Para registrar corretamente uma Conta a Pagar relacionada a energia elétrica no sistema, é fundamental seguir algumas etapas específicas. Este guia detalha o processo desde a inclusão manual da Conta a Pagar até o preenchimento das informações necessárias.
Acompanhe o passo a passo e veja como cadastrar a Nota Fiscal corretamente. 🚀
Tópicos do Artigo:
Configurações Necessárias
1) Categoria específica para Energia Elétrica
Para aprimorar o processo de contabilização, proporcionar uma visão financeira mais precisa e distinguir claramente as despesas relacionadas aos seus gastos, recomendamos utilizar uma Categoria específica para esta operação:
2) Configuração do Tipo de Gasto da Categoria
Além de cadastrar uma Categoria especifica para essa inclusão, também é necessário garantir que a sua Categoria possui o Tipo de Gasto correto conforme a sua operação.
Para Notas Fiscais de Energia Elétrica, você pode utilizar o Tipo "Gasto com Energia Elétrica":
Temos um artigo que irá lhe ajudar com os detalhes sobre os Tipos de Gastos disponíveis no sistema:
Criando a Conta a Pagar
1) Após realizar as Configurações Necessárias, acesse o módulo de Finanças:
2) No menu suspenso de Finanças (1), localize o tópico de Contas a Pagar, e clique em “Incluir” (2):
3) Utilize a opção de "Inserção Manual":
4) Durante a inclusão da Conta a Pagar, utilize a Categoria cadastrada para essa operação, ou qualquer outra Categoria configurada com o tipo de gasto que necessita:
5) Isso habilitará uma nova aba chamada "Sobre Serviço Tomado" (1) na Conta a Pagar. Nesta aba, clique em "Incluir nota" (2):
6) Agora, basta preencher os dados da sua Nota Fiscal de Energia Elétrica:
⚠️ Importante
Os Impostos preenchidos nesta aba, não são os Impostos Retidos da Conta a Pagar. Caso precise informar os Impostos Retidos, preencha a aba "Impostos Retidos":
7) Tudo pronto! Após finalizar, basta clicar em "Salvar":