As empresas podem realizar todos os passos de sua gestão financeira diretamente pelo ERP Omie, para centralizar informações de sua saúde financeira em seu próprio Aplicativo. Uma parte importante desse processo é o gerenciamento de cobrança, onde ocorre a administração de contas e pagamentos dos clientes de uma empresa.
Com o Omie, a operação se torna mais organizada graças a funcionalidade de emissão de Boletos por meio de diversas instituições bancárias!
Confira os bancos a partir de onde é possível realizar a Emissão de Boletos via CNAB:
E, também, os Bancos por onde a emissão pode ser automatizada via API:
Além das configurações específicas por instituição bancária, há, também, outras configurações que podem ser necessárias. Neste artigo, descubra como realizar a configuração das Demais Complicações de Cobrança!
Tópicos do Artigo:
Acessando a Conta Corrente
Se a sua Conta Corrente no banco escolhido para emissão de boletos ainda não estiver cadastrada na Omie, realize o cadastro seguindo os passos abaixo:
Se preferir acessar e configurar uma conta já cadastrada, veja abaixo como proceder:
Configurando a Conta Corrente
1) Na Conta Corrente, acesse a aba "Boletos de Cobrança Bancária" e clique em "Clique aqui para alterar as informações acima (obrigatórias para a cobrança bancária deste banco)":
2) Para emissão de boletos, a configuração de cobrança bancária é realizada seguindo particularidades de cada banco, que você pode conferir no link abaixo:
Configurando as Demais Complicações
1) Na tela de "Cobrança Bancária", clique em "Se precisar alterar a espécie, sequencia do "Nosso Número", clique aqui.":
2) Configure as informações:
(1) Espécie para os boletos: tipo de documento ou título que está sendo emitido. A espécie indica o tipo de boleto que a transação representa e é normalmente indicada por siglas.
Exemplos de espécies mais utilizadas:DM (Duplicata Mercantil): boletos gerados para Faturamento de Produtos ou manualmente.
DS (Duplicata de Serviço): boletos gerados para Faturamento de Serviços.
(2) Espécie para a Remessa CNAB: opção voltada para, assim como a espécie para os boletos, especificar o tipo de transação. Normalmente indicadas por códigos numéricos, esses códigos variam conforme as regulamentações estabelecidas pelas políticas específicas das instituições financeiras.
(3) Último "Nosso Número" Gerado: o Nosso Número é o número que identifica um boleto para uma determinada conta bancária, e é controlado pelas próprias instituições bancárias.
Veja mais sobre o preenchimento deste campo neste artigo!
(4) Última Remessa Enviada: sequência numérica do último arquivo de remessa de cobrança bancária transmitido ao banco. Cada remessa terá um número único.
Saiba mais: "Alterando a Última Remessa Enviada"
(5) Salvar e Fechar: utilize essa opção após configurar todas as informações desejadas.
💡 Os dados acima devem ser preenchidos conforme orientação do seu gerente
3) E pronto!
Se você já fez a homologação bancária e está tudo certo, então já é possível realizar a emissão de boletos para os seus clientes! Veja nos artigos abaixo as formas de emissão: