Encerrando um pedido de compra

Nesse artigo, descubra como encerrar um pedido de compra

Hugo Alves avatar
Escrito por Hugo Alves
Atualizado há mais de uma semana

Quando cadastramos um pedido de compra, pode ocorrer em alguns casos de não conseguimos prosseguir com a compra. Seja porque encontramos um fornecedor melhor com um preço mais barato, a compra foi cancelada, pois não precisamos mais do produto, ou por qualquer outro motivo.

Nesses casos, o processo de compra não será mais continuado, sendo necessário encerrar o pedido de compra aberto para o produto/fornecedor.

Nesse artigo, temos os seguintes tópicos:


Informações Importantes

1) Uma vez que o pedido de compra for encerrado, não é possível reverter o processo! Caso precise utilizar o mesmo pedido de compra, será necessário duplicá-lo:

2) A opção de “Encerrar” só estará disponível se o usuário tiver permissão de aprovar o pedido de compra:

Sem a permissão, o usuário não consegue encerrar o pedido em nenhuma das hipóteses.


Acessando e encerrando o pedido de compra

Para encerrar o pedido de compra, siga os passos abaixo:

  • 1) No menu suspenso do módulo de Compras, Estoque e Produção, clique em "Exibir todos" no grupo de Compra de Produtos:

  • 2) Na lista apresentada, clique uma vez sobre o pedido que deseja encerrar e depois clique em "Encerrar":

  • 3) Na tela apresentada:

    • I) Selecione o motivo do encerramento. Caso deseje, é possível criar um novo motivo;

    • II) Nesse campo, informe as observações do encerramento;

    • III) Com tudo preenchido, clique em "Confirmar Encerramento":

  • 4) Prontinho! Seu pedido de compra foi encerrado com sucesso:

📌 As observações poderão ser vistas nos relatórios de Pedidos de Compra:

Possíveis relatórios para visualizar a informação:

Respondeu à sua pergunta?