A Estrutura de Produto, também chamada de Ficha Técnica ou Receita de Fabricação, é um detalhamento de todos os componentes e materiais necessários para a produção ou industrialização de um item final.
Ela funciona como um mapa que mostra todos os elementos que fazem parte de um Produto, desde as matérias-primas até os subcomponentes usados para montar o Produto final.
Aqui, vamos te ensinar o passo a passo para cadastrar a Estrutura dos Produtos no Omie.
Tópicos do Artigo:
Cadastrando o Produto Final
1) Após realizar login no Omie, acessar seu Aplicativo e o Módulo de Compras, Estoque e Produção, cadastre o Produto final.
2) Acesse o cadastro do produto de interesse, clique na aba "Recomendações Fiscais" (1) e preencha o campo "Tipo de Produto" (2) com a opção "03 - Produto em Processo" ou com "04 - Produto Acabado":
⚠️ Este é um passo importante no cadastro do Produto final, o Tipo do Produto é utilizado na geração do SPED Bloco K.
3) Em seguida, clique em "Salvar":
4) A partir desta configuração, a opção "Estrutura do Produto" será ativada no menu lateral direito, assim, você poderá configurar os insumos e definir a estrutura deste Produto:
💡 Dica: Se esta aba não aparecer para você, verifique com um usuário administrador se o seu usuário possui permissão de acesso para visualizar esse campo.
A permissão "Estrutura do Produto" precisa estar selecionada.
5) Agora, você pode cadastrar os itens desta estrutura, ou seja, seus insumos.
Veja como realizar o cadastro no próximo tópico. 🚀
Cadastrando os Insumos
Além da configuração do Produto final, é necessário configurar os produtos que irão compor a sua estrutura.
1) Para isso, acesse o cadastro do Produto de interesse, clique na aba "Recomendações Fiscais" (1) e preencha o campo "Tipo de Produto" (2), conforme orientação da sua Contabilidade:
ℹ️ Tipos de Produto para Estrutura
Apenas os seguintes tipos poderão compor a Estrutura do Produto:
00 - Mercadoria para Revenda;
01 - Matéria Prima;
02 - Embalagem,
03 - Produto em Processo;
04 - Produto Acabado;
06 - Produto Intermediário;
10 - Outros Insumos;
99 - Outras.
2) Em seguida, clique em "Salvar":
3) A partir desta configuração, esses produtos poderão ser selecionados como insumos que compõem a Estrutura do Produto.
Veja no próximo tópico como incluir os insumos para cadastrar a Estrutura do Produto.
Cadastrando a Estrutura do Produto
Após configurar o Tipo do Produto e ativar a aba de Estrutura do Produto, você poderá inserir as matérias-primas e os insumos que serão utilizados no processo industrial.
1) Acesse o Produto final, e no menu lateral direito, clique em "Estrutura do Produto":
2) Inicialmente, este Produto ainda não possuirá itens na sua estrutura.
Existem duas formas de incluí-los:
Manualmente
Manualmente
1) Clique em "+ Clique aqui para incluir o primeiro item agora":
2) Uma caixa de pesquisa ficará disponível.
Informe a Descrição do Produto previamente configurado (1) e clique com o mouse fora do campo para pesquisar o cadastro que será o item da estrutura :
💡 Você também poderá informar o Código do Produto, a Descrição ou o EAN, e então, clicar na lupa para pesquisá-lo.
3) Após selecionar o Produto, informe a quantidade (1), o Local de Estoque (2) e, quando estiver tudo certo, clique em "Confirmar" (3):
4) Tudo pronto, este item foi incluído na Estrutura do Produto com sucesso:
5) Para adicionar mais itens à estrutura, clique em "Clique aqui para incluir outro item agora":
Copiando a Estrutura de outro Produto
Copiando a Estrutura de outro Produto
1) Para isso, clique em "Copiar Estrutura":
2) Busque pelo cadastro do Produto que deseja copiar a estrutura (1), clique em "Pesquisar" (2) e, após a demonstração dos resultados, selecione o item na listagem (3):
3) Pronto! 🚀
Será criada a estrutura com base no Produto informado:
3) Com a Estrutura do Produto criada, caso necessário, na coluna "Opções", utilize os botões de seta para cima e para baixo para reorganizar a ordem dos itens:
💡 Informações Importantes:
A ordem dos componentes de um Produto em Processo não pode ser alterada a partir da estrutura do Produto Acabado.
Para reorganizar esses itens, é necessário acessar diretamente a estrutura do próprio Produto em Processo e realizar os ajustes por lá.
A ordenação é mantida também nas novas Ordens de Produção.
4) Ao clicar duas vezes sobre algum item da estrutura, você poderá configurar as seguintes opções sobre ele:
(1) A quantidade do item;
(2) O Local de Estoque de Consumo deste item;
(3) O Percentual de Perda. Esse registro será demonstrado no bloco K do SPED ICMS/IPI;
(4) Incluir observações deste item. Essas informações serão demonstradas na Impressão da Estrutura;
(5) Se necessário, marque a opção para incluir automaticamente este produto como item do Pedido de Venda quando a Ordem de Produção for criada. Este item será criado com a indicação de não gerar Movimentos de Estoque, e nem gerar Conta a Receber.
(6) Se necessário, marque a opção para utilizar os itens que já estão prontos no estoque deste produto. Com esta opção marcada, quando a Ordem de Produção for concluída, o sistema irá consumir do estoque que já está pronto.
5) Após preencher os itens Estrutura do Produto, você poderá configurar as seguintes abas:
ℹ Para expandir a informação, basta clicar na seta em cima da descrição do campo de interesse.
Custo da Produção
Custo da Produção
Nessa aba, você pode informar os custos complementares na produção deste Produto, informando a Mão de Obra Direta (MOD) aplicada (1) e os Gastos Gerais de Fabricação (GGF) (2):
Informações Adicionais
Informações Adicionais
Aqui, você pode informar o Local de Estoque em que haverá a Entrada da Produção deste Produto:
Pedido de Venda
Pedido de Venda
Aqui, você pode informar os detalhes a serem considerados no Pedido de Venda vinculado à Ordem de Produção. Caso seja necessário incluir a Mão de Obra como um item do Pedido de Venda, marque a opção indicada (1). Então, informe qual produto representa a mão de obra (2) e qual o seu valor (3):
ℹ️ O valor da Mão de Obra será descontado do Produto Acabado, sem alterar o total do Pedido de Venda.
A Mão de Obra será incluída como um item na venda apenas para clientes contribuintes de ICMS, que não sejam do Simples Nacional e estejam localizados no estado da sua empresa.
Observações
Observações
Preencha aqui as observações, recomendações ou instruções relevantes para a produção deste Produto. Essas informações serão demonstradas na Impressão da Estrutura:
Imprimindo a Estrutura e Simulando a Produção
Com a Estrutura do Produto pronta, você consegue Imprimir Estrutura (1) e Simular Produção (2):
Abaixo, detalhamos cada um dos processos. Basta clicar no nome do processo para visualizar sua respectiva configuração.😉
(1) Imprimindo a Estrutura do Produto
(1) Imprimindo a Estrutura do Produto
1) Acesse a Estrutura do Produto e clique na opção "Imprimir Estrutura":
2) Para a impressão, você poderá selecionar 2 opções:
(1) Do local de estoque de entrada e de consumo. Clique nesta opção para imprimir a Estrutura do Produto e também o Local de Estoque de Entrada da Produção.
(2) Do custo total do produto e itens da estrutura. Clique nesta opção para imprimir a Estrutura do Produto e o Custo total do Produto (MOD, GGF) e Itens da Estrutura.
Com esta opção selecionada, para as matérias-primas será considerado o custo da data atual e a impressão ocorrerá em modo paisagem.
3) Após definir as informações que deseja que sejam demonstradas na impressão, clique em "Imprimir Estrutura":
4) Abaixo, demonstramos um exemplo de uma Impressão da Estrutura do Produto:
(2) Simulando a Produção
(2) Simulando a Produção
1) Acesse a Estrutura do Produto e clique na opção "Simular Produção":
2) Informe a quantidade a produzir (1) e clique em "Imprimir Simulação" (2):
3) Você terá a opção de destacar a informação de Local de Estoque de entrada e de consumo na impressão (1). Então, clique em "Simular Produção" (2):
4) Abaixo, demonstramos um exemplo de uma Simulação da Produção:
5) Agora é só começar a produzir. 🚀
📚 Artigos Relacionados:































