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Ajustando a NF-e de Compra Cancelada pelo Fornecedor

Saiba o que fazer quando o Fornecedor cancelar sua NF-e de compra que já foi importada no Omie.

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Escrito por Renata Maragna
Atualizado essa semana

Em algumas situações seu fornecedor pode precisar cancelar a NF-e ou CT-e emitido, mesmo após o recebimento da nota em sistema.


Quando isso acontece, é importante garantir que o lançamento da NF-e esteja registrado corretamente no Omie, para evitar divergências no estoque, lançamentos financeiros e registros fiscais.

Neste artigo, você irá aprender como tratar em sistema os recebimentos cancelados pelo fornecedor.


Ajustando a NF-e de Compra Cancelada pelo Fornecedor

1) Realize o login no Omie e acesse o módulo de Compras Estoque e Produção:

2) Acesse o Passo 3 do módulo de Compras para acessar o painel de recebimentos:

3) No Kanban de Recebimentos, você terá acesso a todas as suas notas de compra importadas em sistema, localize a NF-e que foi cancelada e dê um duplo clique no card para acessá-la:

💡 Caso você possua o Agente de NF-e ativo, em até 24 horas após o cancelamento do documento será capturada a instrução de cancelamento e o recebimento aparecerá com a situação "Cancelado" em sistema:

Para ativar o Agente de NF-e, basta seguir este passo a passo:

4) Assim que o status do documento fiscal for atualizado, será necessário verificar a etapa onde o recebimento se encontra antes de seguir com os ajustes necessários:

Recebimento não Concluído

Caso o Recebimento do documento não tenha sido concluído em sistema, o card da nota permanecerá na coluna "Faturado pelo Fornecedor" e, diferente dos outros cards, estará na cor cinza para identificar que a nota não está mais apta ao recebimento:


Recebimento Concluído

Se o recebimento tiver sido concluído, ou seja, foi gerado movimento de estoque e lançamento no financeiro, existem dois caminhos possíveis que podem ser seguidos para ajustar este recebimento:

Desfazer o Recebimento realizado

A primeira possível forma de ajustar o recebimento cancelado pelo fornecedor é desfazer este recebimento, de forma que automaticamente, os lançamentos de estoque e financeiro serão revertidos:

💡 Importante

Hoje, quando é realizado o recebimento de uma NF-e e posteriormente ela é cancelada, o sistema não reverte este recebimento automaticamente.

Isso acontece, pois não é possível presumir o acordo realizado entre cliente x fornecedor.

Nestes casos, é essencial realizar a reversão do recebimento manualmente, para garantir que não haverá movimentos de estoque ou lançamentos financeiros indevidos.

Após reverter o recebimento, é importante validar junto da sua contabilidade a conduta ideal para tratamento desta nota, eles determinarão se ela deverá constar em sistema para controle dos registros ou terá de ser excluída.


Manter o Recebimento e Ajustar manualmente a Conta a Pagar e o Movimento de Estoque

A Segunda opção possível é manter o recebimento da NF-e de compra concluído, e ajustar manualmente os movimentos gerados pelo recebimento, de forma com que eles deixem de somar no seu financeiro e em estoque.

Para isso, primeiro você deverá ajustar a Conta a Pagar gerada pelo Recebimento de forma que ela deixe de somar no seu financeiro, isso será feito através da Baixa com 100% de Desconto:

Após registrar a baixa da Conta a Pagar com 100% de desconto, será necessário ajustar o estoque, para que os itens que foram recebidos e cancelados sejam removidos do seu Saldo de Estoque atual.

Para isso, você deverá acessar a ferramenta de consulta de estoque e registrar um movimento de saída para os itens anteriormente recebidos através da NF-e que foi Cancelada:


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