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Acompanhando os e-mails encaminhados através do Omie

Nesse artigo, como verificar no Omie se o e-mail enviado ao seu cliente através do Omie foi realmente entregue.

Thais Oldani avatar
Escrito por Thais Oldani
Atualizado há mais de uma semana

Enviar documentos importantes por e-mail - como notas fiscais ou cobranças-costuma ser algo simples, rápido e prático. No entanto, alguns imprevistos podem acontecer no meio do caminho.

Problemas de internet, filtros de spam, caixas de entrada lotadas ou até falhas entre servidores podem impedir que uma mensagem chegue ao destinatário.

Sem mencionar as situações em que o cliente informa não ter recebido o e-mail, mesmo quando o envio foi realizado corretamente

Para evitar dúvidas e trazer mais segurança aos processos, o Omie oferece uma ferramenta que permite rastrear a trajetória dos e-mails enviados pelo sistema, garantindo que você saiba exatamente o que aconteceu com cada mensagem.

Tópicos do Artigo:


Rastreabilidade via Painel de NF-e

1) No menu suspenso de Vendas e NF-e, acesse o Painel de NF-e:

2) Nesse Painel, serão apresentadas todas as NF-es faturadas através do Omie, ou importadas, e haverá uma coluna chamada "Último E-mail Enviado":

3) Para ver mais detalhes, selecione na listagem a NF-e de interesse e clique no botão "E-mails Enviados":

4) Nessa área, você poderá identificar para quem o e-mail foi enviado e se o envio ocorreu com sucesso:

5) Ao dar um duplo clique na mensagem exibida, você poderá visualizar detalhes adicionais, como a data e o horário dos eventos de envio do e-mail:


Rastreabilidade via Contas a Pagar e Contas a Receber

1) No módulo de Finanças, no cadastro de cada Conta a Receber ou Conta a Pagar, você encontrará no menu lateral direito a opção “E-mails Enviados”:

2) Nessa área, você poderá identificar para quem o e-mail foi enviado e se o envio ocorreu com sucesso:

3) Ao dar um duplo clique na mensagem exibida, você poderá visualizar detalhes adicionais, como a data e o horário dos eventos de envio do e-mail:


Reenviando e-mails com falha

Ao enviar e-mails pelo Omie, é importante garantir que eles cheguem ao destinatário.

Porém, em alguns casos, esses e-mails podem ser bloqueados pelos servidores do cliente e não chegar à caixa de entrada.


Um dos motivos mais comuns é a blacklist.

ℹ️ A blacklist (ou lista de bloqueio) é um mecanismo utilizado pelos provedores de e-mail para proteger os usuários contra mensagens consideradas suspeitas.

Ela pode ser acionada quando há envio recorrente de um mesmo remetente, comportamento semelhante a spam ou até mesmo por caixa de entrada do destinatário está cheia.

Quando um servidor entende que um endereço de e-mail pode se enquadrar nesses cenários, ele passa a bloquear automaticamente todas as mensagens enviadas a partir dele.

Para facilitar sua rotina e evitar retrabalho, o Omie oferece recursos que permitem identificar quando um e-mail foi bloqueado, desbloquear o destinatário, e reenviar a mensagem com segurança.

1) Acesse o histórico de envio dos e-mails, seja pelo Painel de NF-e ou pelo módulo de Finanças.

2) No detalhamento dos e-mails enviados, o Omie exibirá uma mensagem indicando que o envio não foi concluído devido a um bloqueio (1).

Se alguns destinatários não receberam o e-mail por conta dessa falha, você poderá reenviá-lo. 🚀

Para isso, basta clicar em “Clique aqui para tentar reenviar agora esta mensagem”:

3) Uma mensagem de confirmação será exibida. Para reenvier esta mensagem, clique em "Sim":

4) O e-mail será reenviado:

💡 O Omie tentará automaticamente remover esse destinatário da blacklist - ou seja, da lista de endereços bloqueados pelos servidores de e-mail.

Em seguida, a mensagem será reenviada para todos os e-mails vinculados ao envio original, garantindo uma nova tentativa de entrega.

5) Após o reenvio, caso o sistema identifique que o desbloqueio da blacklist não foi suficiente e que existe outra causa impedindo a entrega do e-mail, essa informação será exibida na tela:

Se, após seguir esses esses passos, você ainda tiver alguma dúvida ou precisar de ajuda, nossa equipe de suporte está à disposição! 💙


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