A emissão de NF-e em contingência ocorre quando o sistema de emissão da SEFAZ está fora do ar ou apresenta problemas técnicos. Nesse cenário, o emitente pode gerar a nota fiscal eletrônica de forma alternativa nesse ambiente e, posteriormente, quando o sistema estiver disponível novamente enviá-la ao ambiente de emissão padrão. Isso garante a continuidade das operações e o cumprimento das obrigações fiscais.
💡 Informação importante
É importante destacar que existem diferenças entre a emissão comum de Notas Fiscais e a emissão em Contingência. Por conta disso, confira este Artigo para estar atento a todas as particularidades envolvidas:
Configurando as Preferências sobre o ambiente
1) Após configurar a Emissão de Nota Fiscal de Produto em seu Aplicativo, na aba "Nota Fiscal de Produto", dentro dos Dados de sua Empresa, clique sobre a opção "Clique aqui para alterar as informações acima (obrigatórias para a geração da NF-e":
2) Por padrão, a opção "Entrar em Contingência automaticamente" estará marcada.
Com essa opção marcada, sempre que houver ativação de Contingência por parte da SEFAZ de seu estado, suas NF-es emitidas durante esse período serão automaticamente transmitidas no ambiente de Contingência.
Caso não deseje que seu Aplicativo realize a transmissão em Contingência automaticamente, quando houver ativação na SEFAZ, desmarque a opção (1). Após configurar, clique em "Confirmar" (2):
📌 Caso a opção de ativação automática do ambiente de Contingência esteja desmarcada, quando houver ativação do ambiente por parte da SEFAZ é possível habilitar a emissão em Contingência manualmente em seu App.
Nesta situação, a opção "Forçar a emissão da NF-e no ambiente de Contingência" será apresentada.
Para emitir em Contingência manualmente durante a Contingência ativa na SEFAZ de seu estado, marque a opção (1) e clique em "Continuar" (2):