Passar para o conteúdo principal

Tratando os erros de API

Nesse artigo, descubra os erros mais comuns na integração por API e como resolvê-los.

Luis Felipe avatar
Escrito por Luis Felipe
Atualizado há mais de 3 semanas

As APIs do Omie permitem realizar diversas operações no ERP. Com isso, você consegue integrar diferentes aplicativos, expandindo ainda mais as possibilidades.

Ao realizar as integrações com as APIs do Omie é comum acontecer alguns erros! Por isso, separamos os erros mais comuns para te ajudar nesse processo e deixar o código rodando de forma prática! 🚀

Tópicos do Artigo:


Informações importantes

  • Acessando a documentação: Consulte nossa documentação oficial para entender os endpoints disponíveis e seus respectivos parâmetros.

  • ⚙️ Características e Recomendações: Fique por dentro das melhores práticas para otimizar sua experiência com a API da Omie.

  • 🔐 Login no Portal: Para testar suas requisições no Portal do Desenvolvedor é necessário fazer login na plataforma com o mesmo e-mail e senha que você já usa no ERP. Fácil, né? 😉

  • 🧪 Aplicativo Teste: Aprenda a criar um Aplicativo Teste gratuito e descubra, na prática, como utilizar nossas APIs e aproveitar ao máximo os nossos recursos.

💡 Dica Omie: Você pode testar nossas APIs diretamente no nosso Portal do Desenvolvedor. Além disso, ferramentas como Postman, Insomnia e ThunderClient (extensão do VS Code) também são ótimas opções para realizar testes.


Erros e correções

Para expandir a informação, basta clicar na seta em cima da descrição do campo de interesse.

StatusCode 500: Internal Server Error

Esse erro pode acontecer por dois motivos:

  • Algum parâmetro foi preenchido de forma incorreta, por isso não acontece a comunicação com a API. Verifique se todos os caracteres estão preenchidos corretamente: aspas, chaves, links, etc.

  • Há alguma instabilidade na API, e por conta disso, não acontece há comunicação com o servidor. Nesses casos, o correto é aguardar e tentar reenviar a requisição de tempos em tempos.


Too Many Requests

Esse erro acontece quando o rate limit é ultrapassado. A nossa API, por motivos de boas práticas algumas recomendações:

  • Limite de até 240 requisições por minuto

  • Limite de até 4 requisições simultâneas por segundo para consultas

  • Sem suporte de requisições simultâneas para inclusão/alteração de dados

  • Requisições redundantes liberadas a cada 60 segundos

Para mais detalhes, confira o artigo abaixo:


"Invalid JSON Object" ou "JSON request with SyntaxError"

Um erro muito comum é quando esquecemos algum parâmetro no envio do arquivo JSON. Verifique se não há nenhum campo em branco, aspas que não foram fechadas, chaves/colchetes faltantes ou a mais. Qualquer um desses erros deixa o JSON inválido para a requisição

Caso esteja realizando a integração pelo Postman, confira o artigo abaixo, ele pode ajudar bastante!


O número máximo de caracteres permitido para o elemento [xxxx] é de X

Esse erro ocorre quando um dos parâmetros enviados excedeu o número de caracteres permitido. Verifique o nome da tag que vem entre os colchetes e a indição do limite para ajustar a quantidade e reenviar a requisição


(...) já cadastrado para o código de integração [xxxx]

Esse erro pode acontecer de diversas formas quando tentamos incluir algo no sistema, exemplo:

  • Pedido de venda já cadastrado...

  • Contrato de serviço já cadastrado...

  • Família de produto já cadastrada...

Para corrigir, altere o código de integração enviado na requisição e tente novamente.


(...) não cadastrado para o número [xxxx]

Esse erro ocorre quando tentamos consultar uma informação específica, porém o código de consulta informado está incorreto

Verifique o preenchimento do código e reenvie a requisição! Em alguns métodos, é possível listar as informações, isso pode te ajudar e verificar o código!


O preenchimento da tag [xxxx] é obrigatório e deve ter até, no máximo, X caracteres

Esse erro acontece quando uma requisição é enviada com algum parâmetro obrigatório faltando. No próprio erro informamos qual a tag necessária entre colchetes. Preencha a tag obrigatória e reenvie a requisição

Verifique também o número máximo de caracteres para não exceder!


É obrigatório o preenchimento da tag [xxxx] ou da tag [xxxx]

Esse erro é parecido com o erro acima! Uma requisição é enviada, porém com uma das informações obrigatórias faltando. No próprio erro informamos qual a tag necessária entre colchetes. Preencha a tag obrigatória e reenvie a requisição


(...) não cadastrada para o código [xxxx]! tag: [xxxx]

Esse erro ocorre quando tentamos consultar ou filtrar alguma informação, porém o código enviado não existe dentro do sistema

O próprio erro informa qual o código enviado de forma incorreta e em qual tag. Valide a informação de retorno e reenvie a requisição

CORS policy 1

Erro: Access-Control-Allow-Origin

Este erro pode acontecer quando há uma tentativa de realizar o consumo diretamente pelo navegador, o que expõe as credenciais do usuário.

A solução é criar uma API e consumi-la a partir do server.

Access to XMLHttpRequest at ‘https://app.omie.com.br/api/v1/geral/clientes/’ from origin ‘https://www.seusite.com.br’ has been blocked by CORS policy: Response to preflight request doesn’t pass access control check: No ‘Access-Control-Allow-Origin’ header is present on the requested resource

CORS policy 2

Erro: Access-Control-Allow-Origin

Este erro pode acontecer quando há uma tentativa de realizar o consumo pelo localhost, o que não é permitido.

A solução é alterar o local de origem para um IP público e tentar novamente

Access to fetch at 'https://app.omie.com.br/api/v1/geral/clientes/' from origin 'https://localhost:8082/' has been blocked by CORS policy: Response to preflight request doesn't pass access control check: No 'Access-Control-Allow-Origin' header is present on the requested resource

C#

Valores não são enviados para o Omie:


PROTO_BYEBYE

Esse erro indica uma possível instabilidade no ambiente. Por consequência, as requisições podem ser processadas parcialmente, gerando registros parciais.

Ao se deparar com este erro, entre em contato com nosso suporte. Nossos analistas estão preparados para te ajudar!


📚 Artigos Relacionados:

Respondeu à sua pergunta?