Um ponto sensível em qualquer empresa que produz, industrializa ou beneficia produtos é ter um controle de estoque efetivo e saber os custos do produto produzido.
Com o Omie essa é uma tarefa fácil!
Neste artigo, temos os seguintes tópicos:
Configurando o Cadastro do Produto Produzido
Ao cadastrar um produto que será produzido, há um campo importante e que precisa ser preenchido: o Tipo do Produto (utilizado no SPED Bloco K), também conhecido como ficha técnica ou até mesmo a receita de fabricação.
1) Para preencher esse campo, acesse o cadastro do produto de interesse, clique na aba "Recomendações Fiscais":
💡 Dica Omie. Se esta aba não aparecer para você, verifique com um usuário administrador se o seu usuário possui permissão de acesso para visualizar esse campo. A opção "Estrutura do Produto" precisa estar selecionada.
2) Nesta aba, preencha o campo "Tipo de Produto" com a opção "03 - Produto em Processo" ou com "04 - Produto Acabado":
3) Em seguida, clique em "Salvar":
4) A partir desta configuração, o botão de Estrutura do Produto será ativado no menu lateral esquerdo, assim, você poderá configurar os insumos definir a estrutura deste produto:
Configurando o Cadastro dos Insumos
Além da configuração do produto que será produzido (produto final ou em processo), é necessário configurar os produtos que irão compor a sua Estrutura.
1) Para isso, acesse o cadastro do produto de interesse, clique na aba "Recomendações Fiscais":
💡 Dica Omie. Se esta aba não aparecer para você, verifique com um usuário administrador se o seu usuário possui permissão de acesso para visualizar esse campo. A opção "Estrutura do Produto" precisa estar selecionada.
2) Nesta aba, preencha o campo "Tipo de Produto" com uma das opções demonstradas abaixo, conforme orientação da sua contabilidade:
ℹ️ Tipos de Produto para Estrutura
Apenas os seguintes tipos poderão compor a Estrutura do Produto:
00 - Mercadoria para Revenda; 01 - Matéria Prima; 02 - Embalagem, 03 - Produto em Processo; 04 - Produto Acabado; 06 - Produto Intermediário; 10 - Outros Insumos e 99 - Outras.
3) Em seguida, clique em "Salvar". A partir desta configuração, esses produtos poderão ser selecionados como insumos que compõem a Estrutura do Produto.
Criando a Estrutura do Produto
Após configurar o Tipo do Produto e ativar a aba de Estrutura do Produto, você poderá inserir as matérias-primas e os insumos que serão utilizados no processo industrial.
1) No menu lateral esquerdo, clique em "Estrutura do Produto":
2) Inicialmente, este produto ainda não possuirá itens na sua estrutura. Para incluí-los, clique em "+Clique aqui para incluir o primeiro item agora":
3) Agora, selecione o produto, previamente configurado, que será o item da estrutura. Você poderá realizar a busca através do Código do Produto, a Descrição ou o EAN (1), então, clique na lupa para pesquisá-lo (2):
4) Após selecionar o produto, informe a quantidade (1), o Local de Estoque deste item (2), e quando estiver tudo certo, clique em "Confirmar":
5) Tudo pronto, este item foi incluído na estrutura do produto com sucesso:
6) Para adicionar mais itens à estrutura, clique na opção demonstrada abaixo (1). Sua estrutura ganhará forma, conforme todos os itens forem adicionados (2):
7) Ao dar um duplo clique em cada item da estrutura, você poderá configurar as seguintes opções sobre ele:
(1) A quantidade do item;
(2) O Local de Estoque de Consumo deste item;
(3) O Percentual de Perda. Esse registro será demonstrado no bloco K do SPED ICMS/IPI;
(4) Incluir observações deste item. Essas informações serão demonstradas na Impressão da Estrutura;
(5) Se necessário, marque a opção para incluir automaticamente este produto como item do Pedido de Venda quando a Ordem de Produção for criada. Este item será criado com a indicação de não gerar movimentos de estoque, e nem gerar Conta a Receber.
8) Após preencher os itens Estrutura do Produto, você poderá configurar as seguintes opções:
Custo da Produção
Informe os custos complementares na produção deste produto, informando a Mão de Obra Direta (MOD) aplicada (1) e os Gastos Gerais de Fabricação (GGF) (2):
Informações Adicionais
Informe o Local de Estoque em que haverá a Entrada da Produção deste Produto:
Pedido de Venda
Aqui, você pode informar detalhes a serem considerados no Pedido de Venda vinculado à Ordem de Produção. Caso seja necessário incluir a Mão de Obra como um item do Pedido de Venda, marque a opção indicada (1). Então, informe qual produto representa a mão de obra (2) e qual o seu valor (3):
ℹ️ O valor do item que representa a Mão de Obra será subtraído do valor do produto acabado, de forma que não irá alterar o valor total do Pedido de Venda.
A Mão de Obra será criada como um item nas vendas para clientes contribuintes do ICMS, não enquadradas no Simples Nacional e localizados em SP.Observações
Preencha aqui as observações, recomendações ou instruções relevantes para a produção deste produto. Essas informações serão demonstradas na Impressão da Estrutura.
Imprimindo a Estrutura e Simulando a Produção
Com a Estrutura do Produto pronta, você consegue Imprimir Estrutura e Simular Produção.
Imprimindo a Estrutura do Produto
1) Acesse a Estrutura do Produto e clique na opção "Imprimir Estrutura":
2) Para a impressão, você poderá selecionar 3 opções:
Do local de estoque de entrada e de consumo. Clique nesta opção para imprimir a Estrutura do Produto e também o Local de Estoque de Entrada da Produção.
Do custo total do produto e itens da estrutura. Clique nesta opção para imprimir a Estrutura do Produto e o Custo total do Produto (MOD, GGF) e Itens da Estrutura.
Com esta opção selecionada, para as matérias-primas será considerado o custo da data atual e a impressão ocorrerá em modo paisagem.
Imprimir Estrutura. Após selecionar as opções de interesse, clique aqui para Imprimir a Estrutura do Produto.
3) Abaixo, demonstramos um exemplo de uma Impressão da Estrutura do Produto:
Simulando a Produção
1) Acesse a Estrutura do Produto e clique na opção "Simular Produção":
2) Informe a quantidade a produzir (1) e clique em "Imprimir Simulação" (2):
3) Agora, você tem a possibilidade de destacar a informação de Local de Estoque de entrada e de consumo na impressão (1). Então, clique em "Simular Produção" (2):
4) Abaixo, demonstramos um exemplo de uma Simulação da Produção:
5) Pronto! Agora é só começar a produzir!