Cadastrando as minhas Contas Correntes

Neste artigo, descubra como cadastrar as suas Contas Correntes no Omie.

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Escrito por Thais Oldani
Atualizado há mais de uma semana

Cadastrar suas contas correntes no seu sistema Omie é muito simples!

As contas correntes no Omie servem como uma representação das contas bancárias ou internas da organização.

Elas permitem o acompanhamento das transações financeiras da empresa e oferecem uma visão das contas bancárias e internas, permitindo um controle mais eficiente e uma melhor organização das suas atividades financeiras.

Com as Contas Correntes devidamente cadastradas no Omie, é possível registrar e categorizar transações como pagamentos, recebimentos, transferências, adiantamentos e outras movimentações financeiras.

Temos um treinamento exclusivo sobre o tema que você pode conferir no vídeo abaixo:

Neste artigo, temos os seguintes tópicos:


Cadastrando uma Conta Corrente manualmente

1) No menu suspenso do módulo de Finanças localize o tópico "Conta Corrente" e clique em "+ Incluir":

2) Agora, basta preencher os dados de cadastro da conta bancária, conforme detalhado no texto abaixo, e salvar:

  • (1) Tipo de Conta Corrente. Sabemos que você pode controlar outros tipos de contas bancárias, não somente contas correntes, por isso, neste campo você deve informar qual o tipo de conta que deseja cadastrar, selecionando uma das opções a seguir:

    • Adiantamento (Para registrar adiantamentos de clientes e/ou fornecedores)

    • Administradora de Cartões

    • Caixinha (Para registrar os pagamentos ou recebimentos em dinheiro)

    • Cartão de Crédito

    • Carteira Virtual

    • Conta Aplicação

    • Conta Corrente

    • Conta de Pagamento

    • Conta Empréstimo (Geralmente, utilizada para controle de empréstimo com instituições bancárias e seus respectivos juros e multas)

    • Conta Garantida

    • Conta Poupança

    • Crediário / Carnê

    • Mútuo (Geralmente, essa conta é destinada quando algum sócio da empresa empresta algum valor sem alterar a porcentagem de participação na empresa)

  • (2) Instituição. Selecione a Instituição Financeira dessa conta bancária.

    💡 Dica. Temos mais de 900 opções para seleção, então, para pesquisar uma instituição bancária, sugerimos que utilize o código do banco (formado por 3 dígitos) ou, caso não haja código, o nome da Instituição. Por exemplo:

  • (3) Nome da Conta. Dê um nome para essa conta, aqui não existe nenhuma regra específica, utilize um nome que seja familiar e intuitivo. É por esse nome que você vai procurar quando for associar uma conta a pagar ou a receber a determinada conta corrente.

  • 4) Agência. Informe o número da agência.

  • 5) Conta Corrente. Informe o número completo da conta corrente.

  • 6) Saldo Inicial. Informe o saldo da sua conta corrente no momento que você quer realizar o controle para o Omie. Essa informação é fundamental para a conciliação bancária posteriormente;

    • Exemplo: vamos supor que você começará a controlar suas finanças pela Omie a partir do dia 01/01/2017. O valor que você deve informar aqui é o saldo final da conta corrente no dia 31/12/2016 (olhando seu extrato no internet banking).


  • 7) Data do Saldo Inicial. Após informar o Saldo Inicial, informe a data deste saldo. No exemplo acima, a "Data do Saldo Inicial" será "31/12/2016".

  • 8) Valor do Limite de Crédito. O gerente foi bacana e deu um crédito? Informe aqui qual esse valor. Além de ser útil para seu controle, essa informação também será utilizada no processo de "Pagamentos" e "Recebimentos" do módulo de "Finanças".

  • 9) Não considerar esta conta no "Resumo Executivo" e no "Fluxo de Caixa". Um recurso muito utilizado para pessoas que não querem ter a visualização desta conta no Resumo Executivo e nem no Fluxo de Caixa, para não impactar nos valores reais.

  • 10) Observação. Quer escrever algum detalhe ou lembrete sobre a conta? Informe isso aqui.

  • 11) Chaves Pix. Aqui você pode preencher quais são as Chaves Pix vinculadas a essa conta Corrente.


Preenchendo as demais abas do cadastro da Conta Corrente

Agora, é a vez de configurar as demais abas e campos do cadastro!

Para facilitar o processo, dividimos cada uma delas em passo a passo específico:


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