O que é GTIN?
O GTIN (Global Trade Item Number), que em português significa Número Global do Item Comercial, é um padrão internacional de identificação utilizado para distinguir produtos de maneira única e universal.
Essa numeração foi desenvolvida especificamente para facilitar a leitura no ponto de venda, aumentando a agilidade na captura de informações.
A sequência numérica do GTIN é composta por informações que identificam o país de origem, a empresa proprietária do código de barras, o produto especificado na nota fiscal e um dígito de controle. Ela é representada abaixo dos códigos de barras, e sua forma mais comum possui 13 dígitos. No entanto, ele também pode ter 8, 12 ou 14 dígitos.
Quando o GTIN é informado na emissão de uma Nota Fiscal (NF-e) ou Cupom Fiscal (NFC-e), ele é chamado de GTIN NF-e. Esse identificador é incluído nos campos cEAN e cEANTrib.
Pesquisando as informações do GTIN via Omie
Através do Portal da NF-e, é possível consultar manualmente um GTIN para verificar seu NCM, CEST e a descrição associada:
Além disso, a SEFAZ oferece um serviço automatizado de consulta de GTIN no ambiente de webservice da SEFAZ Virtual do RS (SVRS), conforme regulamentado pela NT2022.001_v1.00.
Para disponibilizar esse processo e descomplicar a sua rotina , o Omie desenvolveu um recurso que possibilita a consulta do GTIN diretamente no cadastro de um produto. Dessa forma, é possível obter rapidamente informações de um GTIN, como NCM, CEST e descrição do produto sem necessidade de sair do Omie.
Para isso, siga os passos abaixo:
1) Após realizar o login no sistema Omie e acessar o aplicativo da empresa de interesse, acesse o módulo de Vendas e NF-e:
2) Clique no "Passo 2 - Cadastrar Produtos". Então, acesse o cadastro do produto de interesse e já cadastrado previamente, ou cadastre um novo produto:
3) Após acessar o cadastro do produto, assim que o EAN estiver cadastrado, basta clicar no ícone localizado acima dele (1):
4) Com isso, o Omie realiza a consulta dos dados associados a este EAN na SEFAZ e os apresenta na tela (1). Você pode selecionar as opções que deseja atualizar automaticamente no Omie e clicar em "Atualizar as informações selecionadas" (2):
5) E tudo pronto! Os dados foram atualizados com sucesso no Omie!
⚠️ Atenção
Para consultar o EAN na SEFAZ através do webservice, o aplicativo Omie precisa ter um Certificado Digital importado, conforme exigido pela SEFAZ.
Caso contrário, ocorrerá um erro durante a consulta:
📚 Artigos Relacionados