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Configurando a integração com o Sicoob | Boletos via API

Nesse artigo, descubra como ativar a integração com o Sicoob via API para a geração de Boletos de Cobrança.

Thais Oldani avatar
Escrito por Thais Oldani
Atualizado há mais de 3 semanas

Agora você pode integrar o Banco Sicoob ao seu sistema Omie através da API para emitir boletos de cobrança de forma totalmente automatizada, sem geração e envio dos arquivos de remessa!

Tópicos do Artigo


Obtendo as Credenciais no Sicoob

O primeiro passo para ativar a integração via API com o Sicoob é obter as credenciais "Client ID" e "Client Secret" diretamente no banco.

Para tornar o processo mais fácil, basta seguir as orientações detalhadas no manual abaixo:


Preparando o Certificado do Sicoob para a integração

1) Após criar sua aplicação no Sicoob e obter as credenciais, você irá utilizar no Omie o certificado que você obteve através da CA (Autoridade certificadora).

O certificado gerado pode estar nos formatos .CRT ou .PFX.

Se o certificado foi gerado no formato PFX, será necessário convertê-lo para dois arquivos específicos, que são utilizados na integração do Banco com o Omie.

Se o certificado foi gerado em formato .CRT, siga o passo: Criar arquivo zip para adicionar o Certificado no Omie ERP (.CRT)

Convertendo o arquivo PFX em .CRT e .Key

Este tutorial visa orientar e disponibilizar sugestões de endereços para realizar o download dos arquivos, não sendo obrigatório seguir este modelo ou se utilizar unicamente deste cenário para extração da chave pública.

As ações abaixo descrevem o procedimento para realizar a exportação da chave pública usando a ferramenta OpenSSL. É possível utilizar essa ferramenta nos sistemas operacionais Windows, Linux, MacOs, entretanto as telas abaixo foram extraídas a partir do Windows.

1) Realize o download e a instalação do openssl.

Clique em https://gnuwin32.sourceforge.net/packages/openssl.htm e realize o download do arquivo zip Binaries, em seguida, defina a pasta que armazenará o arquivo binário.

2) Faça a extração do pacote zip na pasta de sua preferência.

3) Dentro da pasta bin, crie uma pasta chamada “cert” e adicione o certificado digital dentro dessa pasta.

4) Ainda dentro da pasta bin, digite “CMD” na barra de endereços:

5) Via prompt de comando digite o comando abaixo e depois aperte Enter:

openssl pkcs12 -in cert/certificado.pfx -nocerts -out private_key.key

💡 No lugar de “certificado.pfx” coloque o nome do arquivo do seu certificado

6) Será solicitada a senha do arquivo pfx. Digite a senha e pressione Enter.

Em seguida ele solicitará a criação de uma nova senha para o novo arquivo gerado. Você pode utilizar a mesma senha do arquivo pfx.

7) Via prompt de comando digite o comando abaixo e depois aperte Enter:

openssl rsa -in private_key.key -out private_key_nopass.key

8) Será solicitada a senha que foi criada no item 6. Digite a senha e pressione Enter.

9) Via prompt de comando digite o comando abaixo e depois aperte Enter:

No lugar de “certificado.pfx” coloque o nome do arquivo do seu certificado

openssl pkcs12 -in certificado.pfx -clcerts -nokeys -out certificate.crt

10) Será solicitado a senha do arquivo pfx. Digite a senha e pressione Enter. Caso a senha não seja solicitada, pule esta etapa.

11) Com isso, dois arquivos serão gerados, sendo eles:

  • certificate.crt

  • private_key_nopass.key

Agora, é necessário adicioná-los em uma pasta e criar um arquivo .zip. Siga o próximo tutorial para saber mais.

Criar arquivo zip para adicionar o Certificado no Omie ERP (.CRT)

Com os arquivos do certificado disponíveis (formato .crt e .key), é preciso criar um arquivo. zip para adicionar essas credenciais no Omie.

Caso não tenha esses dois arquivos ainda, siga o tutorial de como converter o seu certificado no formato PFX para o formato .CRT e .Key

1) Crie uma nova pasta e copie os dois arquivos (.crt e .key) dentro desta pasta. A pasta pode ter qualquer nome, no exemplo, a nomeamos como "certificado":

2) Crie um arquivo zip a partir da pasta. Para isso será necessário um programa que faz compactação de arquivos como: Winrar, 7zip, WinZip entre outros.

No exemplo abaixo utilizamos o 7zip:

3) Após isso, será gerado um arquivo com o formato. zip. Este arquivo deverá ser utilizado dentro do ERP Omie, na área de Credenciais para a Integração Bancária (API).


Ativando a Integração API para geração de boletos

1) Realize o login no Omie e acesse o Módulo de Finanças:

2) Através do Passo 1 de Finanças, acesse o cadastro da Conta Corrente Sicoob:

3) Certifique-se de que a configuração de cobrança bancária está completa e preenchida corretamente, seguindo as orientações do seu gerente.

Para isso, acesse a aba "Boletos de Cobrança Bancária" e revise os dados de Juros e Multa. Em seguida, clique na opção "Clique aqui para alterar as informações acima (obrigatórias para a cobrança bancária deste banco)" e verifique se todos os campos estão devidamente preenchidos:

💡 Certifique-se de confirmar com seu gerente bancário quais campos devem ser preenchidos e quais dados precisam ser inseridos nas configurações no Omie.

4) Agora, para configurar a integração via API para geração dos Boletos de Cobrança, clique na aba "Integração com o Banco (API)" (1).

Clique na opção "Registrar automaticamente os Boletos de Cobrança gerados" (2):

5) Para emitir um Boleto com QR Code, basta clicar na opção "Gerar boletos de cobrança com Pix":

6) Então, selecione a opção "Para habilitar a integração, é necessário informar as credencias de acesso (Boletos)":

7) Nesta tela, você encontrará campos para preencher os dados fornecidos pelo Sicoob.

Preencha seu Código de Acesso disponibilizado pelo banco no campo "Cliente ID" (1) e na sequência, clique em "Carregar Certificado" (2):

8) Importe a pasta .zip, contendo o arquivo .CRT e o .Key:

9) Por fim, clique em salvar:

E pronto! Agora você já pode iniciar a emissão de seus Boletos de Cobrança a partir da integração API com o Banco Sicoob! 🚀


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