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Configurando o Período Limite para Registrar Lançamentos
Configurando o Período Limite para Registrar Lançamentos

Nesse artigo, descubra como configurar o Período Limite para registrar Lançamentos no módulo de Finanças, Notas e Movimentação de estoque.

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Escrito por Diego Pancera
Atualizado há mais de uma semana

O Omie oferece um recurso que possibilita definir o período de tempo durante o qual os registros podem ser inseridos no sistema, permitindo especificar tanto a Data Inicial quanto a Data Final.

Com a configuração do Limite de Período, não será possível registrar Notas Fiscais de Compra, Importar o XML de Notas, Movimentar Estoque, ou lançar Contas a Pagar ou a Receber com a Data de Registro ou a Data de Emissão fora deste intervalo de datas.

Ao estabelecer uma janela de tempo para a inserção de dados no sistema, você garante que todos os registros sejam devidamente cadastrados e evita erros de lançamento. 🚀

Tópicos do Artigo


Configurando o Limite de Período

1) Acesse as configurações do sistema, clicando na engrenagem do canto superior direito:

2) Nas configurações do sistema, clique em "🔒 Sobre os Lançamentos":

3) Nesta tela, você poderá configurar o Período Limite nos campos destacados a seguir:

  • (1) Data Inicial. Especifique a data a partir da qual os lançamentos serão aceitos.

  • (2) Data Final. Determine a data limite até a qual os lançamentos serão aceitos.

    💡 Dicas para aprimorar a sua experiência

    I. Você tem a flexibilidade de definir apenas uma das datas, seja a Data Inicial ou a Data Final, de acordo com suas preferências.

    II. Se as datas permanecerem em branco, o sistema permitirá lançamentos em qualquer período, sem restrições temporais.

    III. Se for definido um período, somente serão aceitos registros de Compras, Movimentação de Estoque, Notas Fiscais, ou Contas a Pagar e a Contas a Receber com a Data de Registro ou a Data de Emissão dentro deste intervalo de datas. Para os registros já existentes, alterações só serão permitidas, também, no intervalo de datas.

    ​IV. Mesmo que a Conta a Receber/Pagar esteja dentro do Período Limite, não é possível realizar baixas com datas anteriores ao período limite estabelecido. E por padrão, o sistema não permite baixas com datas futuras.

    V. Esse mesmo período também será refletido nos lançamentos feitos por API;

3) Na mesma tela, caso seja necessário, você pode remover a configuração do Período Limite (1) e confirmar as alterações feitas (2):

4) Com a configuração do Período Limite, ao tentar incluir um lançamento fora desse intervalo de tempo, será apresentada a seguinte mensagem:

5) Como informação adicional, na tela Sobre os Lançamentos, você também encontrará as seguintes opções:

  1. Exportar Lançamentos.

    Sempre que desejar fazer backup do sistema, você pode exportar todas as informações para planilhas do Excel, incluindo todas as notas fiscais importadas. 🚀


  2. Limpar Lançamentos de Demonstração

    Por padrão, todo novo aplicativo Omie terá alguns lançamentos criados. Eles servem como exemplos para demonstrar nossas funcionalidades, facilitar a visualização dos registros e permitir que você realize testes antes de inserir os dados reais de sua empresa.

    Ao clicar nesta opção, você excluirá os Lançamentos de Demonstração.


Visualizando o limite de período pela API

A configuração do Período Limite também se aplica aos cadastros feitos pela API.

Se o desenvolvedor tentar realizar alguma inclusão ou alteração fora do período configurado, uma mensagem de erro será exibida.

Vamos considerar o exemplo abaixo. Uma tentativa foi feita via API para incluir uma Conta a Pagar fora do período configurado, resultando no seguinte erro:

ERROR: foi definido que o período permitido para lançamentos é de XX/XX/XXXX até XX/XX/XXXX


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