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Alterando as Demais Complicações da Cobrança

Nesse artigo, descubra como alterar o "Demais Complicações da Cobrança" nas configurações bancárias

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Escrito por Kessy Silva
Atualizado há mais de 6 meses

As empresas podem realizar todos os passos de sua gestão financeira diretamente pelo ERP Omie, para centralizar informações de sua saúde financeira em seu próprio Aplicativo. Uma parte importante desse processo é o gerenciamento de cobrança, onde ocorre a administração de contas e pagamentos dos clientes de uma empresa.

Com o Omie, a operação se torna mais organizada graças a funcionalidade de emissão de Boletos por meio de diversas instituições bancárias!

Confira os bancos a partir de onde é possível realizar a Emissão de Boletos via CNAB:


E, também, os Bancos por onde a emissão pode ser automatizada via API:


Além das configurações específicas por instituição bancária, há, também, outras configurações que podem ser necessárias. Neste artigo, descubra como realizar a configuração das Demais Complicações de Cobrança!

Tópicos do Artigo:


Acessando a Conta Corrente

Se a sua Conta Corrente no banco escolhido para emissão de boletos ainda não estiver cadastrada na Omie, realize o cadastro seguindo os passos abaixo:

Se preferir acessar e configurar uma conta já cadastrada, veja abaixo como proceder:



Configurando a Conta Corrente

1) Na Conta Corrente, acesse a aba "Boletos de Cobrança Bancária" e clique em "Clique aqui para alterar as informações acima (obrigatórias para a cobrança bancária deste banco)":


2) Para emissão de boletos, a configuração de cobrança bancária é realizada seguindo particularidades de cada banco, que você pode conferir no link abaixo:



Configurando as Demais Complicações

1) Na tela de "Cobrança Bancária", clique em "Se precisar alterar a espécie, sequencia do "Nosso Número", clique aqui.":


2) Configure as informações:

  • (1) Espécie para os boletos: tipo de documento ou título que está sendo emitido. A espécie indica o tipo de boleto que a transação representa e é normalmente indicada por siglas.
    Exemplos de espécies mais utilizadas:

    • DM (Duplicata Mercantil): boletos gerados para Faturamento de Produtos ou manualmente.

    • DS (Duplicata de Serviço): boletos gerados para Faturamento de Serviços.

  • (2) Espécie para a Remessa CNAB: opção voltada para, assim como a espécie para os boletos, especificar o tipo de transação. Normalmente indicadas por códigos numéricos, esses códigos variam conforme as regulamentações estabelecidas pelas políticas específicas das instituições financeiras.

  • (3) Último "Nosso Número" Gerado: o Nosso Número é o número que identifica um boleto para uma determinada conta bancária, e é controlado pelas próprias instituições bancárias.

    • Veja mais sobre o preenchimento deste campo neste artigo!

  • (4) Última Remessa Enviada: sequência numérica do último arquivo de remessa de cobrança bancária transmitido ao banco. Cada remessa terá um número único.

  • (5) Salvar e Fechar: utilize essa opção após configurar todas as informações desejadas.

💡 Os dados acima devem ser preenchidos conforme orientação do seu gerente

​3) E pronto!
Se você já fez a homologação bancária e está tudo certo, então já é possível realizar a emissão de boletos para os seus clientes! Veja nos artigos abaixo as formas de emissão:

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