Uma Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) é um documento digital que registra operações de venda de produtos ou prestação de serviços, garantindo a validade fiscal e tributária das transações no Brasil.
Ao comprar um produto, em alguns casos, pode ser necessário reverter o recebimento de uma ou mais NF-es para corrigir lançamentos e assegurar a precisão das informações no Omie.
Se você já concluiu o recebimento de suas NF-es e precisa modificar algum dado, neste passo a passo, vamos te mostrar como realizar a reversão de forma simples e eficiente, sem complicações! 😃
⚠️ Informações importantes
Devolução ao Fornecedor: Se houver uma Devolução criada para a NF-e, exclua-a primeiro antes de reverter a NF-e. Se a Devolução já foi emitida, consulte sua contabilidade para decidir o melhor caminho.
Baixa de Conta a Pagar: Caso a NF-e tenha gerado uma baixa de Conta a Pagar, será necessário reverter essa baixa antes de desfazer o recebimento da NF-e;
Pagamento agendado no banco: Se houver pagamentos agendados relacionados à NF-e, cancele a Remessa de Pagamento no banco antes de desfazer o recebimento;
Previsão de Contas a Pagar: Ao reverter o recebimento de uma NF-e, a Conta a Pagar criada é removida, voltando a ser uma previsão de Contas a Pagar;
Exclusão de NF-e: Para excluir uma NF-e recebida, primeiro reverta o recebimento e, em seguida, exclua a NF-e. Com isso iremos excluir não apenas a Conta a Pagar, mas o(s) Produto(s) cadastrado(s);
Saldo de Estoque: Se desfazer o recebimento da NF-e causar saldo de Estoque negativo e o sistema não permitir isso por estar configurado para bloquear saldo negativo, o processo não será concluído e uma mensagem de erro será exibida;
O botão "Reverter o Recebimento" não aparece em tela? Somente usuários no Grupo de Acesso "Administrador" e/ou com a Permissão de Usuário "Reverter NF-e (ou CT-e) Recebida" podem desfazer o recebimento de NF-es.
Caso o botão não seja apresentado a você em uma NF-e concluída, consulte o Administrador do seu Aplicativo.
Desfazendo o Recebimento de NF-es em Lote
1) Após realizar o login no Omie, acesse o Módulo de Compras, Estoque e Produção:
2) O sistema te direcionará a uma tela com alguns passos. Clique no Passo 3 "Cadastrar Compras e Receber":
3) O sistema te direcionará ao Kanban de Compras em que suas Requisições e Pedidos de Compra, bem como Notas Fiscais e CT-es importados, poderão ser visualizados e acessados.
Para acessar uma lista com todas as suas Notas Recebidas, clique sobre a etapa "Recebido":
4) O sistema te direcionará a uma listagem com todas as suas NF-es e CT-es Recebidos. Você poderá marcar a caixa de seleção dos registros que deseja reverter o recebimento (1) e em seguida, clicar em "Reverter os Recebimentos selecionados" (2):
5) Se os registros selecionados não possuírem nenhum impedimento, os recebimentos serão revertidos com sucesso! 😄
📌 Lembrando que: Se algum registro possuir alguma atrelação com Contas a Pagar ou Devoluções, a reversão do recebimento são será concluída.
O sistema apresentará uma mensagem clara sobre o que precisa ser revisto:
Recomendamos a leitura de algumas Informações Importantes, localizadas no início deste artigo!
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