Todas as coleções
Painel do Contador
Passo 3 - Integração Contábil
Passo 3 - Integração Contábil: B - Principais Contas Contábeis
Passo 3 - Integração Contábil: B - Principais Contas Contábeis

Nesse artigo, descubra como configurar no Painel do Contador a Etapa "B - Principais Contas Contábeis" do Passo 3 - Integração Contábil.

Hugo Alves avatar
Escrito por Hugo Alves
Atualizado há mais de uma semana

O Painel do Contador é um módulo inteiramente dedicado ao uso da Contabilidade.

Com recursos projetados para aprimorar a comunicação entre cliente e contador, esse módulo facilita tanto a entrega quanto a coleta de informações.

Para garantir a integração perfeita com o seu sistema contábil e permitir a geração correta dos arquivos contábeis e o SPED através da Omie, é necessário configurar algumas opções no Passo 3 do Painel do Contador. Esse processo se divide em sete etapas identificadas de A a G.

Temos um treinamento específico sobre esse assunto! Para assistir, clique no vídeo abaixo:

Neste artigo, vamos explorar a configuração da Etapa B - Principais Contas Contábeis.

💡 Antes de prosseguir com a configuração do Passo 3, certifique-se de que você concluiu a importação do seu Plano de Contas e configurou a Etapa A:



Configurando a Etapa B: Principais Contas Contábeis

Baseado no que foi informado na etapa anterior, aqui o sistema mostrará alguns eventos envolvendo a operação do cliente para que nesse momento você já possa informar as Principais Contas Contábeis relacionadas a eles


Para configurar a Integração Contábil - Passo B, acesse o Painel do Contador:

Será apresentada a seguinte tela para configuração:

  • 1) No Omie: coluna que representa o evento que acontece no sistema, perceba que esses eventos são divididos em alguns grupos, dentre eles: Clientes, Fornecedores, Impostos Dos Serviços Tomados, etc.

  • 2) Conta Contábil do seu Plano: essa coluna mostrará a Conta Contábil do seu plano de contas que receberá o lançamento contábil toda vez que uma movimentação for realizada conforme os eventos mostrados na coluna anterior

Para definir a conta contábil, basta dar um duplo clique ou selecionar a opção “Clique aqui para alterar a conta contábil”, na sequência o sistema mostrará a tela:

Para a opção selecionada, no exemplo “Clientes Nacionais (Ativo)”, clique na lupa para abrir a relação de contas contábeis do plano de contas importado no Passo 2:

Na caixa de pesquisa do plano de contas, você poderá filtrar por descrição da conta, classificação ou código reduzido

Após selecionar basta clicar em confirmar e seguir a configuração para as demais opções, conforme mostrado anteriormente :D

💡 Dica Importante para melhorar a sua experiência

Em principais Contas Contábeis, temos a configuração de cliente e fornecedor de forma geral, ou seja, por contas genéricas (Clientes Diversos/Fornecedores Diversos), caso você contabilize de maneira analítica, há outra forma de configurar contas de clientes e fornecedores, veja como no F – Clientes e Fornecedores

Pronto! Finalizamos a configuração da segunda etapa da Integração Contábil! Vamos agora, para o Passo C: Históricos Contábeis:


📚 Artigos Relacionados

configuração/ primeiro acesso/ contratei/ início/ sou novo/ novo cliente/ o que fazer/ onde começar
Respondeu à sua pergunta?