As APIs do Omie foram desenvolvidas para oferecer flexibilidade e eficiência na integração de sistemas e automatização de processos, permitindo que você conecte suas soluções diretamente ao Omie.
Aqui, vamos explicar como o faturamento em lote opera e os detalhes preliminares necessários antes de executá-lo.
Preparado para simplificar sua gestão e otimizar seu tempo? Então, vamos lá! 🚀
Informações Importantes sobre as APIs Omie
Antes de iniciar seus testes com a nossa API, é fundamental conhecer alguns processos básicos:
✅ Acessando a documentação: Consulte nossa documentação oficial para entender os endpoints disponíveis e seus respectivos parâmetros.
🔑 Chaves de Integração da API: Saiba como obter e utilizar suas credenciais de acesso para autenticar as requisições.
⚙️ Características e Recomendações: Fique por dentro das melhores práticas para otimizar sua experiência com a API da Omie
🔐 Login no Portal: Para testar suas requisições no Portal do Desenvolvedor é necessário fazer login na plataforma com o mesmo e-mail e senha que você já usa no ERP. Fácil, né? 😉
🧪 Aplicativo Teste: Aprenda a criar um Aplicativo Teste gratuito e descubra, na prática, como utilizar nossas APIs e aproveitar ao máximo os nosso recursos.
💡 Dica Omie: Você pode testar nossas APIs diretamente no nosso Portal do Desenvolvedor. Além disso, ferramentas como Postman, Insomnia e ThunderClient (extensão do VS Code) também são ótimas opções para realizar testes.
Entendendo o Faturamento em Lote via API
1) Com nossa API, você poderá faturar todas as Ordens de Serviço que estiverem na coluna que antecede a coluna "Faturado" do Kanban de Ordens de Serviço, conforme exemplo abaixo:
💡 Dica Importante
No Omie, você pode ter de 3 a 6 etapas para a venda de serviços. E você pode personalizar o nome de cada uma das etapas e a ordem em que aparecem no kanban.
Mesmo que você mude o nome da etapa "Faturar", ela continuará posicionada antes da coluna "Faturado".
2) Para o faturamento em lote via API, serão necessários alguns dados prévios, como listar as etapas de faturamento, listar as ordens de serviço registradas e entender como modificar as OSs para a etapa de faturar.
Por isso, separamos algumas instruções ara te ajudar a encontrar essas informações:
Liste as Etapas de Faturamento
Liste as Etapas de Faturamento
Utilize o método ListarEtapasFaturamento para identificar quais são as etapas de venda de serviço da sua empresa. Separamos um exemplo de requisição:
{
"pagina": 1,
"registros_por_pagina": 20
}
Busque os resultados para "cDescOperacao": "Venda de Serviço".
"cCodOperacao": "01",
"cDescOperacao": "Venda de Serviço",
"etapas":
💡 Dica. Por padrão, a etapa de faturamento, denominada "Faturar" na imagem anterior, possui um código fixo na API: "cCodigo": "50".
Liste as suas Ordens de Serviço
Liste as suas Ordens de Serviço
Utilize o método ListarOS para obter uma lista de todas as Ordens de Serviço registradas no sistema. Separamos um exemplo de requisição:
{
"pagina": 1,
"registros_por_pagina": 50,
"apenas_importado_api": "N"
}
Este método fornecerá os dados de referência da OS, como o código de integração (1), o código da OS (2) e o número da OS (3). Estas informações serão necessárias para a etapa seguinte.
E também, na tag "cEtapa" (4), será indicada a etapa de venda em que a OS está localizada:
Mova todas as OSs de interesse para a Coluna de Faturar
Mova todas as OSs de interesse para a Coluna de Faturar
Por fim, é preciso mover todas as Ordens de Serviço de interesse para a etapa "Faturar", ou seja, para a "cEtapa": "50".
Para isso, utilize o método TrocarEtapaOS e preencha os dados das OSs de interesse, consultados na instrução anterior. Abaixo está um exemplo de requisição:
{
"cCodIntOS": "",
"nCodOS": 2203932,
"cNumOS": "",
"cEtapa": "50"
}
Realizando o Faturamento em Lote via API
1) Após ter realizado os passos anteriores, você poderá gerar o faturamento em lote, através do método: FaturarLoteOS
{
"cEtapa": "50"
}
2) Ao receber a resposta da requisição, você terá acesso ao Código do Status do Processamento (cCodStatus):
📌 cCodStatus
Se o retorno for '0' significa que a solicitação foi executada com sucesso.
Se o retorno for maior que '0' ocorreu algum erro durante o processamento da solicitação.
3) Para obter detalhes adicionais sobre o faturamento e verificar se as notas foram emitidas, utilize o método "ListarLoteOS", com a tag "cExibirDetalhes", conforme ilustrado no exemplo abaixo:
{
"dDtIncDe": "29/11/2023",
"dDtIncAte": "29/11/2023",
"cExibirDetalhes": "S"
}
Ou, se preferir, você pode consultar diretamente o lote faturado, utilizando a tag "nIdLoteFat", conforme o exemplo:
{
"nIdLoteFat": 3656992077,
"cExibirDetalhes": "S"
}
4) Desse modo, o status da emissão será apresentado, podendo ser: RUNNING, DONE ou ERROR.
Caso ocorra algum erro no "cStatus", detalhes adicionais serão mostrados na tag "cMensagem", conforme ilustrado abaixo:
Nessa situação, após fazer as correções necessárias, basta faturar o lote novamente.
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