No último passo do Painel do Contador, o sistema permite fechar um período contábil manualmente, bloqueando alterações nos lançamentos e garantindo a integridade das informações. Isso facilita auditorias e revisões.
Nessa etapa, também é possível anexar documentos como balancetes, demonstrativos e guias de impostos, além de gerar uma Conta a Pagar para o tributo correspondente. 💙🚀
Tópicos do Artigo:
Informações Importantes
Será considerada a Data de Registro dos lançamentos no Omie para validação do bloqueio do Período Contábil;
Após a abertura ou fechamento de um Período Contábil, um e-mail de notificação será enviado para o e-mail configurado no Passo 1 - Identificação do Contador;
Após o Bloqueio do Período, o Monitoramento de Prefeituras não poderá importar notas automaticamente para o Omie, a fim de evitar conflitos e garantir a integridade das informações contábeis após o fechamento do período;
Alterações em CFOP de Entrada, Custo de Estoque ou outras situações de entrada dos itens em uma Nota Fiscal de Entrada não serão permitidas para o mês e ano fechados;
Caso seja necessário efetuar um novo lançamento após o fechamento do período, é possível desbloqueá-lo, conforme o tópico;
Após o envio dos Lançamentos Contábeis, caso o período esteja desbloqueado e o cliente realize novos lançamentos, será necessário realizar todo processo de integração/envio dos arquivos novamente;
O processo indicado neste artigo se refere ao Fechamento manual de Período Contábil. Caso queira realizar o fechamento automático, pode ser configurado pelo: Passo 3 - Integração Contábil: A - Layout e Sistema Contábil;
Os campos associados às guias de impostos irão variar conforme o Regime Tributário configurado no Omie.
Empresas enquadradas no Simples Nacional terão disponível somente a opção do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS), como ilustrado abaixo:
Fechamento do Período
1) Faça login no Omie e acesse o módulo Painel do Contador:
2) Após acessar o Painel do Contador, basta clicar no Passo 6 - Fechamento do Período:
3) O sistema demonstrará uma relação com todos os períodos desta empresa, desde a ativação do aplicativo.
Basta clicar duas vezes sobre o período de interesse:
4) Na tela de "Período de Fechamento Contábil" você encontrará as seguintes opções:
(1) Dados do Período de Fechamento
(1) Dados do Período de Fechamento
Neste campo o Omie demonstrará qual o sistema contábil configurado e qual o período de fechamento optado no Passo 3 - Etapa A.
(2) Anexar Guias de Impostos
(2) Anexar Guias de Impostos
Escolha o arquivo da guia que deseja importar. O Omie realizará uma leitura ótica da guia e automaticamente gerará um lançamento no Contas a Pagar do seu cliente com o valor correspondente a essa guia:
(3) Inserir Anexos
(3) Inserir Anexos
Ao clicar nesta opção, você poderá inserir diversos anexos dentro do Omie, como balancetes, demonstrativos de resultado e relatórios gerenciais, para deixá-los disponíveis para o seu cliente:
Basta clicar em novo anexo e selecionar o arquivo que deseja importar:
Caso queira, você poderá visualizar, fazer o download ou excluir o anexo adicionado no sistema. Para isso, selecione o anexo e clique na opção que deseja:
(4) Bloquear os lançamentos contábeis do período
(4) Bloquear os lançamentos contábeis do período
Você poderá bloquear manualmente o Período Contábil para inclusão, exclusão ou modificação de registros, basta clicar sobre o link demonstrado abaixo:
Com isso, será apresentada uma mensagem de confirmação do bloqueio do período:
O sistema irá demonstrar que os lançamentos do período estão bloqueados:
O seu cliente só terá acesso para consultar as movimentações e gerar relatórios dentro do Omie.
5) Prontinho! Após incluir as informações necessárias, bloquear o período e colocar as observações que deseja, basta clicar em "Confirmar", e você finalizou toda a configuração do painel do contador:
Abertura do Período
1) Faça login no Omie e acesse o módulo Painel do Contador:
2) Após acessar o Painel do Contador, basta clicar no Passo 6 - Fechamento do Período:
3) O sistema demonstrará uma relação com todos os períodos desta empresa, desde a ativação do aplicativo.
Localize o período que deseja desbloquear (1) e clique em "Editar" (2):
4) Agora, basta clicar em "Os lançamentos contábeis deste período estão bloqueados" para desbloquear:
5) Tudo pronto! Agora será possível realizar lançamentos e ajustes para esse período novamente.
Lembrando, caso realize novos lançamentos, será necessário realizar todo processo de integração/envio dos arquivos novamente.
Suporte para Contadores
Caso você tenha lido todo o checklist do painel do contado e tenha alguma dúvida, não se preocupe, estamos aqui para te ajudar! 🚑
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