Chegou a hora de realizar o processo de homologação bancária!
Esse é um dos processos mais importantes quando estamos falando de emissão de boletos, pois é aqui você irá validar todas as informações junto ao banco por meio de arquivos de remessa
O processo de homologação pode ser resumido conforme a fluxo abaixo:
Vamos passo a passo para entender quais as especificidades de cada etapa!
Temos um treinamento exclusivo sobre o tema que você pode conferir no vídeo abaixo:
Nesse artigo, temos:
Configuração da conta corrente
O primeiro passo para a homologação é a configuração da conta corrente, ou seja, é onde você irá parametrizar o cadastro da conta corrente para emitir boletos no banco pelo Omie
Veja abaixo os passos completos para configuração:
⚠️Nessa configuração é essencial que confirme com seu banco todos os dados a serem preenchidos nas configurações no Omie, para que os boletos sejam emitidos da forma exata e evitando erros, confirmando principalmente dados como o Código do Convênio e o "Último Nosso Número"
Geração do boleto
Com a conta corrente já configurada, na homologação é necessário gerar um boleto teste. Isso pode ser feito conforme o passo a passo abaixo:
⚠️Nessa parte, vale a pena nos atentarmos a alguns pontos:
O boleto deve ser gerado de forma manual em uma conta a receber criada de forma manual. Ou seja, não pode ter vindo de um faturamento, e não pode ter ativado ainda a integração automática
Cada banco exige um determinado número de boletos testes, por isso valide diretamente com o seu gerente quantos serão necessários para a homologação bancária
Se o banco não estipular um valor de geração de boleto, gere boletos com valores entre R$ 10,00 ou no máximo R$ 50,00 para validar os juros e multa. Valores muito pequenos pode dar erro na remessa futuramente
Envio da remessa de cobrança
Chegou a hora da geração e do envio da remessa. Temos um artigo que demonstra como o processo deve ser feito:
⚠️Porém, vale ressaltar algumas informações importantes nesse processo também:
A remessa deve ser gerada de forma manual, e enviada ao banco manualmente. Ou seja, não pode ser enviada pela integração automática
Valide com o seu gerente como importar os arquivos de remessa no banco!A remessa deve conter apenas instruções de geração de boleto. Instruções de alteração ou cancelamento não devem ser enviada, pois isso pode resultar em erros futuros!
Retorno de cobrança
O retorno de cobrança é a parte final da homologação, pois é nele que poderá visualizar a informação sobre os títulos enviados ao banco. Esse retorno pode trazer a informação de que deu tudo certo, ou que ocorreu algum erro
📌 Temos um passo a passo ensinando como analisar o histórico das integrações com o banco:
Mas antes, vale a pena conferir quais são os tipos de retorno e o que significa cada um deles:
Tipos de retorno
Aceito
Esse é o primeiro retorno que o banco envia. É apenas a instrução de que as informações enviadas estão corretas e o banco aceitou
Ou seja, o boleto já está disponível para pagamento. Quando o boleto for pago, o banco enviará um novo retorno com as informações de “Recebido”
Esse retorno ainda não gera a baixa da conta a receber! Conforme mencionado, esse primeiro retorno é apenas uma instrução e não teve nenhum efeito. Para a conta a receber ser baixada de fato, é necessário um segundo retorno com a informação de recebido, conforme explicado abaixo
Recebido
Essa mensagem aparece em casos de sucesso! Ou seja, o banco validou as informações e deu que a conta já foi recebida com sucesso. Na conta a receber, também constará a informação:
Informações
Aqui geralmente é que se encontram os erros!
Esse tipo de informação não gera nenhum impacto no financeiro, pois são apenas informações que o banco envia, podendo ser erros ou avisos
Retorno de cobrança com erro
Em muitos casos é comum o retorno do banco com algum erro no processo de homologação
Sempre que isso ocorrer, peça ao banco os arquivos de retorno com as informações de erro. Pois dessa forma, o nosso suporte pode analisar os apontamentos feitos pelo banco e em qual parte do processo, te auxiliando da melhor forma possível! 😉
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