Descubra como o Omie te ajuda a simplificar os seus recebimentos e te libertar de tarefas manuais e repetitivas. 🚀
No Omie, é possível cadastrar uma Conta Corrente com todos os dados da sua conta da Unicred e configurar o processo de emissão de boletos. Em seguida, é possível cadastrar suas Contas a Receber no sistema, fornecendo os detalhes necessários da cobrança e gerar o boleto de cobrança.
Então, com apenas alguns cliques, você pode gerar o arquivo de Remessa de Cobrança (CNAB) e enviá-lo diretamente para o seu banco para validar o título.
💡 Certifique-se de confirmar com seu gerente quais campos devem ser preenchidos e quais dados precisam ser inseridos nas configurações no Omie.
Configurando a cobrança bancária via Unicred
1) Após realizar o login no Omie, acesse o Módulo de Finanças:
2) Clique no Passo 1 do Módulo de Finanças - Cadastrar Contas Correntes e Saldo Inicial:
3) Na tela de Contas Correntes, você encontrará uma lista de todas as contas bancárias que foram previamente cadastradas no Omie. Para localizar sua conta da Unicred já cadastrada, você pode usar a barra de pesquisa ou rolar pela lista (1).
Se você ainda não cadastrou sua conta do Unicred, clique em "+Incluir" (2) para adicioná-la:
4) Ao acessar o cadastro da sua conta da Unicred no Omie, clique na aba Boletos de Cobrança Bancária (1) e selecione a opção "Desejo transmitir pagamentos para o banco utilizando esta conta corrente" (2):
5) Para dar início à configuração, você poderá de inserir algumas informações, incluindo:
% de Juros (ao mês). Informe o percentual de juros ao mês a ser aplicado em casos de atraso no pagamento do boleto de cobrança.
% de Multa. Informe o percentual de multa a ser aplicado em casos de atraso no pagamento do boleto de cobrança.
Dias para Compensação. Este campo representa o número de dias necessários para que os boletos de cobrança sejam compensados em sua conta corrente. A Previsão de Recebimento nos Relatórios e Fluxo de Caixa será atualizada com essa informação.
Senha nos Boletos. Configurar a senha nos boletos é uma excelente medida de segurança adicional. Saiba mais.
Instruções para o Boleto e para a integração bancária. Defina os textos que serão impressos no boleto, na área de "Instruções".
6) Agora, preencha as informações obrigatórias para a cobrança bancária deste banco. Para isso, clique no quadro amarelo, conforme a opção indicada abaixo:
7) Nesta tela, preencha as informações obrigatórias para o envio do arquivo de Remessa de Cobrança via Unicred - 090, e por fim, clique em "Confirmar".
Agência: Verifique e confirme sua agência bancária.
Conta Corrente (com dígito): Confirme os dados completos da sua conta corrente.
Carteira de Cobrança. Escolha a carteira de cobrança adequada à sua conta, seguindo a orientação do seu gerente.
As opções disponíveis são: 09 - Bradesco - Cobexpress - Com Registro, 17 - Banco do Brasil - Cobrança Direta com Registro, 18 - Banco do Brasil - Cobrança Simples ou 21 - Cobrança Com Registro.
Tipo de Remessa. Selecione o tipo de remessa compatível com a carteira de cobrança escolhida. Em caso de dúvida sobre qual opção selecionar, consulte seu gerente.
Código do Convênio. Insira o código fornecido pelo Unicred - 090 para identificar o convênio com sua empresa.
Parâmetro do Movimento. Este código é definido pelo Unicred e deve ser preenchido conforme a orientação do seu gerente.
Nome da Unicred Singular. Este código é definido pelo Unicred e deve ser preenchido conforme a orientação do seu gerente.
Dias para Protesto Automático. Os "Dias para Protesto Automático" referem-se ao prazo estabelecido após o vencimento de um boleto bancário para que o mesmo seja protestado automaticamente pelo banco em caso de não pagamento pelo sacado.
Após preencher todos os campos acima, clique em "Confirmar".
8) Por fim, clique em "Se precisar alterar a série, sequência do "Nosso Número", clique aqui":
9) E preencha os campos abaixo, de acordo com as orientações fornecidas pelo seu gerente:
Espécie para os boletos.
Espécie para a Remessa CNAB.
Último "Nosso Número" Gerado. Ao preencher este campo, o próximo boleto de cobrança utilizará o número subsequente ao que você preencheu.
Última Remessa Enviada. Ao preencher este campo, a próxima remessa de cobrança utilizará o número subsequente ao que você preencheu.
Após preencher todos os campos acima, clique em "Salvar e Fechar".
10) Pronto! Agora, é importante verificar junto ao banco se é necessário seguir o procedimento de Homologação Bancária.
Após concluir essa etapa, você estará apto a gerar boletos com valores reais e enviá-los aos seus clientes