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Passo 3 - Integração Contábil: C - Históricos Contábeis
Passo 3 - Integração Contábil: C - Históricos Contábeis

Nesse artigo, descubra como configurar no Painel do Contador a "Etapa C: Históricos Contábeis" do Passo 3 - Integração Contábil.

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Escrito por Kessy Silva
Atualizado há mais de uma semana

O Painel do Contador é um módulo inteiramente dedicado ao uso da Contabilidade.

Com recursos projetados para aprimorar a comunicação entre cliente e contador, esse módulo facilita tanto a entrega quanto a coleta de informações.

Para garantir a integração perfeita com o seu sistema contábil e permitir a geração correta dos arquivos contábeis e o SPED através da Omie, é necessário configurar algumas opções no Passo 3 do Painel do Contador. Esse processo se divide em sete etapas identificadas de A a G.

Neste artigo, vamos explorar a configuração da Etapa C - Históricos Contábeis.

🎓 Confira o nosso treinamento exclusivo sobre o tema:

💡 Antes de prosseguir com a configuração da Etapa C do Passo 3, certifique-se de que você concluiu a importação do seu Plano de Contas e configurou a Etapa B:



Configurando a Etapa C: Históricos Contábeis

1) Para configurar a Integração Contábil - Passo C, após fazer login no Omie e acessar o seu Aplicativo, acesse o Passo 3 do Painel do Contador:

2) Acesse a opção C - Históricos Contábeis (1). Assim, será exibido uma listagem de históricos contábeis baseada no que foi informado na primeira etapa A – Layout e Sistema Contábil.

Antes de iniciar a parametrização dos históricos, configure a exibição do texto do histórico (2) e, também, o separador entre os complementos (3). Lembre-de de salvar, através da opção "Salvar e Fechar" após configurar:

  • (1) Texto do Histórico: marque a opção para indicar como deseja que seja gerado o texto do histórico contábil, podendo ser:

    • Texto do histórico sempre em Maiúsculo

    • Texto sempre em Minúsculo

    • Respeitar o texto da forma que estiver

  • (2) Clique aqui para alterar o separador: esta configuração será utilizada como separador entre os complementos do histórico contábil.

💡 O sistema mostrará os principais Históricos Contábeis utilizados por empresas que realizam os tipos de atividade selecionados na etapa A, dividido por tipo de lançamento contábil.

As informações de históricos serão demonstrados nas seguintes colunas:

  • Tipo de Lançamento Contábil: nessa coluna o sistema apresentará alguns grupos de operações e seus respectivos tipos de históricos contábeis conforme as atividades indicadas para a empresa.

  • Exemplo: por padrão o sistema trará um exemplo de histórico com as principais informações necessárias e suficientes para identificar a movimentação que pode ou não ser utilizado.

  • Código: campo opcional que pode ser utilizado para informar o código de histórico padrão do seu sistema contábil (depende do sistema contábil).

3) Para utilizar o histórico padrão do sistema não há necessidade de fazer nenhuma alteração

Por outro lado, se preferir customizar o Histórico Contábil conforme a sua necessidade, basta selecionar o tipo de Lançamento Contábil (1) e clicar na opção “Clique aqui para modificar o histórico contábil” (2):

4) Ao acessar o seu Histórico Contábil, o sistema mostrará a seguinte tela para configuração. Para alterar, basta preencher os campos exibidos e, em seguida, clicar em "Confirmar" para salvar as alterações:

  • (1) Código do Histórico: código opcional que será utilizado para informar o histórico padrão do seu sistema contábil (depende do sistema contábil).

  • (2) Texto Inicial: texto que ficará no início do histórico (observe o tipo que está sendo configurado).

  • (3 ao 6) Complemento: clique na seta para exibir os complementos de histórico que deseja marcar, é possível informar até 6 complementos;

💡 É possível visualizar um exemplo de como o texto do histórico ficará com as configurações realizadas, para isso, verifique o campo em amarelo:

5) Quando um histórico padrão é modificado, o sistema destacará o tipo de histórico em azul e negrito:

6) Agora é só acessar todos os Históricos, validar o exemplo padrão do sistema e só modificar os que considerar necessário!

7) E pronto! Finalizamos a configuração da terceira etapa da Integração Contábil! Vamos agora, para o Passo D: Contas Correntes:


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