O arquivo de Remessa de Cobrança Bancária é uma transmissão eletrônica entre sua empresa e o banco. Em outras palavras, é um arquivo que lista os títulos que sua empresa tem a receber e os registra no banco.
Na prática, o banco necessita receber um arquivo em um formato específico para registrar que você faturou um título para um cliente. Isso é fundamental quando a cobrança ou sua modalidade requer um registro.
Ao enviar essa remessa, o boleto é registrado, possibilitando que seu cliente efetue o pagamento do título!
Temos um treinamento exclusivo sobre o tema que você pode conferir no vídeo abaixo:
Neste artigo, temos os seguintes tópicos:
💡 Dica importante para melhorar a sua experiência
Para aprimorar o processo de gestão das cobranças e assegurar o processamento de alterações e cancelamentos de boletos, nosso sistema foi projetado com uma ferramenta que automatiza a geração dessas instruções, e envia automaticamente um e-mail de notificação aos usuários administradores, e para os endereços configurados no sistema, mantendo-os informados sobre o processo.
De segunda a sexta-feira, às 16h30, o Omie realiza a geração automática de uma remessa de cobrança contendo todas as instruções de alteração e cancelamento pendentes do dia. Então, a Integração Automática enviará esses títulos ao banco.
É importante observar que novos títulos de cobrança não são incluídos nesta remessa automática, e deverão ser gerados manualmente pelos responsáveis.
Esta ferramenta opera de maneira contínua e não oferece a opção de interrupção manual.
Gerando o Arquivo de Remessa
1) Antes de prosseguir, é fundamental configurar a conta corrente e gerar um boleto.
2) Para gerar a Remessa de Cobrança, acesse o menu suspenso do Módulo de Finanças, e clique em "Gerar Remessa de Cobrança", no tópico Integração com o Banco:
3) Na tela apresentada, selecione o banco (1) para o qual deseja gerar a Remessa da Cobrança e clique em "Confirmar" (2):
4) Em seguida, uma tela será exibida com todas as Contas a Receber encontrados para essa conta corrente e os filtros definidos *:
* Definindo os filtros (1)
Selecione dois filtros para definir quais títulos serão mostrados na lista. Para gerar as remessas de cobrança, sugerimos o uso das seguintes opções:
Gerar a remessa para. "Somente aquelas com boleto já gerado".
Considerando as. "Que precisam ser enviadas".
5) Após aplicar os filtros, na lista, você verá vários detalhes das Contas a Receber encontradas. Abaixo destacamos duas informações muito importantes:
(1) Tipo de Integração. Esta coluna indica a instrução a ser gerada para o título na remessa. A instrução de cobrança será: "+ Nova Cobrança".
(2) Situação. Nesta coluna, é indicada a situação do título, demonstrando se ele será incluído na remessa, se foi decidido não enviá-lo ou se houve algum problema identificado.
Situação ✔️ - Esta Conta a Receber será enviada na remessa.
Situação ❌ - Esta Conta a Receber será ignorada e não será enviada na remessa.
Situação ❗ - Foi identificado um problema que precisa ser corrigido para que o título possa ser enviado na remessa. Os detalhes do problema serão descritos na mensagem em vermelho.
6) Automaticamente, todas as Contas a Receber sem pendências são marcadas para envio. No entanto, é possível selecionar na lista quais títulos serão incluídos no arquivo de Remessa de Cobrança. Para remover algum, basta clicar na linha de interesse (1) e, em seguida, no botão "X Não enviar esta conta a receber" (2):
Para adicionar novamente um título à remessa, clique sobre ele e selecione "Enviar esta conta a receber":
7) Após selecionar todas as contas desejadas, envie-as ao banco. Para gerar o arquivo e recebê-lo por e-mail, clique em "Gerar Agora e Enviar por E-mail", e depois envie manualmente o arquivo para o banco via Internet Banking. Para enviar a remessa automaticamente para o banco, clique em "Enviar automaticamente pela integração":
8) Ao clicar no botão para gerar a remessa, aparecerá a mensagem de confirmação. Clique no botão "Sim" (1) para confirmar a exportação do arquivo:
9) Quando optar pelo envio manual do arquivo para o banco, o sistema abrirá uma nova guia com o arquivo de remessa. Para salvá-lo, clique com o botão direito do mouse e selecione "Salvar como", escolhendo um local facilmente acessível em seu computador para armazenar o arquivo:
10) Agora, acesse o internet banking do seu banco, navegue até a área de cobrança e faça o upload deste arquivo. Esse procedimento enviará as informações geradas no Omie para o banco.
Se precisar de orientação sobre esse processo, é recomendável consultar o gerente do seu banco, pois pode variar entre as instituições financeiras.
💡 Já pensou em não ter que se preocupar com os arquivos de remessa e retorno? Conheça a Omie.Cash e emita boletos sem sair do sistema. E o melhor sua conciliação bancária fica no automático!
Outras formas de visualizar a Remessa de Cobrança
Além de apresentar o arquivo na tela, oferecemos um serviço adicional de envio automático por e-mail diretamente para você! E não é só isso, enviamos dois arquivos essenciais: a Remessa em si e um extrato de conferência, detalhando todos os títulos incluídos no arquivo.