Nesse passo toda a lista de clientes e fornecedores será apresentada para que possa ser feita a configuração da conta contábil de cliente e conta contábil de fornecedor relacionada no plano de contas.

Perceba que no parte superior há contas contábeis já selecionadas:

Essas contas foram configuradas lá no passo B - Principais Contas Contábeis.

Quando não há nenhuma conta contábil específica configurada para cada cliente e fornecedor o Omie irá preencher automaticamente as colunas Conta de Cliente e Conta de Fornecedor de acordo com a configuração das contas principais. Porém, caso seja necessário incluir uma conta contábil de cliente e fornecedor específica basta clicar duas vezes sobre a empresa:

Depois selecionar no plano de contas qual a conta contábil de cliente e de fornecedor relacionada a esta empresa e depois clicar em confirmar:

O sistema irá contabilizar de acordo com a nova conta configurada.

Caso a contabilização de clientes e fornecedores seja de forma analítica, é possível importar essas contas automaticamente através da importação da planilha do plano de contas. 

Na planilha do plano de contas há uma coluna CNPJ do estabelecimento:

Basta incluir o CNPJ ou CPF do estabelecimento relacionado a conta contábil e importar. O sistema irá ler as informações colocadas nessa coluna comparando com o CPF ou CNPJ do passo F:

O sistema encontrando o CPF ou CNPJ compatível irá automaticamente preencher a conta contábil apontada na planilha.

Após fazer a configuração dos clientes e fornecedores basta clicar no passo G - Deptos x Centros de Custo ou clicar em próximo.

Para saber como configurar o passo G - Deptos x Centros de Custos clique aqui.

;-)

Encontrou sua resposta?