O Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais, conhecido como MDF-e, é um documento fiscal que deve ser emitido por empresas prestadoras de serviço de transporte para prestações com mais de um conhecimento de transporte, ou pelas demais empresas nas operações, cujo transporte seja realizado em veículos próprios, arrendados, ou mediante contratação de transportador autônomo de cargas, com uma ou mais notas fiscais.
Se a sua empresa é uma transportadora você pode emitir CT-e integrado ao Omie, clique aqui para saber mais.
A finalidade do MDF-e é agilizar o registro em lote de documentos fiscais em trânsito e identificar a unidade de carga utilizada e demais características do transporte.
Confira abaixo como configurar e emitir o seu MDF-e!
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Configurando a emissão do MDF-e
📌 A configuração poderá ser realizada somente por Usuários inseridos no Grupo de Acesso "Administrador" e/ou Usuários inseridos em um Grupo de Acesso com a permissão de acesso "Configurações" ativa.
1) Após fazer login no Omie e acessar o seu Aplicativo, acesse as configurações do seu App, clicando na engrenagem ⚙️ no canto superior direito da tela:
2) Clique em "1. Dados da Minha Empresa":
3) Na aba "Nota Fiscal de Produto" (1), habilite a opção "Gerar também o Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais (MDF-e) na SEFAZ" (2).
Com isso, o primeiro passo está feito! 🤗
💡 Inicialmente o Omie estará no Ambiente de Homologação, ou seja, o ambiente para emitir MDF-es teste. Neste ambiente, eles não serão comunicados com a SEFAZ e não terão valor fiscal.
Alterando o Ambiente de Emissão
Para emitir seus documentos com valor fiscal, é necessário realizar uma configuração no ambiente do sistema. Essa configuração consiste em alterar o modo de operação do ambiente de "Homologação" (utilizado para testes) para "Produção" (ambiente real de produção).
Além disso, no Omie, você tem a opção de configurar o último MDF-e emitido, a Série do MDF-e, e, também, o Último Lote do MDF-e enviado. Dessa forma, as próximas emissões realizadas seguirão a parametrização feita, proporcionando uma gestão mais organizada dos seus documentos fiscais.
Para isso, siga os passos abaixo:
1) Após habilitar a emissão de MDF-e, na tela de configuração clique em "Ambiente da SEFAZ: Homologação":
2) No campo "Ambiente do MDF-e", selecione a opção "Produção":
3) Ajuste os campos de "Série do MDF-e" (1), "Último MDF-e emitido" (2) e "Último Lote do MDF-e" (3). Por fim, clique em "Confirmar" (4):
💡 Essas informações deverão ser preenchidas conforme orientação da sua Contabilidade. Você também poderá consultá-las no site da SEFAZ. 😀
4) Com tudo configurado, você pode iniciar a emissão de seus MDF-es!
A Emissão do MDF-e pode ocorrer de duas formas:
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