Agora você pode integrar o Banco Sicoob ao seu sistema Omie através da API para emitir boletos de cobrança de forma totalmente automatizada, sem geração e envio dos arquivos de remessa!
Tópicos do Artigo
Obtendo as Credenciais no Sicoob
O primeiro passo para ativar a integração via API com o Sicoob é obter as credenciais "Client ID" e "Client Secret" diretamente no banco.
Para tornar o processo mais fácil, basta seguir as orientações detalhadas no manual abaixo:
Preparando o Certificado do Sicoob para a integração
1) Após criar sua aplicação no Sicoob e obter as credenciais, você irá utilizar no Omie o certificado que você obteve através da CA (Autoridade certificadora).
O certificado gerado pode estar nos formatos .CRT ou .PFX.
Se o certificado foi gerado no formato PFX, será necessário convertê-lo para dois arquivos específicos, que são utilizados na integração do Banco com o Omie.
Se o certificado foi gerado em formato .CRT, siga o passo: Criar arquivo zip para adicionar o Certificado no Omie ERP (.CRT)
Convertendo o arquivo PFX em .CRT e .Key
Convertendo o arquivo PFX em .CRT e .Key
Este tutorial visa orientar e disponibilizar sugestões de endereços para realizar o download dos arquivos, não sendo obrigatório seguir este modelo ou se utilizar unicamente deste cenário para extração da chave pública.
As ações abaixo descrevem o procedimento para realizar a exportação da chave pública usando a ferramenta OpenSSL. É possível utilizar essa ferramenta nos sistemas operacionais Windows, Linux, MacOs, entretanto as telas abaixo foram extraídas a partir do Windows.
1) Realize o download e a instalação do openssl.
Clique em https://gnuwin32.sourceforge.net/packages/openssl.htm e realize o download do arquivo zip Binaries, em seguida, defina a pasta que armazenará o arquivo binário.
2) Faça a extração do pacote zip na pasta de sua preferência.
3) Dentro da pasta bin, crie uma pasta chamada “cert” e adicione o certificado digital dentro dessa pasta.
4) Ainda dentro da pasta bin, digite “CMD” na barra de endereços:
5) Via prompt de comando digite o comando abaixo e depois aperte Enter:
openssl pkcs12 -in cert/certificado.pfx -nocerts -out private_key.key
💡 No lugar de “certificado.pfx” coloque o nome do arquivo do seu certificado
6) Será solicitada a senha do arquivo pfx. Digite a senha e pressione Enter.
Em seguida ele solicitará a criação de uma nova senha para o novo arquivo gerado. Você pode utilizar a mesma senha do arquivo pfx.
7) Via prompt de comando digite o comando abaixo e depois aperte Enter:
openssl rsa -in private_key.key -out private_key_nopass.key
8) Será solicitada a senha que foi criada no item 6. Digite a senha e pressione Enter.
9) Via prompt de comando digite o comando abaixo e depois aperte Enter:
No lugar de “certificado.pfx” coloque o nome do arquivo do seu certificado
openssl pkcs12 -in certificado.pfx -clcerts -nokeys -out certificate.crt
10) Será solicitado a senha do arquivo pfx. Digite a senha e pressione Enter. Caso a senha não seja solicitada, pule esta etapa.
11) Com isso, dois arquivos serão gerados, sendo eles:
certificate.crt
private_key_nopass.key
Agora, é necessário adicioná-los em uma pasta e criar um arquivo .zip. Siga o próximo tutorial para saber mais.
Criar arquivo zip para adicionar o Certificado no Omie ERP (.CRT)
Criar arquivo zip para adicionar o Certificado no Omie ERP (.CRT)
Com os arquivos do certificado disponíveis (formato .crt e .key), é preciso criar um arquivo. zip para adicionar essas credenciais no Omie.
Caso não tenha esses dois arquivos ainda, siga o tutorial de como converter o seu certificado no formato PFX para o formato .CRT e .Key
1) Crie uma nova pasta e copie os dois arquivos (.crt e .key) dentro desta pasta. A pasta pode ter qualquer nome, no exemplo, a nomeamos como "certificado":
2) Crie um arquivo zip a partir da pasta. Para isso será necessário um programa que faz compactação de arquivos como: Winrar, 7zip, WinZip entre outros.
No exemplo abaixo utilizamos o 7zip:
3) Após isso, será gerado um arquivo com o formato. zip. Este arquivo deverá ser utilizado dentro do ERP Omie, na área de Credenciais para a Integração Bancária (API).
Ativando a Integração API para geração de boletos
1) Realize o login no Omie e acesse o Módulo de Finanças:
2) Através do Passo 1 de Finanças, acesse o cadastro da Conta Corrente Sicoob:
3) Certifique-se de que a configuração de cobrança bancária está completa e preenchida corretamente, seguindo as orientações do seu gerente.
Para isso, acesse a aba "Boletos de Cobrança Bancária" e revise os dados de Juros e Multa. Em seguida, clique na opção "Clique aqui para alterar as informações acima (obrigatórias para a cobrança bancária deste banco)" e verifique se todos os campos estão devidamente preenchidos:
💡 Certifique-se de confirmar com seu gerente bancário quais campos devem ser preenchidos e quais dados precisam ser inseridos nas configurações no Omie.
4) Agora, para configurar a integração via API para geração dos Boletos de Cobrança, clique na aba "Integração com o Banco (API)" (1).
Clique na opção "Registrar automaticamente os Boletos de Cobrança gerados" (2):
5) Para emitir um Boleto com QR Code, basta clicar na opção "Gerar boletos de cobrança com Pix":
6) Então, selecione a opção "Para habilitar a integração, é necessário informar as credencias de acesso (Boletos)":
7) Nesta tela, você encontrará campos para preencher os dados fornecidos pelo Sicoob.
Preencha seu Código de Acesso disponibilizado pelo banco no campo "Cliente ID" (1) e na sequência, clique em "Carregar Certificado" (2):
8) Importe a pasta .zip, contendo o arquivo .CRT e o .Key:
9) Por fim, clique em salvar:
E pronto! Agora você já pode iniciar a emissão de seus Boletos de Cobrança a partir da integração API com o Banco Sicoob! 🚀