Passar para o conteúdo principal
Configurando a Cobrança Bancária via Unicred - 090

Neste artigo, descubra como configurar e emitir boletos no Omie utilizando o Banco Unicred.

Thais Oldani avatar
Escrito por Thais Oldani
Atualizado há mais de uma semana

Descubra como o Omie te ajuda a simplificar os seus recebimentos e te libertar de tarefas manuais e repetitivas. 🚀

No Omie, é possível cadastrar uma Conta Corrente com todos os dados da sua conta da Unicred e configurar o processo de emissão de boletos. Em seguida, é possível cadastrar suas Contas a Receber no sistema, fornecendo os detalhes necessários da cobrança e gerar o boleto de cobrança.

Então, com apenas alguns cliques, você pode gerar o arquivo de Remessa de Cobrança (CNAB) e enviá-lo diretamente para o seu banco para validar o título.

💡 Certifique-se de confirmar com seu gerente quais campos devem ser preenchidos e quais dados precisam ser inseridos nas configurações no Omie.


Configurando a cobrança bancária via Unicred

1) Após realizar o login no Omie, acesse o Módulo de Finanças:

2) Clique no Passo 1 do Módulo de Finanças - Cadastrar Contas Correntes e Saldo Inicial:

3) Na tela de Contas Correntes, você encontrará uma lista de todas as contas bancárias que foram previamente cadastradas no Omie. Para localizar sua conta da Unicred já cadastrada, você pode usar a barra de pesquisa ou rolar pela lista (1).

Se você ainda não cadastrou sua conta do Unicred, clique em "+Incluir" (2) para adicioná-la:

4) Ao acessar o cadastro da sua conta da Unicred no Omie, clique na aba Boletos de Cobrança Bancária (1) e selecione a opção "Desejo transmitir pagamentos para o banco utilizando esta conta corrente" (2):

5) Para dar início à configuração, você poderá de inserir algumas informações, incluindo:

  1. % de Juros (ao mês). Informe o percentual de juros ao mês a ser aplicado em casos de atraso no pagamento do boleto de cobrança.

  2. % de Multa. Informe o percentual de multa a ser aplicado em casos de atraso no pagamento do boleto de cobrança.

  3. Dias para Compensação. Este campo representa o número de dias necessários para que os boletos de cobrança sejam compensados em sua conta corrente. A Previsão de Recebimento nos Relatórios e Fluxo de Caixa será atualizada com essa informação.

  4. Senha nos Boletos. Configurar a senha nos boletos é uma excelente medida de segurança adicional. Saiba mais.

  5. Instruções para o Boleto e para a integração bancária. Defina os textos que serão impressos no boleto, na área de "Instruções".

6) Agora, preencha as informações obrigatórias para a cobrança bancária deste banco. Para isso, clique no quadro amarelo, conforme a opção indicada abaixo:

7) Nesta tela, preencha as informações obrigatórias para o envio do arquivo de Remessa de Cobrança via Unicred - 090, e por fim, clique em "Confirmar".

  1. Agência: Verifique e confirme sua agência bancária.

  2. Conta Corrente (com dígito): Confirme os dados completos da sua conta corrente.

  3. Carteira de Cobrança. Escolha a carteira de cobrança adequada à sua conta, seguindo a orientação do seu gerente.

    As opções disponíveis são: 09 - Bradesco - Cobexpress - Com Registro, 17 - Banco do Brasil - Cobrança Direta com Registro, 18 - Banco do Brasil - Cobrança Simples ou 21 - Cobrança Com Registro.

  4. Tipo de Remessa. Selecione o tipo de remessa compatível com a carteira de cobrança escolhida. Em caso de dúvida sobre qual opção selecionar, consulte seu gerente.

  5. Código do Convênio. Insira o código fornecido pelo Unicred - 090 para identificar o convênio com sua empresa.

  6. Parâmetro do Movimento. Este código é definido pelo Unicred e deve ser preenchido conforme a orientação do seu gerente.

  7. Nome da Unicred Singular. Este código é definido pelo Unicred e deve ser preenchido conforme a orientação do seu gerente.

  8. Dias para Protesto Automático. Os "Dias para Protesto Automático" referem-se ao prazo estabelecido após o vencimento de um boleto bancário para que o mesmo seja protestado automaticamente pelo banco em caso de não pagamento pelo sacado.

  9. Após preencher todos os campos acima, clique em "Confirmar".

8) Por fim, clique em "Se precisar alterar a série, sequência do "Nosso Número", clique aqui":

9) E preencha os campos abaixo, de acordo com as orientações fornecidas pelo seu gerente:

  1. Espécie para os boletos.

  2. Espécie para a Remessa CNAB.

  3. Último "Nosso Número" Gerado. Ao preencher este campo, o próximo boleto de cobrança utilizará o número subsequente ao que você preencheu.

  4. Última Remessa Enviada. Ao preencher este campo, a próxima remessa de cobrança utilizará o número subsequente ao que você preencheu.

  5. Após preencher todos os campos acima, clique em "Salvar e Fechar".

10) Pronto! Agora, é importante verificar junto ao banco se é necessário seguir o procedimento de Homologação Bancária.

Após concluir essa etapa, você estará apto a gerar boletos com valores reais e enviá-los aos seus clientes


📚 Artigos Relacionados

Respondeu à sua pergunta?