Todas as coleções
Produção
Produção: Operações com NF-e
Recebendo uma Remessa de Retorno de Industrialização ou Beneficiamento
Recebendo uma Remessa de Retorno de Industrialização ou Beneficiamento

Nesse artigo, descubra como associar um Retorno de Industrialização ou Beneficiamento recebido a uma Remessa emitida no Omie.

Thais Oldani avatar
Escrito por Thais Oldani
Atualizado essa semana

Na esfera da produção e industrialização, é comum solicitar a produção de produtos acabados ou em processo a terceiros, isto é, contratando um fornecedor para realizar a industrialização ou beneficiamento.

No Omie, o envio de produtos para um terceiro pode ser feito via uma Nota Fiscal de Remessa de Produto. Para saber mais sobre o procedimento, acesse.

Após a industrialização ou beneficiamento, os produtos enviados por você via Remessa deverão retornar para a sua empresa, caracterizando o que chamamos de Retorno de Remessa de Industrialização ou Beneficiamento.

É importante observar que esta nota normalmente inclui as mesmas matérias-primas da remessa de envio, pois se trata de uma devolução e o produto acabado é composto dessas matérias-primas que foram fornecidas por você. Além disso, é possível que o fornecedor inclua também o custo da mão de obra nesta nota.

Aqui, apresentaremos passo a passo de como efetuar a importação de uma Nota Fiscal de Retorno emitida pelo fornecedor, como associá-la a uma Remessa previamente emitida no Omie, e quais os próximos passos necessários.


Neste artigo, temos os seguintes tópicos:


Importando a Nota de Retorno

1) Acesse o módulo de Compras, Estoque e Produção e selecione o Passo 5 - Importar NF-e ou CT-e Recebido:

2) Na tela "Novo Recebimento" você poderá selecionar qual método deseja utilizar para a importação da nota, sendo eles:

  • (1) Digite aqui a chave de Acesso da Nota. Neste campo, preencha a Chave de Acesso da nota recebida.

  • (2) Ou clique aqui para selecionar o arquivo da nota. Ou, se preferir, você pode importar a nota pelo XML.

3) Após a conclusão dessas etapas, a nota estará disponível no Passo 3 do Módulo de Compras, Estoque e Produção, na coluna "Faturado pelo Fornecedor", exibindo o status como "pendente":

4) Agora, vamos aprender como efetuar o recebimento da nota e realizar a associação deste Retorno com a Remessa.


Associando a Nota de Retorno a uma Remessa

1) Após importar a Nota de Retorno, acesse o módulo Compras, Estoque e Produção e clique no "Passo 3 - Cadastrar Compras e Receber":

2) Ao encontrar a nota fiscal de Retorno, clique duas vezes sobre ela:

3) Ao acessar a nota, escolha individualmente cada um dos itens (1) e clique em "Associar a um produto existente" (2):

4) Assim, uma nova tela será aberta para vincular o item da nota com uma Remessa.

Na área indicada abaixo, localize e identifique a Remessa de Origem deste Retorno, e selecione o produto que corresponda ao item da nota selecionado (1). Em seguida, clique em confirmar (2):

5) Para as notas de retorno de Industrialização ou Beneficiamento, é necessário marcar em todos os itens de matéria prima a opção para não gerar uma Conta a Pagar e não gerar movimento de estoque.

Mas, caso o fornecedor inclua na nota um item sobre a Mão de Obra, apenas este poderá estar marcado para gerar uma Conta a Pagar.

💡 Isso porque este retorno representa simbolicamente a devolução das matérias-primas. Posteriormente, você registrará manualmente no Omie a entrada no estoque do produto acabado.

E não há cobrança associada as matérias-primas, uma vez que elas não foram vendidas pelo fornecedor.

6) Desta maneira, na capa da Nota de Retorno, você terá a visão do valor total da nota emitida pelo fornecedor (1), e caso haja, do valor que será registrado no Contas a Pagar (2), determinado pelas configurações dos itens.

Ou seja, o Valor Total a Pagar corresponde ao valor dos itens que gerarão movimentação financeira:

6) É importante destacar que, nesta nota de Retorno, o custo do produto a ser considerado será o Custo Médio Contábil (CMC) original do produto que foi enviado.

Para visualizar este custo na Nota de Retorno, acesse o item de interesse e clique na aba "Custo de Estoque". Você poderá analisar o CMC original associado à Remessa original:

6) Após associar todos os itens e realizar todas as edições necessárias, clique em "Concluir":


👣 Próximos Passos

Após receber a nota de Retorno de Remessa, uma etapa adicional é necessária:

Registrando a entrada do produto acabado no estoque

Como mencionado anteriormente, a nota emitida pelo fornecedor representa simbolicamente o retorno das matérias-primas para sua empresa.

É importante compreender que essas matérias-primas já foram utilizadas na produção e, portanto, não devem ser reintegradas ao seu estoque no recebimento da Nota de Retorno. Além disso, essa entrada incorreta das matérias-primas geraria distorções no cálculo do custo dos seus produtos.

Para registrar a entrada do produto acabado no Omie, é preciso gerar uma Movimentação Manual de Estoque para registrar um movimento de Entrada.


📚 Artigos Relacionados

Respondeu à sua pergunta?