Passar para o conteúdo principal

Cadastrando uma Conta a Receber via API

Nesse artigo, descubra como cadastrar uma Conta a Receber no Omie ERP, via API.

Thais Oldani avatar
Escrito por Thais Oldani
Atualizado há mais de uma semana

As APIs do Omie foram desenvolvidas para oferecer flexibilidade e eficiência na integração de sistemas e automatização de processos, permitindo que você conecte suas soluções diretamente ao Omie.

Aqui, vamos te mostrar o passo a passo para cadastrar as suas Contas a Receber através das nossas APIs.

Preparado para simplificar sua gestão e otimizar seu tempo? Então, vamos lá! 🚀

Tópicos do Artigo:


Informações Importantes sobre as APIs Omie

Antes de iniciar seus testes com a nossa API, é fundamental conhecer alguns processos básicos:

  • Acessando a documentação: Consulte nossa documentação oficial para entender os endpoints disponíveis e seus respectivos parâmetros.

  • ⚙️ Características e Recomendações: Fique por dentro das melhores práticas para otimizar sua experiência com a API da Omie

  • 🔐 Login no Portal: Para testar suas requisições no Portal do Desenvolvedor é necessário fazer login na plataforma com o mesmo e-mail e senha que você já usa no ERP. Fácil, né? 😉

  • 🧪 Aplicativo Teste: Aprenda a criar um Aplicativo Teste gratuito e descubra, na prática, como utilizar nossas APIs e aproveitar ao máximo os nosso recursos.

💡 Dica

Você pode testar nossas APIs diretamente no nosso Portal do Desenvolvedor. Além disso, ferramentas como Postman, Insomnia e ThunderClient (extensão do VS Code) também são ótimas opções para realizar testes.

Antes de realizar a inclusão de uma Conta a Receber via API, é importante já ter em mãos alguns dados necessário para enviar como parâmetros na requisição.

Você precisará das seguintes informações:


Cadastrando uma Conta a Receber via API

1) Para realizar um teste pelo Developer - Portal do Desenvolvedor, é preciso realizar o login no Omie:

2) No Portal do Desenvolvedor, acesse no canto superior da tela a opção "Lista de APIs":

3) Então, na nossa listagem de APIs, localize tópico "Finanças" e selecione a opção "Contas a Receber - Lançamentos":

4) Para cadastrar uma Conta a Receber, é preciso descer um pouco a tela e utilizar o método IncluirContaReceber:

5) Após selecionar o método IncluirContaReceber, você poderá consultar todos os parâmetros disponíveis (1).

Para realizar um teste rápido com os parâmetros básicos, basta clicar em "Teste agora mesmo" (2).


Entendendo os Parâmetros

Por aqui, você encontrará uma lista dos parâmetros disponíveis para sua requisição, incluindo:

  • 1) Nome. Identifica a variável dentro da API;

  • 2) Tipo de conteúdo. Indica o formato esperado (integer, string, decimal, etc.);

  • 3) Descrição. Explica a finalidade do parâmetro e como utilizá-lo;

  • 4) Detalhes. Para obter mais informações sobre um parâmetro específico, basta passar o mouse sobre o ícone ➕.


6) Após realizar o login, você será direcionado para a tela de testes do Developer, onde poderá configurar e enviar requisições para a API. Veja como cada campo funciona:

  • (1) Endpoint. O Omie preencherá automaticamente este campo com:

  • (2) Aplicativo ou Chave de Acesso. Aqui, você verá uma lista dos aplicativos aos quais seu e-mail tem acesso. Basta selecionar o desejado, e os campos App Key e App Secret serão preenchidos automaticamente;

    💡Lista de Aplicativos

    Caso precise testar um aplicativo que não aparece na lista, selecione "O aplicativo que eu quero não está na lista" e insira manualmente suas credenciais.

  • (3) Call. O Omie definirá automaticamente o tipo de chamada como IncluirContaReceber;

  • (4) Conteúdo. Este é o campo onde você configurará sua requisição, inserindo os dados necessários para cadastrar a Conta a Receber.

⚠️ Data de Vencimento ou Previsão

Para facilitar a visualização no momento do preenchimento do campo, as datas exibidas começam com os últimos 5 anos a partir da data atual.

Porém, após realizar a inclusão via API, você poderá alterar a Conta Receber para uma data anterior a este período.

7) A seguir, demonstramos um exemplo de requisição para cadastro de uma Conta a Receber com dados mínimos:

{
"codigo_lancamento_integracao": "1691776453",
"codigo_cliente_fornecedor": 3795249054,
"data_vencimento": "11/06/2025",
"valor_documento": 100,
"codigo_categoria": "1.01.01",
"data_previsao": "11/06/2025",
"id_conta_corrente": 3731356020
}

⚠️ Importante

  • O codigo_cliente_fornecedor, codigo_categoria e id_conta_corrente poderão ser consultados conforme as Dicas no começo.

  • O parâmetro "codigo_lancamento_integracao" é utilizado exclusivamente para integrações via API, por isso, ele não será demonstrado no ERP.

8) Ao executar a requisição com todos os parâmetros corretamente informados, você receberá uma resposta positiva contendo o código da Conta a Receber cadastrada.

Esse identificador, retornado na tag “codigo_lancamento_omie”, é fundamental, pois serve como referência para consultas e para a realização de operações via API.

 {
"codigo_lancamento_omie": 3846634397,
"codigo_lancamento_integracao": "1691776453",
"codigo_status": "0",
"descricao_status": "Lançamento cadastrado com sucesso!"
}

9) No Omie ERP, a Conta a Receber estará cadastrada:


📚 Artigos Relacionados

Respondeu à sua pergunta?