Homologação Bancária

Nesse artigo, descubra o passo a passo da homologação bancária

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Escrito por Hugo Alves
Atualizado há mais de uma semana

Chegou a hora de realizar o processo de homologação bancária!

Esse é um dos processos mais importantes quando estamos falando de emissão de boletos, pois é aqui você irá validar todas as informações junto ao banco por meio de arquivos de remessa

O processo de homologação pode ser resumido conforme a fluxo abaixo:

Fluxo Homologação Bancária.gif

Vamos passo a passo para entender quais as especificidades de cada etapa!

Temos um treinamento exclusivo sobre o tema que você pode conferir no vídeo abaixo:

Nesse artigo, temos:


Configuração da conta corrente

O primeiro passo para a homologação é a configuração da conta corrente, ou seja, é onde você irá parametrizar o cadastro da conta corrente para emitir boletos no banco pelo Omie

Temos um passo a passo completo sobre esse processo:

⚠️Nessa configuração é essencial que confirme com seu banco todos os dados a serem preenchidos nas configurações no Omie, para que os boletos sejam emitidos da forma exata e evitando erros, confirmando principalmente dados como o Código do Convênio e o "Último Nosso Número"


Geração do boleto

Com a conta corrente já configurada, na homologação é necessário gerar um boleto teste. Isso pode ser feito conforme o passo a passo abaixo:

⚠️Nessa parte, vale a pena nos atentarmos a alguns pontos:

  • O boleto deve ser gerado de forma manual em uma conta a receber criada de forma manual. Ou seja, não pode ter vindo de um faturamento, e não pode ter ativado ainda a integração automática

  • Cada banco exige um determinado número de boletos testes, por isso valide diretamente com o seu gerente quantos serão necessários para a homologação bancária

  • Se o banco não estipular um valor de geração de boleto, gere boletos com valores entre R$ 10,00 ou no máximo R$ 50,00 para validar os juros e multa. Valores muito pequenos pode dar erro na remessa futuramente


Envio da remessa de cobrança

Chegou a hora da geração e do envio da remessa. Temos um artigo que demonstra como o processo deve ser feito:

⚠️Porém, vale ressaltar algumas informações importantes nesse processo também:

  • A remessa deve ser gerada de forma manual, e enviada ao banco manualmente. Ou seja, não pode ser enviada pela integração automática

    Valide com o seu gerente como importar os arquivos de remessa no banco!

  • A remessa deve conter apenas instruções de geração de boleto. Instruções de alteração ou cancelamento não devem ser enviada, pois isso pode resultar em erros futuros!


Retorno de cobrança

O retorno de cobrança é a parte final da homologação, pois é nele que poderá visualizar a informação sobre os títulos enviados ao banco. Esse retorno pode trazer a informação de que deu tudo certo, ou que ocorreu algum erro

📌 Temos um passo a passo ensinando como analisar o histórico das integrações com o banco:

Mas antes, vale a pena conferir quais são os tipos de retorno e o que significa cada um deles:

Tipos de retorno

  • Aceito

Esse é o primeiro retorno que o banco envia. É apenas a instrução de que as informações enviadas estão corretas e o banco aceitou

Ou seja, o boleto já está disponível para pagamento. Quando o boleto for pago, o banco enviará um novo retorno com as informações de “Recebido”

Esse retorno ainda não gera a baixa da conta a receber! Conforme mencionado, esse primeiro retorno é apenas uma instrução e não teve nenhum efeito. Para a conta a receber ser baixada de fato, é necessário um segundo retorno com a informação de recebido, conforme explicado abaixo

  • Recebido

Essa mensagem aparece em casos de sucesso! Ou seja, o banco validou as informações e deu que a conta já foi recebida com sucesso. Na conta a receber, também constará a informação:

image.png
  • Informações

Aqui geralmente é que se encontram os erros!

Esse tipo de informação não gera nenhum impacto no financeiro, pois são apenas informações que o banco envia, podendo ser erros ou avisos

  • Retorno de cobrança com erro

Em muitos casos é comum o retorno do banco com algum erro no processo de homologação

Sempre que isso ocorrer, peça ao banco os arquivos de retorno com as informações de erro. Pois dessa forma, o nosso suporte pode analisar os apontamentos feitos pelo banco e em qual parte do processo, te auxiliando da melhor forma possível! 😉


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