É muito comum no dia a dia das empresas conceder empréstimos para uma determinada situação, e ter o controle disso é essencial para a saúda do seu caixa.
Vamos aprender a como controlar esse processo aqui no Omie!
Nesse artigo, temos os seguintes tópicos:
Criando a conta corrente de empréstimo
Para um controle mais eficaz de suas despesas, é aconselhável cadastrar uma conta corrente específica para empréstimos, com as seguintes configurações recomendadas:
Tipo de Conta Corrente: Conta Empréstimo;
Nome da Conta: Utilize um nome de fácil identificação, como, por exemplo "Conta Empréstimo";
Considerar no Resumo, Fluxo de Caixa e Orçamento de Caixa. Marque essa opção caso você não queira que todos os registros desta conta corrente sejam considerados no Resumo, Fluxo de Caixa e Orçamento de Caixa;
Salvar. Após preencher os demais campos de interesse, clique aqui.
Registro da concessão do empréstimo
Com a conta corrente devidamente cadastrada, o procedimento adequado consiste em gerenciar todos os empréstimos diretamente nessa conta.
A essência é registrar a saída do dinheiro da conta de origem e a entrada correspondente na conta de empréstimo, como forma de controlar as datas de registro.
Para realizar essa operação, é necessário efetuar uma transferência da conta de origem para a conta de empréstimo:
Registro do pagamento do empréstimo
Quando você receber valor do empréstimo, é necessário efetuar a transferência da conta de empréstimo de volta para a conta de origem, seguindo esses passos:
É importante ressaltar que, se houve a incidência de juros durante esse período, esses valores devem ser registrados antes da transferência, sendo lançados manualmente na conta de empréstimo, desta maneira:
Dessa maneira, a sua conta de empréstimo ficará zerada, indicando a ausência de quaisquer valores pendentes. 😉