Passo 6 - Fechamento do Período

Neste artigo, descubra mais sobre o Passo 6 - Fechamento do Período.

Thais Oldani avatar
Escrito por Thais Oldani
Atualizado há mais de uma semana

📌 Antes de seguir a geração dos arquivos no Passo 5, você já configurou os passos anteriores?


Passo 6 - Fechamento do Período

No último passo do Painel do Contador, você indica ao sistema que um determinado período foi concluído e, ao mesmo tempo, efetua o bloqueio de todos os lançamentos contábeis desse período.

Com o período bloqueado, o sistema impede qualquer inclusão, alteração ou exclusão de movimentações, garantindo a segurança e a integridade das informações contábeis.

Essa medida contribui para a segurança e integridade das informações contábeis e facilita auditorias e revisões contábeis, uma vez que as informações do período fechado permanecem estáticas e podem ser analisadas sem alterações.

Além disso, nesta etapa, você pode anexar documentos relevantes, como balancetes, demonstrativos de resultado e relatórios gerenciais. E também, é possível anexar suas guias de impostos e gerar uma Conta a Pagar para o tributo correspondente.

Nós também temos um treinamento específico sobre esse assunto! Para assistir, clique no vídeo abaixo:


Fechamento do Período

1) No módulo do Painel do Contador, basta clicar no Passo 6 - Fechamento do Período:

2) O sistema demonstrará uma relação com todos os períodos desta empresa, desde a ativação do aplicativo. Basta clicar duas vezes sobre o período de interesse:

3) Na tela de "Período de Fechamento Contábil" você encontrará as seguintes opções:

bloquear lançamentos contábeis, bloquear período contábil

  • 1) Dados do Período de Fechamento.

    Neste campo. o Omie trará qual o sistema contábil configurado e qual o período de fechamento optado no Passo 3 - Etapa A.

  • 2) Anexar Guias de Impostos.

    Neste campo, você pode importar para o Omie as guias de impostos gerados. Basta clicar na caixa da Guia que deseja importar:

    💡 Dica Omie. Os campos associados às guias de impostos irão variar de acordo com o Regime Tributário configurado no Omie. Empresas enquadradas no Simples Nacional terão disponível apenas a opção do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS), como ilustrado abaixo:

    A seguir, escolha o arquivo da guia que deseja importar. O Omie realizará uma leitura ótica da guia e automaticamente gerará um lançamento no Contas a Pagar do seu cliente com o valor correspondente a essa guia:

  • 3) Inserir Anexos.

    Ao clicar nesta opção, você poderá inserir diversos anexos dentro do Omie (como balancetes, demonstrativos de resultado e relatórios gerenciais), para acesso do cliente:

    Basta clicar em novo anexo e selecionar o arquivo que deseja importar:

    Caso queira, você poderá visualizar, fazer o download ou excluir o anexo adicionado no sistema. Para isso, selecione o anexo e clique na opção que deseja:

  • 4) Bloquear os lançamentos contábeis do período.

    Você poderá bloquear manualmente o período contábil para inclusão, exclusão ou modificação basta selecionar o link:

    bloquear lançamentos contábeis

    Após clicar na opção demonstrada acima, será apresentada uma mensagem de confirmação do bloqueio do período:

    bloquear lançamentos contábeis, bloquear período contábil

    O sistema irá demonstrar que os lançamentos do período estão bloqueados:

    Com isso, cliente só terá acesso para consultar as movimentações e gerar relatórios dentro do Omie.

💡 Dicas Importantes para melhorar a sua experiência

  • Após o Bloqueio do Período, o Monitoramento de Prefeituras não poderá importar notas automaticamente para o Omie. Esta restrição visa evitar possíveis conflitos, garantir que as informações contábeis permaneçam precisas e não sejam alteradas inadvertidamente após o fechamento do período contábil.

  • Caso seja necessário efetuar um novo lançamento após o fechamento do período, é possível desbloqueá-lo, selecionando a opção abaixo:

  • Após o envio dos lançamentos contábeis, caso o período esteja desbloqueado e o cliente realize novos lançamentos, será necessário realizar todo processo de integração/envio dos arquivos novamente.

  • 5) Observações.

    Você pode incluir observações relacionadas ao fechamento deste período:

Prontinho! Após incluir as informações necessárias, bloquear o período e colocar as observações que deseja, basta clicar em "Confirmar", e você finalizou toda a configuração do painel do contador! 🥳


Caso você tenha lido todo o checklist do painel do contado e tenha alguma dúvida, não se preocupe, estamos aqui para te ajudar! 🚑

Entre em contato com o nosso suporte:

Para entrar em contato direto com a célula sucesso do contador, basta enviar um e-mail para ✉️ sucessodocontador@omie.com.br


📚 Artigos Relacionados

bloquear lançamentos contábeis, bloquear período contábil
Respondeu à sua pergunta?