você encontrará campos para preencher os dados fornecidos pelo Sicredi. Vamos iniciar o preenchimento do Client ID e Client Secret, também conhecidos como Código de Acesso. Siga os passos abaixo para realizar essa configuração:
Gerando o Código de Acesso via Internet Banking
1) A empresa ou pessoa associada deve acessar o Internet Banking do Sicredi utilizando a conta vinculada ao seu convênio de cobrança. Após realizar o login na plataforma, no menu principal, navegue até a opção "Cobrança", em seguida, selecione a opção "Código de Acesso" (1) e selecione opção "Gerar" (2):
2) Com isso, código de acesso será gerado e será demonstrado conforme o exemplo abaixo:
💡 Importante:
Esse menu é apresentado exclusivamente para os beneficiários que possuem a modalidade API (Cobrança Online) habilitada no convênio.
Se sua empresa associada não possui a opção a "modalidade API (Cobrança Online)" habilitada e deseja habilitá-la, converse com o gerente responsável por sua conta Sicredi.
O código ficará disponível por 24 horas. Depois disso, ele ficará expirado e é necessário a geração de um novo código.
3) Agora vamos preencher essas informações no Omie, conforme orientações abaixo:
(1) Client ID:
Código do beneficiário (Código do Cedente) + Cooperativa Origem (Agência)
(2) Cliente Secret: Código de acesso gerado no Internet Banking
4) Agora vamos aprender como gerar o "Developer Key" para preenchê-lo no Omie
Siga os passos abaixo 😄
Gerando a Developer Key via Portal do Desenvolvedor do Sicredi
1) Acesse o Portal do Desenvolvedor do Sicredi e clique em "Criar Conta":
2) Selecione a opção "Conta Profissional" (1), preencha seus dados pessoais e crie uma senha (2); caso queira receber e-mails de atualização marque essa opção (3); após a leitura dos termos de uso, caso esteja de acordo, marque "Aceito os Termos de Uso" (4) e clique em "Criar Conta" (5):
3) Após realizar o login no Portal, clique na opção "Minha Conta" (1) e selecione "Minhas Apps" (2):
4) Aqui, clique em "Criar nova aplicação":
5) Preencha o "Nome da Aplicação" e a "Descrição" conforme as instruções e imagem abaixo:
(1) Nome da Aplicação: API de Cobrança + Beneficiário* + Agência* + Produção
(2) Descrição: API de Cobrança + Beneficiário + Agência + Produção
* Os dados de "beneficiário" (conta) e a "agência" poderão ser consultados com o Sicredi
6) Na mesma tela, logo abaixo, selecione as opções "API AUTH - OPENAPI - PARCEIROS 1.0.0" (1) e "API COBRANÇA BOLETO 1.0.0" (2), e clique em "Registrar" (3):
7) Com isso, sua app será criada no mesmo momento, com a informação do Client ID / Client Secret:
⚠️ ATENÇÃO: estes dados de Client ID e Client Secret não devem ser inseridos no Omie. Eles são de uso exclusivo do Sicredi
8) Agora será necessário abrir um chamado com o Sicredi para a solicitar o Token de Acesso no ambiente de Produção. Para isso, no Portal do Desenvolvedor do Sicredi, no canto superior direito, clique em "Suporte" (1) e selecione a opção "Abra um chamado" (2):
9) Preencha as informações conforme as orientações abaixo e clique em "Enviar":
(1) Escolha o seu assunto na lista abaixo: API Cobrança Boletos
(2) Escolha o motivo do contato: Solicitar Token de Acesso
(3) Assunto: Solicito o Token de Acesso de produção para integração ao ERP Omie
(4) Descrição Detalhada: Solicito o Token de Acesso de Produção para integração ao ERP Omie, Client ID = Informe aqui o seu Client ID
(Você poderá encontrar o Client ID na área "Minhas Apps")
💡 Exemplo: Solicito o Token de Acesso de Produção para integração ao ERP Omie, Client ID = 4b4ee869-72a8-42ab-baa0-c13bfdf7c045
(5) Ambiente: Produção
(6) Client ID ou Nome da App: API Cobrança + Beneficiário + Agência + Produção
💡 Exemplo: API Cobrança 22222-3333 Produção
10) Você poderá acompanhar a sua solicitação no menu "Suporte", na opção "Meus chamados":
11) Após a resolução do chamado, o status mudará para "Aprovada", ou seja, o Developer Key foi criado com sucesso. Para acessá-lo, clique em "Minha Conta" (1), selecione "Minhas Apps", localize a sua solicitação e clique em "Ver Detalhes" (3):
12) Na tela "Tokens de Acesso" você encontrará seu Developer Key no campo "Código":
13) Agora é só preencher no Omie esta informação de Developer Key com token de acesso gerado via portal do desenvolvedor do Sicredi (1) e clicar em "Salvar credenciais" (2):
Prontinho! Agora só realizar a emissão dos boletos 😊
📣 Informações Importantes
Sobre a criação do Developer Key no Portal Sicredi
Para que ocorra a integração do Omie com o Sicredi, é necessário a geração do Developer Key em produção
Caso você tenha dúvidas adicionais na geração do Developer Key no Portal do Sicredi, entre em contato com o Suporte do Sicredi
Caso você tenha mais que um código de beneficiário (conta), todo esse processo deve se repetir para cada um deles, pois, cada beneficiário (conta) deve ter o seu Developer Key
Sobre os boletos no Omie
Os boletos gerados através da integração API estarão disponíveis no Omie, ou seja, você conseguirá visualizar o PDF diretamente pelo sistema Omie e até mesmo enviar diretamente para o seu cliente no faturamento, caso precise:
A integração automática acontece a partir do momento da ativação, portanto se houver boletos gerados anteriormente, os mesmos devem ser enviados através de remessa manual
Você não precisará mais se preocupar com a baixa e/ou conciliação dessa Conta a Receber, pois, o sistema realizará esses processos automaticamente:
📚 Separamos alguns artigos importantes que podem ser de grande ajuda: