Quando o cliente faz a configuração inicial da empresa, ele precisa cadastrar e configurar as categorias que ele irá utilizar no dia-a-dia. Categorias são os tipos de operações que o cliente realiza. Toda movimentação feita dentro do sistema necessita de vinculação de uma categoria.

Depois que o cliente faz toda a configuração de categorias dentro do sistema essas categorias estarão disponíveis para configuração no painel do contador.

Para acessar as configurações das categorias basta entrar no painel do contador no passo 3 Integração Contábil e depois Categorias x Plano Contábil:

Para fazer a configuração da categoria basta clicar duas vezes sobre a categoria que deseja configurar:

O sistema irá abrir a tela a seguir para configuração:

Cada um dos campos acima tem uma particularidade:

Campo 1: Ao selecionar essa opção o sistema irá fazer uma provisão do lançamento com base na data de registro considerando a configuração das contas dos campos 5 e 6, e fará a baixa com base na data de baixa considerando as configurações da conta corrente.
Campo 2: Ao selecionar essa opção o sistema não fará uma provisão do lançamento, fará somente o lançamento da baixa. A contabilização será de acordo com a conta contábil colocada no campo 5 contra uma conta bancária de acordo com a configuração das contas correntes.
Campo 3: Ao selecionar essa opção o sistema não fará uma provisão do lançamento, fará somente o lançamento da baixa. A contabilização será feita diretamente em uma conta de cliente/fornecedor (independentemente da conta contábil colocada no campos 5) contra uma conta bancária de acordo com a configuração das contas correntes.
Campo 4: Ao selecionar esse campo o sistema não gerará nenhum lançamento contábil relacionado a essa categoria.
Campo 5: Selecionar no plano de contas qual a conta contábil relacionada a essa categoria. A conta contábil desse campo também será utilizada para preenchimento dos registros do SPED.
Campos 6: Esse campo somente aparece caso o campo 1 seja selecionado, por regra o sistema gera a provisão em uma conta de cliente/fornecedor, caso queira alterar essa contra partida basta clicar no link e selecionar qual a conta contábil do plano de contas relacionada a contra partida.

Abaixo desses campos o sistema irá demonstrar um resumo sobre o que foi selecionado nos campos.

Feito essa configuração basta clicar em confirmar.

É possível fazer a configuração de contas contábeis e históricos contábeis específicos para a categoria para isso basta clicar no link:

Basta selecionar qual a operação que deseja cadastra a conta contábil ou o histórico contábil específico e pronto.

É necessário fazer a configuração de todas as categorias cadastradas no Omie, para garantir a integração dos dados com o software contábil.

Após fazer a configuração das categorias basta clicar no passo F - Clientes e Fornecedores ou clicar em próximo.

Para saber como configurar o passo F - Clientes e Fornecedores clique aqui.

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