Quando cadastramos um pedido de compra, pode ocorrer em alguns casos de não conseguimos prosseguir com a compra. Seja porque encontramos um fornecedor melhor com um preço mais barato, a compra foi cancelada, pois não precisamos mais do produto, ou por qualquer outro motivo.
Nesses casos, o processo de compra não será mais continuado, sendo necessário encerrar o pedido de compra aberto para o produto/fornecedor.
Nesse artigo, temos os seguintes tópicos:
Informações Importantes
1) Uma vez que o pedido de compra for encerrado, não é possível reverter o processo! Caso precise utilizar o mesmo pedido de compra, será necessário duplicá-lo:
2) A opção de “Encerrar” só estará disponível se o usuário tiver permissão de aprovar o pedido de compra:
Sem a permissão, o usuário não consegue encerrar o pedido em nenhuma das hipóteses.
Acessando e encerrando o pedido de compra
Para encerrar o pedido de compra, siga os passos abaixo:
1) No menu suspenso do módulo de Compras, Estoque e Produção, clique em "Exibir todos" no grupo de Compra de Produtos:
2) Na lista apresentada, clique uma vez sobre o pedido que deseja encerrar e depois clique em "Encerrar":
3) Na tela apresentada:
📌 As observações poderão ser vistas nos relatórios de Pedidos de Compra:
Possíveis relatórios para visualizar a informação: