Todas as coleções
Produção
Produção: Cadastros
Criando a Estrutura dos seus Produtos
Criando a Estrutura dos seus Produtos

Nesse artigo, descubra como criar a estrutura dos produtos que você produz ou industrializa.

Hugo Alves avatar
Escrito por Hugo Alves
Atualizado há mais de uma semana

Um ponto sensível em qualquer empresa que produz, industrializa ou beneficia produtos é ter um controle de estoque efetivo e saber os custos do produto produzido.

Com o Omie essa é uma tarefa fácil!

Neste artigo, temos os seguintes tópicos:


Configurando o Cadastro do Produto Produzido

Ao cadastrar um produto que será produzido, há um campo importante e que precisa ser preenchido: o Tipo do Produto (utilizado no SPED Bloco K), também conhecido como ficha técnica ou até mesmo a receita de fabricação.

1) Para preencher esse campo, acesse o cadastro do produto de interesse, clique na aba "Recomendações Fiscais":

💡 Dica Omie. Se esta aba não aparecer para você, verifique com um usuário administrador se o seu usuário possui permissão de acesso para visualizar esse campo. A opção "Estrutura do Produto" precisa estar selecionada.

2) Nesta aba, preencha o campo "Tipo de Produto" com a opção "03 - Produto em Processo" ou com "04 - Produto Acabado":

3) Em seguida, clique em "Salvar":

4) A partir desta configuração, o botão de Estrutura do Produto será ativado no menu lateral esquerdo, assim, você poderá configurar os insumos definir a estrutura deste produto:


Configurando o Cadastro dos Insumos

Além da configuração do produto que será produzido (produto final ou em processo), é necessário configurar os produtos que irão compor a sua Estrutura.

1) Para isso, acesse o cadastro do produto de interesse, clique na aba "Recomendações Fiscais":

💡 Dica Omie. Se esta aba não aparecer para você, verifique com um usuário administrador se o seu usuário possui permissão de acesso para visualizar esse campo. A opção "Estrutura do Produto" precisa estar selecionada.

2) Nesta aba, preencha o campo "Tipo de Produto" com uma das opções demonstradas abaixo, conforme orientação da sua contabilidade:

ℹ️ Tipos de Produto para Estrutura

Apenas os seguintes tipos poderão compor a Estrutura do Produto:

00 - Mercadoria para Revenda; 01 - Matéria Prima; 02 - Embalagem, 03 - Produto em Processo; 04 - Produto Acabado; 06 - Produto Intermediário; 10 - Outros Insumos e 99 - Outras.

3) Em seguida, clique em "Salvar". A partir desta configuração, esses produtos poderão ser selecionados como insumos que compõem a Estrutura do Produto.


Criando a Estrutura do Produto

Após configurar o Tipo do Produto e ativar a aba de Estrutura do Produto, você poderá inserir as matérias-primas e os insumos que serão utilizados no processo industrial.

1) No menu lateral esquerdo, clique em "Estrutura do Produto":

2) Inicialmente, este produto ainda não possuirá itens na sua estrutura. Para incluí-los, clique em "+Clique aqui para incluir o primeiro item agora":

3) Agora, selecione o produto, previamente configurado, que será o item da estrutura. Você poderá realizar a busca através do Código do Produto, a Descrição ou o EAN (1), então, clique na lupa para pesquisá-lo (2):

4) Após selecionar o produto, informe a quantidade (1), o Local de Estoque deste item (2), e quando estiver tudo certo, clique em "Confirmar":

5) Tudo pronto, este item foi incluído na estrutura do produto com sucesso:

6) Para adicionar mais itens à estrutura, clique na opção demonstrada abaixo (1). Sua estrutura ganhará forma, conforme todos os itens forem adicionados (2):

7) Ao dar um duplo clique em cada item da estrutura, você poderá configurar as seguintes opções sobre ele:

  • (1) A quantidade do item;

  • (2) O Local de Estoque de Consumo deste item;

  • (3) O Percentual de Perda. Esse registro será demonstrado no bloco K do SPED ICMS/IPI;

  • (4) Incluir observações deste item. Essas informações serão demonstradas na Impressão da Estrutura;

  • (5) Se necessário, marque a opção para incluir automaticamente este produto como item do Pedido de Venda quando a Ordem de Produção for criada. Este item será criado com a indicação de não gerar movimentos de estoque, e nem gerar Conta a Receber.

8) Após preencher os itens Estrutura do Produto, você poderá configurar as seguintes opções:

  • Custo da Produção

    Informe os custos complementares na produção deste produto, informando a Mão de Obra Direta (MOD) aplicada (1) e os Gastos Gerais de Fabricação (GGF) (2):

  • Informações Adicionais

    Informe o Local de Estoque em que haverá a Entrada da Produção deste Produto:

  • Pedido de Venda

    Aqui, você pode informar detalhes a serem considerados no Pedido de Venda vinculado à Ordem de Produção. Caso seja necessário incluir a Mão de Obra como um item do Pedido de Venda, marque a opção indicada (1). Então, informe qual produto representa a mão de obra (2) e qual o seu valor (3):

    ℹ️ O valor do item que representa a Mão de Obra será subtraído do valor do produto acabado, de forma que não irá alterar o valor total do Pedido de Venda.

    A Mão de Obra será criada como um item nas vendas para clientes contribuintes do ICMS, não enquadradas no Simples Nacional e localizados em SP.

  • Observações

    Preencha aqui as observações, recomendações ou instruções relevantes para a produção deste produto. Essas informações serão demonstradas na Impressão da Estrutura.


Imprimindo a Estrutura e Simulando a Produção

Com a Estrutura do Produto pronta, você consegue Imprimir Estrutura e Simular Produção.

  • Imprimindo a Estrutura do Produto

    1) Acesse a Estrutura do Produto e clique na opção "Imprimir Estrutura":

    2) Para a impressão, você poderá selecionar 3 opções:

    1. Do local de estoque de entrada e de consumo. Clique nesta opção para imprimir a Estrutura do Produto e também o Local de Estoque de Entrada da Produção.

    2. Do custo total do produto e itens da estrutura. Clique nesta opção para imprimir a Estrutura do Produto e o Custo total do Produto (MOD, GGF) e Itens da Estrutura.

      Com esta opção selecionada, para as matérias-primas será considerado o custo da data atual e a impressão ocorrerá em modo paisagem.

    3. Imprimir Estrutura. Após selecionar as opções de interesse, clique aqui para Imprimir a Estrutura do Produto.

    3) Abaixo, demonstramos um exemplo de uma Impressão da Estrutura do Produto:

  • Simulando a Produção

    1) Acesse a Estrutura do Produto e clique na opção "Simular Produção":

    2) Informe a quantidade a produzir (1) e clique em "Imprimir Simulação" (2):

    3) Agora, você tem a possibilidade de destacar a informação de Local de Estoque de entrada e de consumo na impressão (1). Então, clique em "Simular Produção" (2):

    4) Abaixo, demonstramos um exemplo de uma Simulação da Produção:

    5) Pronto! Agora é só começar a produzir!


📚 Artigos Relacionados

Respondeu à sua pergunta?