A configuração do CRM é um processo fundamental para alinhar o sistema às necessidades da sua empresa, otimizar o desempenho da sua equipe de vendas e no acompanhamento dos seus resultados.
Um dos passos nesse processo é a definição das Fases do Processo.
Neste artigo, temos os seguintes tópicos:
O que são as Fases do Processo?
As "Fases do Processo" se referem a etapas ou estágios específicos que uma oportunidade de vendas percorre durante o ciclo de vendas. Essas fases são usadas para acompanhar o progresso de uma oportunidade e determinar em qual estágio ela se encontra.
No Omie, você tem a flexibilidade de personalizar as descrições de cada fase do seu processo de vendas, bem como atribuir uma pontuação específica a cada uma delas.
Essa etapa de cadastro é de extrema importância, uma vez que, permite que sua equipe de vendas defina etapas que correspondam precisamente ao fluxo de trabalho e às necessidades da empresa. E ainda, quando um vendedor tiver uma oportunidade em determinada fase, ele ganhará pontos equivalentes por isso. Isso ajuda o gestor a acompanhar o desempenho dos seus vendedores, através do relatório “Perfomance de Vendedores”.
Em cada Oportunidade, você pode registrar o progresso dela, especificando em qual fase do processo de vendas ela se encontra:
💡 Atualmente, o sistema suporta um total de 6 fases, e essa quantidade não pode ser modificada.
Configurando as Fases do Processo
1) Acesse as configurações do sistema, clicando no ícone de engrenagem localizado no canto superior direito:
2) Acesse a aba "CRM" (1) e clique em "9. Fases do Processo" (2):
3) Então, será demonstrada a listagem com todas as 6 Fases do Processo disponíveis no sistema:
4) Ao selecionar a fase de interesse, você poderá editar as seguintes opções:
1. Descrição. Clique para editar o nome/descrição desta Fase do Processo.
2. Pontos de Performance. Defina uma pontuação para essa Fase do Processo.
3. Observação. Preencha observações sobre essa Fase do Processo.
5) Tudo pronto! Agora, você pode clicar em "Salvar", e a configuração da sua Fase do Processo foi concluída com sucesso!
Para explorar outras configurações do CRM, clique aqui:
Relatórios no CRM
O CRM Omie disponibiliza uma gama de relatórios para ajudá-lo a acompanhar e analisar informações importantes.
Além disso, você tem a opção de personalizar o seu relatório conforme as suas necessidades específicas e salvá-lo para uso posterior.
Caso queira visualizar um relatório específico relacionado a Oportunidades, acesse: