Passar para o conteúdo principal

Configurando a integração com o Banco Sicoob | Extrato via API

Nesse artigo, descubra como capturar automaticamente os seus extratos do Sicoob via API.

Caio Quintal avatar
Escrito por Caio Quintal
Atualizado há mais de um mês

Se você possui uma conta corrente no Sicoob, temos uma excelente notícia!

Você pode integrar seu extrato automaticamente com o Omie via API e ganhar ainda mais praticidade no seu dia a dia.

Não perca tempo e gerencie as suas finanças em um só lugar, de forma simples! 🚀

Tópicos do Artigo:


Configuração no Sicoob

O primeiro passo para ativar a integração via API com o Sicoob é obter a credencial "Client ID" diretamente no banco.

Para tornar o processo mais fácil, basta seguir as orientações detalhadas no manual abaixo:


Preparando o Certificado do Sicoob para a integração

1) Após criar sua aplicação no Sicoob e obter as credenciais, você irá utilizar no Omie o certificado que você obteve através da CA (Autoridade certificadora).

O certificado gerado pode estar nos formatos .CRT ou .PFX.

Se o certificado foi gerado no formato PFX, será necessário convertê-lo para dois arquivos específicos, que são utilizados na integração do Banco com o Omie.

Se o certificado foi gerado em formato .CRT, siga o passo: Criar arquivo zip para adicionar o Certificado no Omie ERP (.CRT)

Convertendo o arquivo PFX em .CRT e .Key

Este tutorial visa orientar e disponibilizar sugestões de endereços para realizar o download dos arquivos, não sendo obrigatório seguir este modelo ou se utilizar unicamente deste cenário para extração da chave pública.

As ações abaixo descrevem o procedimento para realizar a exportação da chave pública usando a ferramenta OpenSSL. É possível utilizar essa ferramenta nos sistemas operacionais Windows, Linux, MacOs, entretanto as telas abaixo foram extraídas a partir do Windows.

1) Realize o download e a instalação do openssl.

Clique em https://gnuwin32.sourceforge.net/packages/openssl.htm e realize o download do arquivo zip Binaries, em seguida, defina a pasta que armazenará o arquivo binário.

2) Faça a extração do pacote zip na pasta de sua preferência.

3) Dentro da pasta bin, crie uma pasta chamada “cert” e adicione o certificado digital dentro dessa pasta.

4) Ainda dentro da pasta bin, digite “CMD” na barra de endereços:

5) Via prompt de comando digite o comando abaixo e depois aperte Enter:

openssl pkcs12 -in cert/certificado.pfx -nocerts -out private_key.key

💡 No lugar de “certificado.pfx” coloque o nome do arquivo do seu certificado

6) Será solicitada a senha do arquivo pfx. Digite a senha e pressione Enter.

Em seguida ele solicitará a criação de uma nova senha para o novo arquivo gerado. Você pode utilizar a mesma senha do arquivo pfx.

7) Via prompt de comando digite o comando abaixo e depois aperte Enter:

openssl rsa -in private_key.key -out private_key_nopass.key

8) Será solicitada a senha que foi criada no item 6. Digite a senha e pressione Enter.

9) Via prompt de comando digite o comando abaixo e depois aperte Enter:

No lugar de “certificado.pfx” coloque o nome do arquivo do seu certificado

openssl pkcs12 -in cert/certificado.pfx -clcerts -nokeys -out certificate.crt

10) Será solicitado a senha do arquivo pfx. Digite a senha e pressione Enter. Caso a senha não seja solicitada, pule esta etapa.

11) Com isso, dois arquivos serão gerados, sendo eles:

  • certificate.crt

  • private_key_nopass.key

Agora, é necessário adicioná-los em uma pasta e criar um arquivo .zip. Siga o próximo tutorial para saber mais.

Criar arquivo zip para adicionar o Certificado no Omie ERP (.CRT)

Com os arquivos do certificado disponíveis (formato .crt e .key), é preciso criar um arquivo. zip para adicionar essas credenciais no Omie.

Caso não tenha esses dois arquivos ainda, siga o tutorial de como converter o seu certificado no formato PFX para o formato .CRT e .Key

1) Crie uma nova pasta e copie os dois arquivos (.crt e .key) dentro desta pasta. A pasta pode ter qualquer nome, no exemplo, a nomeamos como "certificado":

2) Crie um arquivo zip a partir da pasta. Para isso será necessário um programa que faz compactação de arquivos como: Winrar, 7zip, WinZip entre outros.

No exemplo abaixo utilizamos o 7zip:

3) Após isso, será gerado um arquivo com o formato. zip. Este arquivo deverá ser utilizado dentro do ERP Omie, na área de Credenciais para a Integração Bancária (API).


Configuração no Omie para captura do Extrato

1) Após realizar o login no Omie, acesse o módulo de Finanças:

2) Clique em Passo 1 no Módulo de Finanças e selecione a conta corrente do Sicoob que deseja integrar:

3) Ao acessar a conta do Sicoob, clique na aba "Integração com o Banco (API)" (1).

Clique na opção: "Processar automaticamente o Extrato da Conta Corrente" (2):

4) Agora, é necessário habilitar a integração informando as credenciais de acesso. Para isso, clique na opção abaixo:

5) Nesta tela, você encontrará campos para preencher os dados fornecidos pelo Sicoob.

Preencha seu Código de Acesso disponibilizado pelo banco no campo "Cliente ID" (1) e na sequência, clique em "Carregar Certificado" (2):

6) Importe a pasta .zip, contendo o arquivo .CRT e o .Key:

7) Por fim, clique em "Salvar credenciais":

8) A partir de agora, o Omie vai capturar automaticamente os extratos disponibilizados pelo Sicoob.

Você precisará apenas acessar esse extrato no Omie e realizar a conciliação! 🚀


📚 Artigos Relacionados

Respondeu à sua pergunta?